Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

343915

20 de maio de 2013 17:00

[Tutorial] Instalação de sistemas em computadores com mSata

Este é o tutorial para instalação Sistemas Operacionais em computadores que possuem mSata

< >

 Esse procedimento leva em consideração que os discos rígidos (HDs) presentes na máquina não possuem mais dados importantes. Caso ainda haja arquivos a salvar, NÃO prossiga. Todos os dados serão perdidos.

 1º - Vamos ligar o equipamento, simultaneamente pressionando e soltando repetidas vezes a tecla F2. Assim acessaremos a BIOS:

 

2º - Na BIOS, vá até a guia Advance, encontre a opção SATA Operation. Pressione ENTER:

 

3º - Alterar a opção para ATA, conforme imagem abaixo:
OBS: Poderá aparecer uma mensagem solicitando confirmação. Basta clicar em OK.

4º - Apos, pressione a tecla F10 para salvar as alterações e depois em YES ou OK. A maquina ira reiniciar.
OBS.: É importante que já neste ponto a mídia de instalação já esteja no drive de CD/DVD.

5º - Com a mídia de instalação do Windows já inserida, ao iniciar a máquina novamente, pressione a tecla F12 assim que o logotipo da Dell for apresentado. Escolha o Boot pelo CD/DVD, conforme ilustrado abaixo:

6º - Ao iniciar a instalador, selecione o idioma e o padrão do teclado (Se não souber qual, deixe o que aparece por padrão) e clique em Avançar. A tela abaixo será apresentada. 

 

7º - Pressione a combinação de teclas SHIFT - F10 para acionarmos o Prompt de comando, conforme imagem abaixo:

8º - Digite o comando DISKPART e pressione ENTER. A tela ficará da seguinte forma:

9º - Digite o comando: LIST DISK e pressione ENTER, será listado conforme mostra abaixo:

10º - Digite o comando SELECT DISK X (onde X é o numero correspondente ao disco mSata (aproximadamente 32GB ou 128GB)), e pressione ENTER. No exemplo da imagem abaixo o mSata é o disk 0;

   

11º - Digite o comando clean e pressione ENTER:

 

12º - Repita os passos 10 e 11, porém selecionando o Disk 1, através do comando SELECT DISK.

(ATENÇÃO: Esse procedimento leva em conta que o backup dos seus dados já foi feito e que o disco está vazio. Caso tenha dados, eles serão PERDIDOS)

13º - Reinicie computador e entre novamente na BIOS (como no passo). Altere a opção SATA Operation para Intel Smart Response Technology.
Pressione F10 para salvar as alterações novamente;

 

14º - Reinicie a máquina e faça como no 5º passo

15º - Ao iniciar a instalação, avance até a tela apresentada abaixo, clicando no botão Instalar agora;

 16º - Selecione o tipo de instalação Personalizada;

  

17º - Escolha sempre o HD físico para instalar o Windows. O HD físico é o de maior capacidade.
OBS: As informações de capacidade podem variar.

 

18º - Clique em Avançar para continuar a instalação normalmente.

Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para criar um tópico e pedir ajuda! Estamos aqui pra te auxiliar!

16 Mensagens

3 de setembro de 2013 11:00

Marlon, boa tarde!

Já estou baixando o SO com SP1 para testar,

mas de toda forma já consegui instalar o que não contém o SP1 usando um driver RAID disponível no site da DELL.


Muito obrigado pelo suporte Marlon!

Abraços!

1 Mensagem

11 de setembro de 2013 18:00

Olá pessoal!

  Eu comprei hoje meu DELL 15R SE com i7 + 8GB + 1TB-HD / 32GB-SSD.

  Percebi que no Windows Explorer eu vejo dois drives ... Um deles me diz que tem espaço total de 825 GB aproximadamente e o outro diz que o espaço total é de 8GB.

  Isto quer dizer que recebi um SSD de 8GB e não de 32GB? Como faço para checar e garantir?

Obrigado,

1 Mensagem

12 de setembro de 2013 09:00

Olá ocorreu o mesmo problema com meu DELL segui exatamente todas as instruções quando chega na parte que pede

para reiniciar o pc e alterar na bios de Ata> Intel smart.... e seleciono para dar boot no cd ok mas quando chega para escolher o disco aparece o erro que não foram encontradas midias.... então mudei para ata novamente e consegui instalar gostaria de saber se pode me acarretar em problemas 

3 Mensagens

17 de setembro de 2013 05:00

Segui todo procedimento descrito acima,  e deu tudo certo., porém quando foi instalar o windows no finalzinho da instalação ele da um erro e fica rebootando sem parar,  o que pode ter acontecido?

16 Mensagens

17 de setembro de 2013 10:00

Meetgyn, aconteceu a mesma coisa comigo, para resolver baixei um driver RAID direto no site da Dell e qndo for selecionar a partição para

instalação você deve inserir esse drive em um pendrive e pedir para instala-lo. Comigo deu certo!

Ou talvez vc pode baixar o Windows 7 com o Service Pack 1, dizem que dá certo também!

3 Mensagens

17 de setembro de 2013 11:00

Qual foi o driver que você baixou?

e tambem se na sua bios voce instalou o windos com a opção Intel Smart Response Technology.  selecionado.

16 Mensagens

18 de setembro de 2013 07:00

Driver RAID ''f6flpy-x64'' não tenho mais o link, mas tenho ele comigo se quiser te envio por e-mail...só deixar o endereço!


Quanto a opção na bios, SIM eu instalei com a opção Intel Smart Response Technology ativada, pois sem ela vc não conseguirá usar o seu SSD para cache.

3 Mensagens

21 de setembro de 2013 09:00

Também estou com o mesmo problema, só consigo instalar o win 7 na partição SSD(menor)

É inviável ficar com uma partição C: com apenas 28gb, uma vez que a maioria dos Software que eu utilizo necessitam de uma pequena parte do disco onde o SO está instalado.

Toda vez que vou instalar o SO no disco maior, ocorre o erro informando que o win não pode ser instalado nesse hardware.

Como proceder?????

16 Mensagens

21 de setembro de 2013 12:00

Ruhan Carlos, aconteceu a mesma coisa comigo, para resolver baixei um driver RAID direto no site da Dell e qndo for selecionar a partição para instalação você deve inserir esse drive em um pendrive e pedir para instala-lo. Comigo deu certo! Ou talvez vc pode baixar o Windows 7 com o Service Pack 1, dizem que dá certo também! Caso queira o driver Raid, eu tenho aqui...so me passar o seu e-mail! Abraços

3 Mensagens

21 de setembro de 2013 16:00

Michel, tive que baixar o win 7 com service pack 1 pra resolver, o RAID não adiantou, mas enfim, deu mais trabalho mas pelo menos resolveu.

Obrigado pela dica

abs

1 Mensagem

26 de setembro de 2013 06:00

Não sei sobre os passos anteriores, mas sei que quando fui instalar o Windows 7 em uma maquina  STI com o DVD modificado aqueles que tem todas versões tanto 32 e 64bits ele acusou o mesmo problema

“UM DRIVER DE MÍDIA NECESSÁRIO AO COMPUTADOR ESTÁ FALTANDO. PODE SE TRATAR DE UM DRIVER DE DVD, USB OU DISCO RÍGIDO. SE VOCÊ TIVER UMA UNIDADE DE CD, DVD OU FLASH USB COM O DRIVER, INSIRA-O AGORA.

OBSERVAÇÃO: SE A MÍDIA DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS ESTIVER NA UNIDADE DE DVD OU NA UNIDADE USB, VOCÊ PODERÁ REMOVÊ-LA COM SEGURANÇA PARA ESTA ETAPA."

Então coloquei um DVD com Windows 7 64bits normal sem modificação e instalou normalmente.

Espero que tenho ajudado!

1 Mensagem

26 de setembro de 2013 12:00

Primeiramente gostaria de agradecer o passo a passo feito e o seu empenho em tirar as duvidas dos participantes, agora vem o problema que estou passando e gostaria de sua ajuda para poder resolver.

Possuo um dell xps14 i7 8gb ram 500gb hd e msata 32gb, ja com windows 8 single languade. Como todos aqui queria uma instalação limpa do windows para um melhor desempenho. Comprei um serial do windows 8 pro e fiz um pendrive bootavel. Baseado em outros tutorias fiz um boot que nao pedisse o serial logo no comeco e sim no final, uma vez que o serial que vem nele da bios me impedia de proceder com a formatação. Tendo isso resolvido parti para o seu tutorial de formatação.

Segui exatamente todos os passos descritos como entrar na bios para ata, formatar os 2 hds, retornar para intel smart, instalar no hd maior e nao no msata. A instalação procedeu tudo normal.

Instalou o windows 8 perfeitamente, consegui ativar usando o meu serial comprado do pro. Prosegui agora com a instalção dos drivers, e é aqui onde começa minha dor de cabeça.

Ao instalar o intel smart storage para acelerar o hd, usei um tutorial da propria dell para faze-lo. consegui acelerar o hd. O proximo passo seria instalar o intel rapid start para acelerar o boot. só que antes reinicei o computador antes de instalar o segundo drive. Ao reiniciar eis a minha surpresa, ele aparece uma tela onde diz que nao ha unidade para dar o boot, ele nao reconhece o hd para iniciar o windows 8.

A unica opção eh dar o boot pelo pendrive e formatar tudo de novo, o que eu fiz; e ao chegar no mesmo ponto de instalar o intel smart storage e reiniciar acontece o mesmo defeito... Fiz isso 3 vezes e todos o mesmo erro.

A saida que eu encontrei pra nao inutilizar o meu ultrabook foi instalar no ssd de 32 gb (que por sinal fica muito rapido mesmo, impressionante, soh que apenas 8gb livre pra instalar os programas eh impossivel).

Não sei mesmo o que fazer...

Gostaria de sua ajuda. tenho fotos do erro apresentado se ajudar em alguma coisa...

pedineto@hotmail.com

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

27 de setembro de 2013 06:00

PedinetoBR,

Este problema pode ocorrer por algumas razões, como por exemplo:

  • A opção Sata Operation está em alguma outra, que não "Intel Smart Response Technology"
  • A versão do seu sistema operacional (x64 ou x86) não é compatível com o instalador que possui
  • A tecnologia Intel Rapid Start não está ativa na BIOS. Pode verificar na aba Advanced
  • Ao acelerar o disco com o Intel Rapid Storage, você não selecionou para ele utilizar apenas 18.6GB

Experimente rever estes passos para ter certeza que está tudo certo.

Com as configurações corretas, esta velocidade que você teve com a instalação no HD mSata, será a mesma que terá, porém com o sistema instalado no HD mecânico.

Se houver alguma dúvida, estou à disposição para lhe ajudar.

1 Mensagem

30 de setembro de 2013 16:00

Boa Noite, tenho um Ultrabook Inspiron 14z 5690.

Estou tentando instalar o windows 7 e a instalação não concluí. Segui todos os passos do tutorial e mesmo assim não funcionou.

A mensagem q aparece quase no final da instalação do windows é:  Windows setup could configure Windows to run on this computer's hardware.

Algo diferente tb está acontecendo:  quando eu começo a instalar e clico em Shift + F10

na minha tela n aparece direto c:\Windows\system32>

aparece:  X:\sources>

Vi que outros usuários também enfrentaram o mesmo problema.

Já estou bem preocupado, pois conversei com outras pessoas e ninguém sabia resolver o problema.

Como resolver?

Aguardo.

16 Mensagens

5 de outubro de 2013 13:00

Fabio, aconteceu a mesma coisa comigo, para resolver baixei um driver RAID direto no site da Dell e qndo for selecionar a partição para instalação você deve inserir esse drive em um pendrive e pedir para instala-lo. Comigo deu certo! Ou talvez vc pode baixar o Windows 7 com o Service Pack 1, dizem que dá certo também! Caso queira o driver Raid, eu tenho aqui...so me passar o seu e-mail! Abraços

Nenhum evento encontrado!

Top