Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

343920

20 de maio de 2013 17:00

[Tutorial] Instalação de sistemas em computadores com mSata

Este é o tutorial para instalação Sistemas Operacionais em computadores que possuem mSata

< >

 Esse procedimento leva em consideração que os discos rígidos (HDs) presentes na máquina não possuem mais dados importantes. Caso ainda haja arquivos a salvar, NÃO prossiga. Todos os dados serão perdidos.

 1º - Vamos ligar o equipamento, simultaneamente pressionando e soltando repetidas vezes a tecla F2. Assim acessaremos a BIOS:

 

2º - Na BIOS, vá até a guia Advance, encontre a opção SATA Operation. Pressione ENTER:

 

3º - Alterar a opção para ATA, conforme imagem abaixo:
OBS: Poderá aparecer uma mensagem solicitando confirmação. Basta clicar em OK.

4º - Apos, pressione a tecla F10 para salvar as alterações e depois em YES ou OK. A maquina ira reiniciar.
OBS.: É importante que já neste ponto a mídia de instalação já esteja no drive de CD/DVD.

5º - Com a mídia de instalação do Windows já inserida, ao iniciar a máquina novamente, pressione a tecla F12 assim que o logotipo da Dell for apresentado. Escolha o Boot pelo CD/DVD, conforme ilustrado abaixo:

6º - Ao iniciar a instalador, selecione o idioma e o padrão do teclado (Se não souber qual, deixe o que aparece por padrão) e clique em Avançar. A tela abaixo será apresentada. 

 

7º - Pressione a combinação de teclas SHIFT - F10 para acionarmos o Prompt de comando, conforme imagem abaixo:

8º - Digite o comando DISKPART e pressione ENTER. A tela ficará da seguinte forma:

9º - Digite o comando: LIST DISK e pressione ENTER, será listado conforme mostra abaixo:

10º - Digite o comando SELECT DISK X (onde X é o numero correspondente ao disco mSata (aproximadamente 32GB ou 128GB)), e pressione ENTER. No exemplo da imagem abaixo o mSata é o disk 0;

   

11º - Digite o comando clean e pressione ENTER:

 

12º - Repita os passos 10 e 11, porém selecionando o Disk 1, através do comando SELECT DISK.

(ATENÇÃO: Esse procedimento leva em conta que o backup dos seus dados já foi feito e que o disco está vazio. Caso tenha dados, eles serão PERDIDOS)

13º - Reinicie computador e entre novamente na BIOS (como no passo). Altere a opção SATA Operation para Intel Smart Response Technology.
Pressione F10 para salvar as alterações novamente;

 

14º - Reinicie a máquina e faça como no 5º passo

15º - Ao iniciar a instalação, avance até a tela apresentada abaixo, clicando no botão Instalar agora;

 16º - Selecione o tipo de instalação Personalizada;

  

17º - Escolha sempre o HD físico para instalar o Windows. O HD físico é o de maior capacidade.
OBS: As informações de capacidade podem variar.

 

18º - Clique em Avançar para continuar a instalação normalmente.

Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para criar um tópico e pedir ajuda! Estamos aqui pra te auxiliar!

1 Mensagem

1 de março de 2014 12:00

Olá Marlon,!

Não estou conseguindo concluir a instalação do Windows 7 Pro no me Inspiron 14z 5680 conforme descrito no tutorial.


Segui todos os passos, porém ao fim da instalação acusa um erro dizendo que o " windows não pode ser instalado neste hardware,

como devo proceder?

Obrigado!

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

5 de março de 2014 09:00

Esta mensagem que você informou costuma ser apresentada quando você está utilizando uma mídia do Windows 7 que não contém o Serice Pack 1 junto. Pode tentar com uma mídia diferente para verificar se resolve o problema.

Quanto ao tipo da partição não tem problema. Se você efetuou os passos com o comando clean, então os discos estão zerados e serão configurados pelo próprio Windows posteriormente.

Não há necessidade de criar nenhuma partição no ato de instalação, apenas selecione o disco em branco e inicie a instalação.

9 Mensagens

1 de abril de 2014 18:00

Tem algum problema usar somente o SSD pra instalar o Windows 7 / 8?
Visto que os programas serão colocados em uma partição separada do HD.

14 Mensagens

1 de abril de 2014 18:00

Acredito que com o tempo a partição vai ficar pequena para o Windows mesmo instalando os programas em outra partição. Afinal não são só programas que ocupam espaço no Windows mais também drivers, arquivos de configurações de programas, atualizações do Windows, arquivos temporários, Restauração do sistema.

De início você vai precisar de cerca de 16 gigabytes para Windows de 32 bits e 20 gigabytes para Windows de 64 bits mais logo vai passar disso...

9 Mensagens

1 de abril de 2014 18:00

No caso de instalar o Win 8, eu preciso de quais driver?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

2 de abril de 2014 04:00

Todos os drivers disponíveis no site http://support.dell.com para o seu equipamento são necessários para garantir o funcionamento da sua máquina.

Quanto ao HD mSata, não é aconselhada a instalação nele, não somente pelo espaço limitado que rapidamente deve ser preenchido, mas também pela questão de que este tipo de dispositivo não foi projetado para ter grande volume de leitura/escrita, que é efetuado pelo sistema operacional sempre que algo é realizado.

Este tipo de ação pode diminuir drasticamente a vida útil do seu HD mSata, e pode lhe trazer problemas em um curto espaço de tempo.

14 Mensagens

2 de abril de 2014 08:00

Olá amigo, pode formatar o notebook usando esse tutorial sim incluindo a aceleração e tudo mais. Porem acho que o boot do Windows 8 é um pouco mais rápido mesmo você configurando o mSATA e tudo.

1 Mensagem

2 de abril de 2014 08:00

MARLON, Já li todo esse tutorial e mesmo assim tenho dúvidas.

Tenho um notebook DELL Inspiron 15R 7520 e veio com o sistema Windows 8, como acabou a garantia do produto mês passado, já chegou a hora de voltar para o meu querido sistema Windows 7 que tanto amo. A minha dúvida é a seguinte: Será possível instalar esse novo sistema (Win 7) sem perder as qualidades do meu notebook como aceleração através do HD mSata, drives, etc., ou seja, terei o mesmo funcionamento do notebook porém com o sistema diferente??? Talvez as perguntas não sejam adequadas devido a minha falta de conhecimento no caso, só gostaria de saber se posso seguir as intruções passadas por você e a experiência dos caros usuários, e formatar minha máquina instalando um outro sistema. Aguardo a sua resposta com ansiedade.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

2 de abril de 2014 09:00

Alexteo,

Como o colega informou, você pode instalar desta maneira, e então seguir os passos para aceleração após estar com o sistema operacional instalado: http://dell.to/17xkp07

O Windows 8 por si possui uma performance de boot melhor, então talvez você não tenha exatamente o mesmo desempenho, porém a aceleração irá funcionar sem problema algum.

1 Mensagem

2 de abril de 2014 18:00

Olá ! O meu computador apareceu a mesma mensagem de erro. Já gravei o windows 8 em velocidades menores, como um amigo sugeriu em seu post, mas não deu certo mesmo assim.

"UM DRIVER DE MÍDIA NECESSÁRIO AO COMPUTADOR ESTÁ FALTANDO. PODE SE TRATAR DE UM DRIVER DE DVD, USB OU DISCO RÍGIDO. SE VOCÊ TIVER UMA UNIDADE DE CD, DVD OU FLASH USB COM O DRIVER, INSIRA-O AGORA.

OBSERVAÇÃO: SE A MÍDIA DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS ESTIVER NA UNIDADE DE DVD OU NA UNIDADE USB, VOCÊ PODERÁ REMOVÊ-LA COM SEGURANÇA PARA ESTA ETAPA."

Gostaria de saber o que fazer.

Desde ja agradeço

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

3 de abril de 2014 04:00

EGFJUNIOR,

Esta mensagem geralmente ocorre quando o Windows não localiza algum driver que necessita, geralmente por falha na mídia. Como você já gravou outras e seguiu apresentando o erro, entre na BIOS da sua máquina e desative as portas USB 3.0, pelo menos até o processo de instalação finalizar.

Após, pode entrar e ativar novamente.

14 Mensagens

3 de abril de 2014 04:00

Me parece que essa mensagem é devido você não ter mudado o modo de HD para IDE e não ter dado o comando clean conforme as instruções....

9 Mensagens

8 de abril de 2014 16:00

Consegui formatar meu 14Z, funcionou perfeitamente, porém esqueci de habilitar o opção Secure Boot antes de formatar, e agora ele não funciona com a função habilitada.

Para formatar deixando essa opção habilitada é igual da outra forma, porém só habilitar o secure boot?

Com o secure boot ele liga mais rápido ou não tem diferença?

12 Mensagens

4 de maio de 2014 15:00

Boa noite!

Galera segui todos os paços do tuto mas não deu certo na hora de instalar aparece apenas o ssd com 28.9gb. Mesmo carregando o driver no pendriver como sempre fazia o disco rígido não aparece, mas os dois tanto o hd físico quanto o msata são reconhecidos na bios e no list disk quando em ATA. Grato espero alguma ajuda já estou se meu pc a 1 semana e tento direto consertar vlw 

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

5 de maio de 2014 05:00

Kassio,

Quando você setou o modo para ATA e entrou no diskpart, você efetuou o comando clean em ambos os discos?

Os dois discos devem ser limpos para que seja possível visualizar o HD mecânico no momento da instalação.

Nenhum evento encontrado!

Top