Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

7851

28 de janeiro de 2016 03:00

Adicionar HD RAID-5 Sem perder dados

Pessoal boa tarde, tenho um servidor PowerEdge R420 com 3 HDs de 1TB em RAID-5 e o disco virtual particionado para o sistema operacional e dados.

Eu comprei um outro HD do mesmo modelo e preciso adicioná-lo ao RAID já existente sem perder os dados atuais do RAID em uso.

Isto é possível? Eu tenho o OpenManage mais atual instalado no servidor.

Controladora: PERC H710 Mini (Embedded)

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

28 de janeiro de 2016 04:00

Oi, newton.hugo!

É possível sim, pelo próprio OpenManage. O processo é chamado de "Reconfigure". É um procedimento critico, que envolve a reconstrução da RAID e dos cálculos de paridades, então sempre recomendamos fazer após ter backup completo dos dados. 

Também é um processo que consome recursos da controladora: o sistema vai ficar lento. O ideal é rodar o procedimento uma vez para cada disco que deseje adicionar e, claro, dar preferência aos horários de baixa utilização do servidor.

Aqui tem um vídeo (com um sistema anterior ao OMSA, mas que segue o mesmo princípio) para ilustrar o procedimento: http://dell.to/1Vufuat

Em auxílio ao vídeo, segue também o passo-a-passo descritivo:

  1. No OpenManage, expanda a guia Storage > PERC* > Virtual Disk;
  2. Selecione, no menu à direita, o Virtual Disk. No dropdown, selecione Reconfigure e clique em Execute;
  3. Na tela seguinte aparecerá a lista de discos já marcados e o disco que não está sendo utilizado. Selecione o novo disco e clique em Continue.
  4. Em seguida aparecerão os níveis de RAID disponíveis. Como você quer apenas reconfigurar a RAID5 já existente, selecione RAID5 e clique em Continue;
  5. No final aparecerá uma tela com o resumo da configuração. Ali você clica em Finish para iniciar o processo de reconfiguração.

2 Mensagens

28 de janeiro de 2016 10:00

Ananda,

Muito obrigado pelo pronto atendimento.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

29 de janeiro de 2016 09:00

Disponha, newton.hugo! :emotion-1:

1 Mensagem

4 de outubro de 2017 09:00

Ananda

Boa tarde,

Eu usei sua resposta ao newton.hugo para realizar o procedimento em um de meus servidores, o processo levou 3 dias para finalizar, porém não aparece a capacidade que foi adicionada a raid-5, porque isso pode ter acontecido?

Obrigado,

Nenhum evento encontrado!

Top