Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

2422

3 de abril de 2017 16:00

OptiPlex 980 como usar as 4 satas da placa mãe

A placa mãe tem 4 tomadas sata e na bios apenas aparecem 3 e mais a e-sata.

Alguem sabe se tem alguma configuração para possibilitar o uso das 4 satas internas?

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

10 de abril de 2017 12:00

Perfeito. Não faz.

Embora seja a mesma placa, o modelo Desktop não possui nem o BIOS, nem o espaço interno para mais do que 3 componentes SATA. A quarta porta é mantida desabilitada. Não temos nenhum processo homologado que faça essa liberação. Já a Minitorre, que pode usar dois drives ópticos, possui o BIOS configurado para a utilização das 4 portas.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

4 de abril de 2017 09:00

Olá, GILWEI 

O drive óptico também usa uma conexão SATA, sendo para isso a porta "extra" na placa mãe.

4 Mensagens

4 de abril de 2017 15:00

Que o drv ótico usa SATA estou vendo a pergunta NÃO é esta!!!!!

Preciso de esclarecimentos sobre , se é possível usar as 4 SATAS presentes na MoBo, sendo q na BIOS so aparecem 3 delas : "sata-0", "sata-1", "sata-2" e "e-sata"(referente à externa).

A tomada identificada na MoBO como "sata-3" não aparece na BIOS para ser habilitada ou desabilitada somente as "sata-0", "sata-1", "sata-2" e "e-sata".

Tudo que  eu testei nesta sata-3 (drv optico, HD e SSD) não foi reconhecido no boot e nem pelo Windows10.

A minha pergunta é se tem algum truque para fazer funcionar esta 4ª tomada , tipo por jumper ou é uma limitação da placa, que apesar de ter a tomada física não vai  funcionar ....?

Espero ter sido mais claro agora. obrigado.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

6 de abril de 2017 14:00

O seu Optiplex 980 é Minitorre ou Desktop, GILWEI?

4 Mensagens

6 de abril de 2017 16:00

Éum Desktop .´Pela foto que encontrei no manual , link a seguir, as MoBo são iguais, tem 4 SATAs . Somente no SSF é que tem apenas 3 tomadas SATA.

Link do manual:"https://www.dell.com/downloads/global/products/optix/en/optiplex-980-tech-guide.pdf"

Estou com  2 HD na maquina e agora acrescentei um SSD e estou sem ter como manter o CD/DVD funcionando tb.

A questão é , se tem 4 SATA porque apenas 3 funcionam, como fazer para ativar a 4ª? 

4 Mensagens

17 de abril de 2017 08:00

Ok agradeço a atenção

Nenhum evento encontrado!

Top