Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

19668

28 de julho de 2013 13:00

Instalação do Windows 7 (dual boot) no dell inspiron 14 2530, no qual já se encontra o Windows 8 (todos dois originais)

Oi,

Tenho um dell inspiron 14 2530.

Ele já vem com o Windows 8 de fábrica.

Tentei usar alguns programas que não funcionaram por se tratar de Windows 8.

Tenho o Windows 7 para instalar, mas, de certa maneira, gostei um pouco ao Windows 8.

Vi a possibilidade de fazer dual boot.

Pesquisei e aprendi a digitar diskmgmt.msc na pesquisa que aciona o programa de administrador de disco.

Então, diminui a partição onde está o so w8 para criar uma nova e instalar o w7.

Coloquei o dvd de instalação.

Mas, no meio da instalação surgiu a mensagem: "Erro interno na instalação do Windows. Para instalar o Windows, reinicie a instalação.".

Reiniciei a instalação, entretanto aconteceu o mesmo.

Tentei reiniciar o computador com o dvd de instalação dentro.

Mas, não acessava o dvd, indo, portanto, para o so w8.

Lembrei de algo sobre boot.

Apertei F12 e fui para a tela de boot.

Lá, alterei a ordem de sei lá o que, colocando a leitura do dvd antes do sistema operacional.

Reiniciei, e a máquina foi mais uma vez para o so w8, ignorando o dvd.

Voltei para o boot para desfazer a ordem que havia alterado para continuar pesquisando e fazer de uma maneira efetiva a instalação dual boot.

Mas, me assustei em perceber que na lista de cinco items que antes havia a opção para dvd, agora haviam quatro opções apenas, aquela havia sumido.

Entrei num breve e suave pânico.

Voltei a pesquisar e vi que poderia desabilitar o secure boot e habilitar algo a ver com UEFI.

Fiz isso, então pude iniciar pelo dvd de instalação.

Mas, no meio da instalação, Eis que surge mais uma mensagem que frustra todas as conquistas anteriores: "O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado está no estilo da partição GPT.".

Então aprendi, mais uma vez pesquisando, que essa tal de GPT é uma maneira de estado do disco feita para suportar mais de 2terabytes de hd, e que eu precisaria que o disco estivesse no formato MBR.

Mas o meu DELL é de apenas 1terabyte.

Descobri que posso digitar na busca no iniciar: "diskpart". E isso abrirá uma espécie de prompt de comandos, no qual posso visualizar o disco (list disk), selecioná-lo (select disk n), limpá-lo (clean), e converter (convert mbr).

Isso eu não tentei, porque existem partições que não sei como refazer (elas têm escrito o nome cache não sei o que), e se não der certo não sei como acessar a internet para pesquisar mais.

E sinceramente, quero instalar o Windows 7 em dual boot com o Windows 8 já existente sem desinstalar este último.

E de antemão já digo que pretendo assim que fizer isso instalar também o Linux ubuntu 12.04.2 LTS 64.

Pois estou estudando programação e precisarei estar em contato com esse so também.

Se o DVD de instalação "DRIVERS AND UTILITIES" já vier com o Windows 8 dentro, e a instalação for simples, estou disposto a formatar e instalar primeiro o Windows 7 depois o 8 e então o Linux. Até prefiro.

Mas me preocupo em perder algo que eu não saiba que estava na instalação original e eu não instale.

Antecipadamente grato,

JPJ.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

30 de julho de 2013 19:00

Boa noite JPJDell,

Você fez bem em entrar em contato conosco. Se você realizar a conversão do seu disco para MBR no lugar de GPT, não conseguirá mais entrar no sistema operacional.

O Windows 7 não pode ser instalado em discos em formatos GPT, e caso efeute a conversão, terá de instalar o Windows 7 e 8 novamente. Ambos.

Como você deseja efetuar dual boot, lhe recomendo converter para MBR, e então instalar primeiramente o Windows 7 e depois o Windows 8 na máquina. Tambem poderá instalar o Ubuntu no equipamento. Apenas lhe aconselho a alterar o sistema para Legacy no lugar de UEFI na BIOS do equipamento para garantir que os três sistemas poderão funcionar corretamente juntos.

O DVD de Drivers and Utilities possui apenas os Drivers dos equipamentos, não sendo possível utilizá-lo para reinstalar o Windows 8. Temos aqui no forum este topico com uma opção de download da ISO do Windows 8 EM, caso seja sua versão.

Efetue o download da ISO e grave-a em um DVD, desta forma poderá instalar os 3 sistemas sem problemas amigo.

3 Mensagens

13 de agosto de 2013 16:00

Cara, muito obrigado!!!

Se funcionar, é exatamente o que precisava.

Sinceramente, não tinha lá muitas esperanças de resposta.

Por isso, desde já, muito obrigado mesmo... agora vou botar as mãos na massa!!!

Fique com Deus!

3 Mensagens

28 de novembro de 2013 07:00

Oi Marlon,

Demorei pra dar retorno.

Agradeço pela boa vontade.

Fiz tudo certinho e tudo sucedeu bem.

Porém, não tenho mais o windows 8 na minha máquina.

Por sorte eu tinha o windows 7 que pude instalar.

A iso de fábrica, não encontro acesso.

Antes de fazer tudo comprei um pendrive só pra baixar não sei o que pelo programa da dell que estava instalado com opção de backup (não lembro bem).

Tenho um cd de instalação de utilitários que não sei pra que serve direito então preferi não colocar na máquina pra não dar problema no operador rs.

Gostaria de saber se existe essa iso... De qualquer forma ajudou muito. Pois tenho o w7 e o ubuntu como opção.

Valeu!!!

6 Mensagens

29 de janeiro de 2014 21:00

Ola JPJDELL estou com o mesmo problema seu. Quero ter o Windows e o Ubuntu no meu Dell.

Gostaria que vc me ajudasse...

Vc realizou a conversao do disco de GPT para MBR? Como fez a conversao?

Se possilvel mande print ou um video mostrando o procedimento que vc realizou para conseguir o resultado esperado.

qualquer duvida entre em contato comigo pelo e-mal jcgjunior93@gmail.com

e me desculpe pelos erros de ortografia... eh q meu teclado ta desconfigurado.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

3 de fevereiro de 2014 06:00

Olá Jose_Carvalho,

Lembre-se que ao efetuar a conversão do disco, qualquer sistema já instalado deverá ser instalado novamente, visto que este procedimento irá alterar a estrutura de dados do seu HD.

Para efetuar a conversão, inicie por uma mídia do Windows, e na tela de seleção de idiomas, pressione as teclas  + .

Uma promp de comando irá abrir, onde você pode digitar os comandos:

  • diskpart
  • list disk
  • select disc X (onde X é o seu disco que deseja converter)
  • convert mbr

Agora poderá reinstalar qualquer sistema operacional compatível.

6 Mensagens

3 de fevereiro de 2014 09:00

Obrigado!

Tenho mais 2 duvidas:

1ª: É possível ter 2 partições no HD, uma GPT e a outra MBR?

2ª: O Windows 7 pode ser instalado em uma partição MBR?

6 Mensagens

3 de fevereiro de 2014 09:00

Atualmente estou utilizando o Windows 7. Já desativei o "Secure boot" e mudei de "UEFI" para "Legacy"

Mas ainda assim não consigo efetuar a instalação do linux. (Sem apagar o Windows)

Já testei o mesmo CD de instalação em outras 2 maquinas diferentes (nenhuma DELL) e consigo instalar do lado do Windows e em partições diferentes sem problema.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

3 de fevereiro de 2014 09:00

Jose_Carvalho,

O formato MBR e GPT, não seria da partição do seu HD, mas sim do HD como um todo. É o modo com o qual o HD lê as informações nos discos.

O formato GPT é mais atual, e algumas características:

  • Suporta HDs maiores de 2TB
  • Permite um número muito superior de partições no mesmo disco
  • Maior velocidade na taxa de leitura/escrita
  • Melhor uso dos blocos de memória para armazenamento

O Windows 7 apenas suporta MBR, não sendo possível instala-lo em GPT.

Se quer o Windows 7, utilize MBR. Caso vá utilizar um sistema operacional mais atual, lhe recomendo GPT.

6 Mensagens

3 de fevereiro de 2014 10:00

A única diferença é na parte de escolher onde instalá-lo.

*Ele não reconhece o sistema operacional instalado (windows 7)

*Consequentemente, não oferece a opção de instalar ao lado do win7.

*Na opção avançada ele não reconhece as partições (mostra o HD com 1TB de espaço livre)

segue a imagem:

  

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

3 de fevereiro de 2014 10:00

Jose,

O que há que não consegue instalar? Há alguma mensagem? Alguma coisa diferente da instalação dos outros equipamentos?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

4 de fevereiro de 2014 02:00

JR_PXC,

Nesta tela onde você está, você deve ir em Opção Avançada e efetuar o particionamento correto para instalar o Linux.

Pode ter por base este link.

3 Mensagens

24 de junho de 2014 18:00

Caro Marlon,

Estou com a mesma situação (só não vou instalar o Linux) em um Dell 14-2640H. Onde posso fazer o download da iso desta versão?

Desde já agradeço.

Flavio 

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

25 de junho de 2014 05:00

FlavioSantos2005,

Qual ISO você se refere?

3 Mensagens

25 de junho de 2014 06:00

Marlon,

Desculpe, me refiro a iso do windows 8.1 que veio instalado no modelo Dell i14-2640H.

Desde já agradeço,

Flavio

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

25 de junho de 2014 06:00

Flavio,

Não é possível efetuar o download, visto que tanto a Dell como a Microsoft não disponibilizam as ISOs para download por serem software OEM.

Você pode entrar em contato com nosso suporte pelo 0800 970 3355 e verificar a viabilidade do envio de uma mídia para você, caso haja necessidade :)

Nenhum evento encontrado!

Top