Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

24943

5 de dezembro de 2008 08:00

Vostro 1310 e Copper Sheet (folha de cobre): Nvidia 8400GS Temperatura

Olá amigos, a algum tempo atrás comprei um Vostro 1310 com a famosa placa de video Nvidia 8400GS, que tem fama de ser esquentada. Verifiquei as temperaturas e vi que atingia em idle 59\~65°C (lembrando que o cooler desliga ao atingir 58\~59°C)e forçando a placa uns 85°C pra mais. Eu achei muito pois o notebook esquentava e a vida util com certeza estaria comprometida. Assim achei um tópico que a pessoa comprou um XPS 1330 e trocou a borracha térmica por uma plaquinha de cobre:

( http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=268081 )

Por isso resolvi fazer isso no meu Vostro 1310 pois imaginei que a altura seria a mesma já que há um desnivel entre a placa de video e o dissipador e resolvi arriscar. Agora postarei algumas fotos que fiz durante o processo mas sem muitos detalhes pois fiz com um Nokia 6125 as fotos:

Copper Sheet comprado pelo Ebay UK (vendedor muito bom e atencioso, responde as duvidas normalmente)

Link para compra: http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120335660588&ssPageName=MERCOSI_VI_ROSI_PR4_PCN_BIX_Stores&refitem=110296844977&itemcount=4&refwidgetloc=closed_view_item&refwidgettype=osi_widget&_trksid=p284.m185&_trkparms=algo%3DSI%26its%3DI%26itu%3DUCI%26otn%3D4%26ps%3D42

Copper Sheet enviado em um envelope e levou 8 dias úteis pra chegar no interior de MInas Gerais










Copper Sheet dentro de um saquinho com plástico verde protetor









Vostro 1310 aberto









Com e Sem Dissipador (repare na borracha sobre o chip de vídeo















Dissipador antes da aplicação de Artic Silver (repare que na ponta há uma borracha branca dissipadora do chipset que eu não alterei.










Material utilizado: Alcool Isopropílico, chave de fenda philips, cotonetes, Artic Silver 5 e Coper Sheet.









Aplicação de Artic Silver no processador e no chip de video (em cinza)










Copper Sheet sobre a placa de vídeo









Remontado (após isntalar verifiquei que não ficou nem acima nem abaixo, sem jogo nenhum e sem pressão sobre o chip de video, acho que deve faltar uns 0,1 mm ou seja, a pasta térmica ocupa esse espaço.)









Portanto recomento a aplicação do Copper Sheet ou folha/placa de cobre pois os picos de temperatura tendem a ser menores doque antes, mas as mínimas ficam as mesmas (58\~59°C) pois o cooler desliga qdo atinge essas temperaturas.

Abraço e até a próxima.




















































47 Mensagens

6 de dezembro de 2008 10:00



Gurgel escreveu:
O meu é um Vostro 1510, mas como a mesma placa de vídeo. Não estou usando o cooper sheet apenas a pasta térmica, mesmo assim o resultado já foi bom.


A sim, o Vostro 1510 tem um sistema melhor de refrigeração e não precisa nem de borracha termica nem de copper sheet, é tudo a mesma altura além de ter maior espaço interno. Agora o Vostro 1310 é complicado o espaço.

188 Mensagens

6 de dezembro de 2008 18:00

aqui em 1024*768 com AA 4x chegou a 74 graus e os cores 56

181 Mensagens

7 de dezembro de 2008 03:00



marlonrs escreveu:
aqui em 1024*768 com AA 4x chegou a 74 graus e os cores 56




Vc aplicou pasta térmica? Se tiver aplicado, já faz quanto tempo que vc aplicou? A temperatura do seu está boa.

47 Mensagens

7 de dezembro de 2008 06:00

Olá pessoal, se for possível especificar o modelo depois do teste, pois pelo que estou vendo o Vostro 1510 tende a ter uma temperatura mais baixa por ser maior. abs

188 Mensagens

7 de dezembro de 2008 13:00

eu não apliquei, tenho medo de estragar algum componente, tinha vontade de aplicar, alguem ai comprou alguma base eficiente que diminua um pouco a temperatura, a unica coisa que fiz até agora foi colocar 4 gb de ram. tava pensando em acionar a garantia e pedir para eles botarem a pasta para mim. Pelo que vi ai todos colocaram por conta propria?

47 Mensagens

7 de dezembro de 2008 13:00



marlonrs escreveu:
eu não apliquei, tenho medo de estragar algum componente, tinha vontade de aplicar, alguem ai comprou alguma base eficiente que diminua um pouco a temperatura, a unica coisa que fiz até agora foi colocar 4 gb de ram. tava pensando em acionar a garantia e pedir para eles botarem a pasta para mim. Pelo que vi ai todos colocaram por conta propria?



Olá marlonrs, seu note é um Vostro 1310? Se vc tem medo, melhor nao o fazer mesmo, agora as bases pra notebook, eu comprei uma da Evercool, baixou 1°C no processador e 5°C no HD, na placa de vídeo acho q 1°C ou nada. A minha base é daquelas que sugam o ar debaixo do notebook, talvez uma que sopre seja melhor, apesar que vai encher de poeira mais rapido dentro dele...

188 Mensagens

7 de dezembro de 2008 14:00

vostro 1510, acho melhor exaustou mesmo, pela poeira, qual  o modelo da sua? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84660065-suporte-de-aluminio-np-301-c-cooler-duplo-p-todos-notebook-_JM

47 Mensagens

7 de dezembro de 2008 15:00



marlonrs escreveu:
vostro 1510, acho melhor exaustou mesmo, pela poeira, qual  o modelo da sua? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84660065-suporte-de-aluminio-np-301-c-cooler-duplo-p-todos-notebook-_JM






A minha é essa daqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85924435-suporte-base-c-cooler-p-notebook-evercool-nf-_JM

paguei 37 reais numa loja aqui em Viçosa-MG.

abs e mais nenhum teste de temperatura pra Nvidia pra VOSTRO 1310 ? ? ?

571 Mensagens

7 de dezembro de 2008 15:00

Os técnicos da Dell não aplicam a pasta térmica, pois esse item não está incluso na garantia do aparelho.

22 Mensagens

9 de março de 2009 09:00

Cara to precisando MUITO de ajuda. Fiz tudo conforme o tutorial; Copper Sheet; (Comprado do mesmo vendedor inclusive veio esses mesmos papeis no envelope) Artic Silver 5 A temperatura da GPU aparentemente baixou so que a do processador disparou chegou em 90º; Tenho quase certesa que com o cooper sheet não deixa o dissipador encostar completamente no processador; Fiquei muito descepcionado pois esperava resouver meu probelema (ou ao menos diminuir) O que vcs acham.

47 Mensagens

9 de março de 2009 10:00



JacksonGomes escreveu:
Cara to precisando MUITO de ajuda. Fiz tudo conforme o tutorial; Copper Sheet; (Comprado do mesmo vendedor inclusive veio esses mesmos papeis no envelope) Artic Silver 5 A temperatura da GPU aparentemente baixou so que a do processador disparou chegou em 90º; Tenho quase certesa que com o cooper sheet não deixa o dissipador encostar completamente no processador; Fiquei muito descepcionado pois esperava resouver meu probelema (ou ao menos diminuir) O que vcs acham.


Olá amigo, de acordo com o que vc disse, a temperatura do processador subiu muito...ja aconteceu comigo tbm durante a montagem do cooper sheet. Tente verificar se os parafusos e o sistema de dissipação de calor estão instalados corretamente pois dependendo do jeito, pode parecer encaixado mas na verdade não estar...o meu aqui atingia 80°C, mas desmontei na hora e vi que estava mal encaixado...preste bem atenção e lembre-se de apertar os parafusos do processador em forma de X para n ter perigo de quebrar ou trincar o processador...abraço

47 Mensagens

9 de março de 2009 11:00



JacksonGomes escreveu:
Eu desmontei ele mais de 3 vezes e nada. Vou tentar observar se não está mal encaixado mas axo q não. Estava pensando em dar um prensada no copper sheet pois eu removi ele e coloquei o elastomero novamente e a temperatura do processador baixou ficando como antes. Tenho a leve impressão q a folha de cobre não deixa o dissipador em contado total com o processador. O que vc acha? Lebrando que comprei do mesmo vendedor.


Bom amigo, se não está mal encaixado, acho que o pessoal da loja lá da inglaterra pode ter enviado errado pra vc a medida do cooper sheet, ou seja, uma mais grossa. O problema de prensar a peça de cobre é que se prensar demais vc perderá a utilidade dele. Espero que consiga dar certo ae...boa sorte...

22 Mensagens

9 de março de 2009 11:00

Eu desmontei ele mais de 3 vezes e nada. Vou tentar observar se não está mal encaixado mas axo q não. Estava pensando em dar um prensada no copper sheet pois eu removi ele e coloquei o elastomero novamente e a temperatura do processador baixou ficando como antes. Tenho a leve impressão q a folha de cobre não deixa o dissipador em contado total com o processador. O que vc acha? Lebrando que comprei do mesmo vendedor.

108 Mensagens

9 de março de 2009 15:00

Ola essa temperatura do processador já tive alguns problemas tbm! vo te contar oq eu fiz... alem dessa placa de cobre da Inglaterra tinha uma placa bem fininha aqui em casa acho que de 0.5 mm eu peguei ela e coloquei no processador do jeito da GPU, acho que deve existir um pequeníssimo espaço de 0.5 ou ate menos depois que você coloca a placa na GPU , então fiz isso na CPU tbm com isso a temperatura aki fica entre 47C - 60C em casos de processamento pesado 80 no máximo... (modelo C2D T7250, um modelo bem esquentado)
Vale lembrar tbm que existe uma quantidade certa de AS5 nem mais e nem menos talvez você tenha exagerado e assim aconteceu o efeito contrario, e olhe se qdo voce fechou a pasta espalhou demais e ficou resíduos alem da parte da CPU assim voce tem que limpar pois a pasta eh extremamente sensível a temperatura.

22 Mensagens

9 de março de 2009 16:00

Qual a espessura do copper sheet que foi colocada no vostro de vcs?
O que me enviaram é de 1.5mm de espessura.
Axei ele um puco mais esperso q a borracha que estava sobre a GPU.
Grato pela atenção.
Nenhum evento encontrado!

Top