Highlighted
3 Argentum

[Tutorial] Instalação de sistemas em computadores com mSata

Este é o tutorial para instalação Sistemas Operacionais em computadores que possuem mSata

<<ATENÇÃO>>

Esse procedimento leva em consideração que os discos rígidos (HDs) presentes na máquina não possuem mais dados importantes. Caso ainda haja arquivos a salvar, NÃO prossiga. Todos os dados serão perdidos.

1º - Vamos ligar o equipamento, simultaneamente pressionando e soltando repetidas vezes a tecla F2. Assim acessaremos a BIOS:

2º - Na BIOS, vá até a guia Advance, encontre a opção SATA Operation. Pressione ENTER:

3º - Alterar a opção para ATA, conforme imagem abaixo:
OBS: Poderá aparecer uma mensagem solicitando confirmação. Basta clicar em OK.

4º - Apos, pressione a tecla F10 para salvar as alterações e depois em YES ou OK. A maquina ira reiniciar.
OBS.: É importante que já neste ponto a mídia de instalação já esteja no drive de CD/DVD.

5º - Com a mídia de instalação do Windows já inserida, ao iniciar a máquina novamente, pressione a tecla F12 assim que o logotipo da Dell for apresentado. Escolha o Boot pelo CD/DVD, conforme ilustrado abaixo:

6º - Ao iniciar a instalador, selecione o idioma e o padrão do teclado (Se não souber qual, deixe o que aparece por padrão) e clique em Avançar. A tela abaixo será apresentada. 

7º - Pressione a combinação de teclas SHIFT - F10 para acionarmos o Prompt de comando, conforme imagem abaixo:

8º - Digite o comando DISKPART e pressione ENTER. A tela ficará da seguinte forma:

9º - Digite o comando: LIST DISK e pressione ENTER, será listado conforme mostra abaixo:

10º - Digite o comando SELECT DISK X (onde X é o numero correspondente ao disco mSata (aproximadamente 32GB ou 128GB)), e pressione ENTER. No exemplo da imagem abaixo o mSata é o disk 0;

11º - Digite o comando clean e pressione ENTER:

12º - Repita os passos 10 e 11, porém selecionando o Disk 1, através do comando SELECT DISK.

(ATENÇÃO: Esse procedimento leva em conta que o backup dos seus dados já foi feito e que o disco está vazio. Caso tenha dados, eles serão PERDIDOS)

13º - Reinicie computador e entre novamente na BIOS (como no passo). Altere a opção SATA Operation para Intel Smart Response Technology.
Pressione F10 para salvar as alterações novamente;

14º - Reinicie a máquina e faça como no 5º passo

15º - Ao iniciar a instalação, avance até a tela apresentada abaixo, clicando no botão Instalar agora;

16º - Selecione o tipo de instalação Personalizada;

17º - Escolha sempre o HD físico para instalar o Windows. O HD físico é o de maior capacidade.
OBS: As informações de capacidade podem variar.

18º - Clique em Avançar para continuar a instalação normalmente.

Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para criar um tópico e pedir ajuda! Estamos aqui pra te auxiliar!

Renan Portocarrero
 Fórum Admin
 Social Media and Community

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

172 Respostas
Highlighted
Não aplicável

Re: [Tutorial] Instalação de sistemas em computadores com mSata

Boa noite,

"HELP ME PLEASE" - Meu computador é um Notebook da Dell INSPIRON 15R SE 7520 com Windows 8. Preciso muito que meu sistema operacional fosse Windows 7 porque trabalho com Autodesk Inventor 2013 e AutoCAD 2012 que rodam em W7. Tentei de tudo mas em vão. Queria muito que minha máquina tivesse "DUAL BOOT", com 2 sistemas operacionais instalados em partições diferentes onde, eu poderia escolher em qual sistema operacional eu gostaria de iniciar. Não gostaria de desinstalar o W8 por causa dos drivers. PRECISO MUITO DE AJUDA! Preciso do procedimento correto de instalação de outro sistema operacional na mesma máquina.

Tenho nota fiscal do Notebook - compra realizada no dia 15/07/2013.

Muito obrigado pela atenção!  

Meu e-mail é   projetista.eng@gmail.com

Leandro Radamés

Projetista Mecânico

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Como vai Renan tudo bem?

Comprei um Dell Inspiron 15R SE que possui HD 1TB e com 32GB mSATA SSD; gostaria de fazer uma instalação limpa com o Windows 8 PRO pergunto,ao realizar o procedimento de formatação do Notebook vai utilizar o disco mSATA para inicialização normalmente? pois é isso que deixa o sistema mais rápido.

Se eu compro uma chave de ativação do Windows 8 PRO é a mesma coisa, tem mudanças significativas?

Realmente há uma melhora no desempenho? 

Vou perder a garantia do meu Notebook?

O Antivirus Mcafee pode ser instalado novamente?

Para se ter um ideia do meu dia a dia trabalho com Suporte e Teste de Software na minha maquina vai ser instalado Oracle 10g, PLSQL Developer, vou precisar de acesso remoto, fora alguns software da própria empresa para acessar VPNs.

Se puder me ajudar te agradeço um colega de trabalho comprou o mesmo notebook que o meu e já formatou tudo só que me disse que os HDs principalmente o que tem o Intel Smart Response como gerenciador é trabalhoso.

Fico grato pela atenção e aguardo retorno.

Att,

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

Bom dia Cerqueira,

Vamos às suas respostas.

Sim, com este procedimento você irá utilizar o mSata posteriormente para a aceleração à que ele é designado. Para informações desta configuração, por favor, visite este tutorial sobre a aceleração: http://dell.to/17xkp07

Ao adquirir uma chave de atualização para o Windows 8 Professional, deve primeiramente compreender que a Dell não prestará suporte ao sistema operacional instalado por não ser o original do equipamento, e em segundo, não haveria problema algum na utilização do equipamento.

A utilização do mSata lhe dá sim uma melhora considerável no uso do equipamento, assim como aos aplicativos que mais utiliza.

O McAfee por ser instalado novamente sim, basta acessar o site do fabricante e entrar com suas informações de registro para efetuar o download.

Quanto à estes aplicativos que mencionou que irá usar, não sei lhe informar da compatibilidade deles com o Windows 8, mas acredito que não terá probelmas.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Fiz todos os passos do tutorial, também não consegui instalar o windows 7 no disco no modo Intel Smart Response Tecnology.

No meu caso aparece da seguinte forma na hora de instalar o Win 7 :

Disc 0  500 gb 

Disc 1 29 gb

Só consigo instalar o windows no Disck 1 de 29gb e o disc 0 n aparece em meu computrador

sempre q tento instalar no disc 0 ele instala e quando vai concluir diz q n posso instalar nesse HD q tenho q reinstalar o windows e fica nisso, nunca conclui.

teria como inverter os dois discos?

Eu pretendo utilizar o windows 7, devido a alguns problemas com alguns programas..  até funcionam no win8, mas ficou extremamente lento.

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

Bom dia William.Keffer,

Este problema de visualizar somente um disco acontece pois se você possuia o Windows 8 anteriormente, provavelmente o disco está em GPT. Se você efetuar o comando clean em ambos os discos como descrito no turorial, irá funcionar normalmente e você irá visualizar ambos os discos no momento da instalação.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Bom dia Marlon,

Eu efetuei todos os passos descritos no tutorial, exatamente como falado,

porém ao instalar o Win 7 na maior partição (como eu havia falado, n o meu caso o disc 0  é a maior partição de 500gb e o disc 1 a de 30gb) a instalação não conclui, fala que devo reinstalar o windows, e fica nisso sempre..  mesmo q eu tente reinstalá-lo, acontecerá o mesmo.

eu só consigo instalar o win 7 no disc 1 de 30gb, e ainda assim o hd de 500 n é lido.

gostaria de saber oq pode estar acontecendo

Highlighted
2 Bronze

A mensagem q aparece ao tentar instalar o windows é:  Windows setup could configure Windows to run on this computer's hardware.

Algo diferente tb está acontecendo:  quando eu começo a instalar e clico em Shift + F10

na minha tela n aparece direto c:\Windows\system32>

aparece:  X:\sources>

ja tentei limpar os discos tanto em x:\sources>diskpart      quando em c:\diskpart>

e mesmo assim ao instalar o windows aparece a mensagem de texto acima citado no momento de finalizar a instalação, e pede para q eu reinsta-le o windows.

Highlighted
Não aplicável

Boa Noite!

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo tutorial, está muito bem detalhado e de fácil entendimento. 

Tenho uma dúvida quanto as partições do meu disco sata normal, onde o sistema operacional será instalado, tem alguma outra maneira de efetuar a formatação do disco físico pela interface do cd de boot de instalação do Windows, como talvez efetuar a formatação pela linha de comando apenas do disco lógico SSD?

Pergunto isso, pois precisaria apagar apenas a partição do meu disco onde está instalado o meu sistema operacional, onde na segunda partição tenho dados importantes e não poderia apaga-los.

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Olá, esse tutorial também serve para windows 7? tenho um notebook com msata ssd 32GB sempre que formata-lo terei q fazer esse procedimento tambem no Msata!? se não fizer w so formatar normalmente tem algum problema?!

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

Este tutorial serve para qualquer sistema operacional Windows (no caso, Windows 7 e Windows 😎 sem problema algum 🙂

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Dspois de usar o comando list disk não aperece o Msata somente exibe o hd fisico.. como faço?

e pq no meu cmd apare x\sources?

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

RE: [Tutorial] Instalação de sistemas em computadores com mSata

Olá Ceara007.

Valide que alterou a opção Sata Operationi para ATA para realizar o processo de clean do discos, e após altere novamente para Intel que verá os discos normalmente e não haverá problemas com a instalação.

Basta seguir os passos aqui no tutorial.

Se mesmo assim não aparecer, valide na BIOS da sua máquina, na secção Main, se o HD mSata é reconhecido normalmente.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Olá Marlon ou Renan,

Tentei utilizar seu tutorial em meu novo Inspiron 15R SE, porém encontrei algumas dificuldades e curiosidades, a saber:

1) No passo no. 07, após abrir o prompt de comando, o que aparece não é C:\Windows\system32>; mas sim, X:\Source>. Eu pergunto, por quê?

2) Todo o prompt de comando está em espanhol. De novo, eu pergunto, por quê?

3) Após entrar em DISKPART e digitar LIST DISK, (passos 8 e 9) notei que o disco de maior capacidade estava em GPT, e o disco menor (o msata) não estava;

4) Após aplicar o comando CLEAN para ambos os discos, retornar à BIOS (estamos aqui no passo 13) para desmarcar a opção ATA e remarcar a opção INTEL SMART RESPONSE TECHNOLOGY, quando abro o boot manager para marcar a opção CD/DVD (PASSO 14), notei que não aparece a opção HARD DRIVE (ou algo que o valha);

5) Quando chego ao passo 17, o instalador do windows não reconhece nenhum disco, e apresenta a seguinte mensagem:

"UM DRIVER DE MÍDIA NECESSÁRIO AO COMPUTADOR ESTÁ FALTANDO. PODE SE TRATAR DE UM DRIVER DE DVD, USB OU DISCO RÍGIDO. SE VOCÊ TIVER UMA UNIDADE DE CD, DVD OU FLASH USB COM O DRIVER, INSIRA-O AGORA.

OBSERVAÇÃO: SE A MÍDIA DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS ESTIVER NA UNIDADE DE DVD OU NA UNIDADE USB, VOCÊ PODERÁ REMOVÊ-LA COM SEGURANÇA PARA ESTA ETAPA."

Cabe reforçar aqui que durante todo o processo a mídia de instalação do windows, obtida neste fórum, estava inserida na máquina. Estes problemas estão me impedindo seriamente de instalar o windows no meu novo dell sem as configurações de fábrica, que não desejo. Gostaria da ajuda de vocês para resolvê-los.

Highlighted
2 Bronze

Olá Marlon, bom dia!

Não estou conseguindo concluir a instalação do SO Windows 7 conforme descrito no tutorial.
Segui todos os passos, porém ao fim da instalação acusa um erro dizendo que o windows não pode ser instalado neste hardware,

No momento da escolha do disco para instalação do sistema não consigo colocar a parte SSD(menor) como ''Tipo Sistema'' igual na foto do tutorial acima, sempre quando formato a parte SSD ela fica como primário ou quando seleciono a parte SATA ela reparticiona automaticamente uma outra parte como sistema mas nunca consigo colocar a parte SSD em ''Tipo Sistema'' será que isso tem a ver?

como devo proceder?

Obrigado!

Highlighted
Moderador
Moderador

Olá Michel_AQ.

Provavelmente você está utilizando uma mídia do Windows que não possui o Service Pack 1 do Windows 7. Neste caso, não seria possível a instalação. Lhe recomendo a utilização de uma mídia compatível e que possua o SP1 integrado.

Quando ao tipo "Sistema" não há necessidade de estar exatamente igual á foto que está ali não, não se preocupe quanto à isso. Acredito que o problema é apenas da mídia do sistema operacional.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Highlighted
2 Bronze

Marlon, boa tarde!

Já estou baixando o SO com SP1 para testar,

mas de toda forma já consegui instalar o que não contém o SP1 usando um driver RAID disponível no site da DELL.

Muito obrigado pelo suporte Marlon!

Abraços!

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Olá pessoal!

Eu comprei hoje meu DELL 15R SE com i7 + 8GB + 1TB-HD / 32GB-SSD.

Percebi que no Windows Explorer eu vejo dois drives ... Um deles me diz que tem espaço total de 825 GB aproximadamente e o outro diz que o espaço total é de 8GB.

Isto quer dizer que recebi um SSD de 8GB e não de 32GB? Como faço para checar e garantir?

Obrigado,

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Olá ocorreu o mesmo problema com meu DELL segui exatamente todas as instruções quando chega na parte que pede

para reiniciar o pc e alterar na bios de Ata> Intel smart.... e seleciono para dar boot no cd ok mas quando chega para escolher o disco aparece o erro que não foram encontradas midias.... então mudei para ata novamente e consegui instalar gostaria de saber se pode me acarretar em problemas 

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Segui todo procedimento descrito acima,  e deu tudo certo., porém quando foi instalar o windows no finalzinho da instalação ele da um erro e fica rebootando sem parar,  o que pode ter acontecido?

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Meetgyn, aconteceu a mesma coisa comigo, para resolver baixei um driver RAID direto no site da Dell e qndo for selecionar a partição para

instalação você deve inserir esse drive em um pendrive e pedir para instala-lo. Comigo deu certo!

Ou talvez vc pode baixar o Windows 7 com o Service Pack 1, dizem que dá certo também!

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Qual foi o driver que você baixou?

e tambem se na sua bios voce instalou o windos com a opção Intel Smart Response Technology.  selecionado.

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Driver RAID ''f6flpy-x64'' não tenho mais o link, mas tenho ele comigo se quiser te envio por e-mail...só deixar o endereço!

Quanto a opção na bios, SIM eu instalei com a opção Intel Smart Response Technology ativada, pois sem ela vc não conseguirá usar o seu SSD para cache.

Highlighted
Não aplicável

Também estou com o mesmo problema, só consigo instalar o win 7 na partição SSD(menor)

É inviável ficar com uma partição C: com apenas 28gb, uma vez que a maioria dos Software que eu utilizo necessitam de uma pequena parte do disco onde o SO está instalado.

Toda vez que vou instalar o SO no disco maior, ocorre o erro informando que o win não pode ser instalado nesse hardware.

Como proceder?????

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Ruhan Carlos, aconteceu a mesma coisa comigo, para resolver baixei um driver RAID direto no site da Dell e qndo for selecionar a partição para instalação você deve inserir esse drive em um pendrive e pedir para instala-lo. Comigo deu certo! Ou talvez vc pode baixar o Windows 7 com o Service Pack 1, dizem que dá certo também! Caso queira o driver Raid, eu tenho aqui...so me passar o seu e-mail! Abraços

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Michel, tive que baixar o win 7 com service pack 1 pra resolver, o RAID não adiantou, mas enfim, deu mais trabalho mas pelo menos resolveu.

Obrigado pela dica

abs

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Não sei sobre os passos anteriores, mas sei que quando fui instalar o Windows 7 em uma maquina  STI com o DVD modificado aqueles que tem todas versões tanto 32 e 64bits ele acusou o mesmo problema

UM DRIVER DE MÍDIA NECESSÁRIO AO COMPUTADOR ESTÁ FALTANDO. PODE SE TRATAR DE UM DRIVER DE DVD, USB OU DISCO RÍGIDO. SE VOCÊ TIVER UMA UNIDADE DE CD, DVD OU FLASH USB COM O DRIVER, INSIRA-O AGORA.

OBSERVAÇÃO: SE A MÍDIA DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS ESTIVER NA UNIDADE DE DVD OU NA UNIDADE USB, VOCÊ PODERÁ REMOVÊ-LA COM SEGURANÇA PARA ESTA ETAPA."

Então coloquei um DVD com Windows 7 64bits normal sem modificação e instalou normalmente.

Espero que tenho ajudado!

Highlighted
Não aplicável

Primeiramente gostaria de agradecer o passo a passo feito e o seu empenho em tirar as duvidas dos participantes, agora vem o problema que estou passando e gostaria de sua ajuda para poder resolver.

Possuo um dell xps14 i7 8gb ram 500gb hd e msata 32gb, ja com windows 8 single languade. Como todos aqui queria uma instalação limpa do windows para um melhor desempenho. Comprei um serial do windows 8 pro e fiz um pendrive bootavel. Baseado em outros tutorias fiz um boot que nao pedisse o serial logo no comeco e sim no final, uma vez que o serial que vem nele da bios me impedia de proceder com a formatação. Tendo isso resolvido parti para o seu tutorial de formatação.

Segui exatamente todos os passos descritos como entrar na bios para ata, formatar os 2 hds, retornar para intel smart, instalar no hd maior e nao no msata. A instalação procedeu tudo normal.

Instalou o windows 8 perfeitamente, consegui ativar usando o meu serial comprado do pro. Prosegui agora com a instalção dos drivers, e é aqui onde começa minha dor de cabeça.

Ao instalar o intel smart storage para acelerar o hd, usei um tutorial da propria dell para faze-lo. consegui acelerar o hd. O proximo passo seria instalar o intel rapid start para acelerar o boot. só que antes reinicei o computador antes de instalar o segundo drive. Ao reiniciar eis a minha surpresa, ele aparece uma tela onde diz que nao ha unidade para dar o boot, ele nao reconhece o hd para iniciar o windows 8.

A unica opção eh dar o boot pelo pendrive e formatar tudo de novo, o que eu fiz; e ao chegar no mesmo ponto de instalar o intel smart storage e reiniciar acontece o mesmo defeito... Fiz isso 3 vezes e todos o mesmo erro.

A saida que eu encontrei pra nao inutilizar o meu ultrabook foi instalar no ssd de 32 gb (que por sinal fica muito rapido mesmo, impressionante, soh que apenas 8gb livre pra instalar os programas eh impossivel).

Não sei mesmo o que fazer...

Gostaria de sua ajuda. tenho fotos do erro apresentado se ajudar em alguma coisa...

pedineto@hotmail.com

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

PedinetoBR,

Este problema pode ocorrer por algumas razões, como por exemplo:

• A opção Sata Operation está em alguma outra, que não "Intel Smart Response Technology"
  • A versão do seu sistema operacional (x64 ou x86) não é compatível com o instalador que possui
  • A tecnologia Intel Rapid Start não está ativa na BIOS. Pode verificar na aba Advanced
  • Ao acelerar o disco com o Intel Rapid Storage, você não selecionou para ele utilizar apenas 18.6GB

Experimente rever estes passos para ter certeza que está tudo certo.

Com as configurações corretas, esta velocidade que você teve com a instalação no HD mSata, será a mesma que terá, porém com o sistema instalado no HD mecânico.

Se houver alguma dúvida, estou à disposição para lhe ajudar.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Boa Noite, tenho um Ultrabook Inspiron 14z 5690.

Estou tentando instalar o windows 7 e a instalação não concluí. Segui todos os passos do tutorial e mesmo assim não funcionou.

A mensagem q aparece quase no final da instalação do windows é:  Windows setup could configure Windows to run on this computer's hardware.

Algo diferente tb está acontecendo:  quando eu começo a instalar e clico em Shift + F10

na minha tela n aparece direto c:\Windows\system32>

aparece:  X:\sources>

Vi que outros usuários também enfrentaram o mesmo problema.

Já estou bem preocupado, pois conversei com outras pessoas e ninguém sabia resolver o problema.

Como resolver?

Aguardo.

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Fabio, aconteceu a mesma coisa comigo, para resolver baixei um driver RAID direto no site da Dell e qndo for selecionar a partição para instalação você deve inserir esse drive em um pendrive e pedir para instala-lo. Comigo deu certo! Ou talvez vc pode baixar o Windows 7 com o Service Pack 1, dizem que dá certo também! Caso queira o driver Raid, eu tenho aqui...so me passar o seu e-mail! Abraços

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

CHRISBPERES

aqui eu faço assim:

1º a instalação fica mais fácil através de um PenDrive com Windows nele ( no meu caso Windows 😎

2º você precisa dos arquivos de drive do Intel Smart Response (que vem junto com o drive do AHCI Sata)

3º Copie a pasta "f6flpy-x64" para o Pendrive ( por isso no pendrive fica mais fácil)

4º na hora que não aprece os HD clique na opção carregar drivers e selecione a pasta do Pendrive

espero ter ajudado!

Highlighted
Não aplicável

Olá, depois de seguir todos os passos para instalar, o meu computador não mostra as partições se eu instalar com o modo smart response ao invés do ATA,  você  poderia me ajudar? 

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Olá amigo,

O Daniel Pimenta do post antes do seu tinha acabado de explicar. Você tem que ir no site da Dell e baixar esse driver para o seu notebook: Intel Rapid Storage Technology Driver. Para baixar vai em Suporte, Drivers e Downloads, coloque sua etiqueta de serviço ou especifique manualmente o modelo de seu notebook, nos drivers de sata você clica lá em Rapid Storage Technology Driver ai clique em download.

Vai baixar um arquivo mais ou menos com esse nome: AHCI_Intel_W7_W8_A04_setup-V2JTD_ZPE.exe

Agora use 7-zip, ou Winrar para extrair o conteúdo desse arquivo (se você não tem nenhum dos 2 basta renomear a extensão de exe para zip e abrir com o Windows explorer.

Agora pegue a pasta f6flpy-x86 (para Windows de 32 bits) ou f6flpy-x64 (para Windows de 64 bits) e copie para um pendrive ou um CD, quando chegar naquela parte em que não reconhece seu HD você clica em inserir drive. Ai coloca ou pendrive ou CD no computador e informa o local do drive a pasta f6flpy-x86 ou f6flpy-x64.

Esse drive vai fazer seu computador reconhecer o HD, ou pelo menos foi assim que eu entendi lendo todas as postagens desse tutorial. E parece que se você tiver um Windows 7 com SP1 não precisa dos arquivos em f6flpy-x64....

Highlighted
1 Copper

Renan,

Excelente tutorial. Executei e funcionou. Parabéns.

Aos que leem esta mensagem, recomendo buscar sempre informações do fabricante do seu equipamento e/ou fórum do fabricante para o modelo do seu equipamento. Isto fará com as instruções e tutoriais possam ser aplicadas de forma exata. Fora disto, por experiência própria, é atirar no escuro.

Arlindo Forni 

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Ola, minha tia comprou um notebook Dell e pediu pra eu retirar o Windows 8 e por o Win. 7. Entao que queria saber se este procedimento serve para eu realizar um downgrade nele? O notebook dela nem tem arquivos ta do jeito que veio da fabrica, apos eu instalar o windows 7, o windows 7 ira me dá os drives dele, ou terei que anotar e aqui e baixar depois? E tbm tenho outro notebook Dell Inspiron ( o da minha mae) que bloquea qualquer cd bootavel mesmo configurando a BIOS, o que pode ser? Por favor me ajude...é pra hoje...!!

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Olá Dandegomes, eu instalei Windows 7 aqui e tive que baixar a maioria dos drivers no site da dell, intão é melhor já ter no mínimo o driver de rede na mão para você poder acessar a internet e baixar os drivers restantes. 

Para poder dar boot em CDs e tal que não seja Windows 8 você tem que desabilitar o Secure boot na bios, no meu caso também tive que ativar o UEFI legacy mode para poder dar boot no Windows 7.

Acho que isso depende meio do modelo do notebook.

Highlighted
Não aplicável

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a Dell, até onde pude conhecer os tutoriais são ótimos e as respostas

o mais esclarecedora possível. 

Diferente dos confrades que vi por aqui posso me considerar "leigo", meu conhecimento se resume a pesquisas de internet, uso de dia a dia e fuçadas de curioso. 

Adquiri um DELL ultrabook 14Z i5 com 500HHD E 32MSata. Aí começam as dúvidas: esse Msata seria um SSD para portáteis, correto? Ele vem configurado para qual uso? Armazenagem de programas mais utilizados para acelerar o desempenho? No meu caso seria mais interessante um boot rápido, para que a máquina ligasse mais rapidamente. O OS já vem instalado no SSD? Se não, como fazer a mudança se é que é possível?

Caso não venha e não seja possível, vale a pena instalar navegador e iTunes, são os programas que uso com mais frequência.!?

E por fim, para meu uso, qual seria a função mais indicada para o SSD?

Muito obrigado. 

Rafael

UB DELL 14Z

OS Windows 8

cale a 

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Olá Renan
Possuo um Inspiron 15R SE e preciso formata-lo, porém, não conseguir ir adiante no 17º passo, a seguinte mensagem aparece:

"UM DRIVER DE MÍDIA NECESSÁRIO AO COMPUTADOR ESTÁ FALTANDO. PODE SE TRATAR DE UM DRIVER DE DVD, USB OU DISCO RÍGIDO. SE VOCÊ TIVER UMA UNIDADE DE CD, DVD OU FLASH USB COM O DRIVER, INSIRA-O AGORA.OBSERVAÇÃO: SE A MÍDIA DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS ESTIVER NA UNIDADE DE DVD OU NA UNIDADE USB, VOCÊ PODERÁ REMOVÊ-LA COM SEGURANÇA PARA ESTA ETAPA."

Detalhe, isso não aparece se estiver selecionado "ATA" na parte de "Sata Operation" na BIOS...

Aguardo resposta, obrigado.

Highlighted
Moderador
Moderador

Luuke86,

Pode validar a versão Windows que está tentando instalar? Ele possui o SP1 com ele?

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Marlon,

pelejei um dia inteiro até conseguir solucionar o meu problema. Várias pessoas estão tendo o problema após seguir todos os passos e na hora de fazer a instalação em si, o sistema não reconhece nenhum disco para a instalação. Isso acontece pra quem está com o UEFI ativado na bios, usando o legacy boot não ocorre o problema. Minha solução foi, como já explicado para alguns, realizar o carregamento do driver f6flpy-x64.zip. Eu pesquisei esse nome no google, baixer o primeiro resultado, que é do próprio site da intel. Após isso, descompacte pra uma pasta e coloque essa pasta no pen drive. No momento do instalação o sistema dara uma mensagem de erro, é só cancelar e selecionar "carregar driver". Aí voce encontra a pasta no pen drive, carrega o driver e o hd mecanico e o ssd aparecerão, e a instalação segue sem problema.

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

Olá Igor,

Este procedimento é o correto sim, carregador o driver da controladora Intel. Os drivers também estão disponíveis em nossa página de suporte com o nome de Intel Rapid Storage. Você conseguiria os mesmos drivers sem problemas.

Este problema ocorre não por estar em UEFI, mas por haver uma RAID montada entre o mSata e o HD mecânico, sendo assim há apenas 2 meios de instalar o Windows:

1. Desfazer o RAID como descrito neste tutorial e efetuar a instalação do zero
  2. Carregar o driver da controladora no momento da instalação (que exige do usuário um outro equipamento para efetuar o download e um pendrive para carregar o driver)

Fico feliz que tenha dado tudo certo, e se houver mais alguma questão que eu possa lhe auxiliar, estou à disposição.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

no meu inspiron 14 2530 não tem a opção "Intel Smart Response Technology" como faço agora?

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

Mauricio,

Provavelmente seu equipamento não possui a tecnologia Intel Rapid nele, e também não possui um HD mSata.

Este tutorial é específico para equipamentos com esta tecnologia amigo.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Cara, fiz exatamente isso, o instalador do windows acha o driver e tudo mais, mas na hora de instalar, diz que já tem um driver mais novo, e não muda nada, alguma solução?

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

Edelmar, 

Qual driver você não consegue instalar? Este tutorial é para instalação do Windows no equipamento, não há necessidade de nenhum driver para este tutorial.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
Não aplicável

Olá Marlon,!

Não estou conseguindo concluir a instalação do Windows 7 Pro no me Inspiron 14z 5680 conforme descrito no tutorial.

Segui todos os passos, porém ao fim da instalação acusa um erro dizendo que o " windows não pode ser instalado neste hardware,

como devo proceder?

Obrigado!

0 Kudos
Highlighted
Moderador
Moderador

Esta mensagem que você informou costuma ser apresentada quando você está utilizando uma mídia do Windows 7 que não contém o Serice Pack 1 junto. Pode tentar com uma mídia diferente para verificar se resolve o problema.

Quanto ao tipo da partição não tem problema. Se você efetuou os passos com o comando clean, então os discos estão zerados e serão configurados pelo próprio Windows posteriormente.

Não há necessidade de criar nenhuma partição no ato de instalação, apenas selecione o disco em branco e inicie a instalação.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Tem algum problema usar somente o SSD pra instalar o Windows 7 / 8?
Visto que os programas serão colocados em uma partição separada do HD.

0 Kudos
Highlighted
2 Bronze

Acredito que com o tempo a partição vai ficar pequena para o Windows mesmo instalando os programas em outra partição. Afinal não são só programas que ocupam espaço no Windows mais também drivers, arquivos de configurações de programas, atualizações do Windows, arquivos temporários, Restauração do sistema.

De início você vai precisar de cerca de 16 gigabytes para Windows de 32 bits e 20 gigabytes para Windows de 64 bits mais logo vai passar disso...

0 Kudos