Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

3893

24 de fevereiro de 2017 19:00

HD SAS Poweredge T610

Srs boa noite :

Estou com um pepino para resolver , o servidor de um cliente um Poweredge T610 a uns 2 anos atras pifou os 2 hds SAS que funcionavam em Raid 1 , o nobreak estava com a bateria pifada e com as quedas de energia os 2 hds pifaram ao mesmo tempo.

Fui chamado para resolver o problema porém o cliente na época só quis comprar 1 HD SAS , eu fiz toda a instalação do sistema operacional , partições e o sistema sem nenhuma implementação RAID.

Pois bem eles trabalham com uma quantidade gigantesca de arquivos houve agora a necessidade de mais espaço e foi comprado um outro HD SAS , mesmo tamanho , mesmo modelo.

Eu preciso usar este HD apenas como uma partição um Workspace , porém  este HD SAS novo é reconhecido na controladora , é reconhecido no Windows porem quando tento inicializar o disco pelo gerenciamento de disco ele me retorna o erro ( solicitação não pode ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S).

Pelo Openmanage Server Administrator  ele mostra o HD , fabricante , modelo mas aparece como  estado Failed como se fosse uma falha fisica do disco , mas o disco  é zero foi comprado esssa semana.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser , eu teria que fazer alguma configuração na controladora , mesmo não usando nenhum tipo de RAID ?

12 Mensagens

13 de abril de 2017 21:00

Srs boa noite , após muitos testes eu imaginei que o problema estava na placa lógica do HD

Entrei em contato com a Seagate informando do problema e dos testes que havia feito , eles me pediram para enviar o HD para eles e em 15 dias me mandaram outro disco.

Pois bem recebi o disco coloquei na maquina e reconheceu na mesma hora.

Fica a dica para os proximos que tiverem problema parecido , mesmo o disco sendo novo já veio com defeito na placa lógica

Problema resolvido com a troca do HD ..

12 Mensagens

26 de fevereiro de 2017 20:00

Srs boa noite :

Fiz varios testes para tentar resolver o problema e não obtive exito.

Começo a achar que o HD mesmo veio com defeito , pois como vocês podem ver nas fotos que tirei os HDs são idênticos ( mesmo fabricante , capacidade modelo ) o HD da baia 1 é o que esta com o sistema rodando hoje , o HD na baia 2 reconhece mas da mensagem de failed.

1 Anexo

12 Mensagens

27 de fevereiro de 2017 15:00

Ninguém tem idéia do que possa ser ??

1 Anexo

12 Mensagens

1 de março de 2017 12:00

Ninguém tem idéia do porque deste problema ?

7 Mensagens

1 de março de 2017 12:00

Qual o problema?

12 Mensagens

1 de março de 2017 13:00

SantaClara boa noite :

Foi comprado um Novo HD SAS para o Servidor Poweredge T610 de um cliente , mesmo modelo , fabricante e tamanho  que HD que já tem o sistema operacional e o ERP local.

Não tem nenhuma configuração RAID implementada ja que o Servidor no momento só conta com este disco principal , este HD novo é reconhecido no software da controladora , quando entra no Windows no gerenciador de discos ele aparece como Offline , quando tento colocar o disco para Online ele me retorna A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S.

Pelo Software OpenManage ele me mostra que existem os 2 discos fisicos o principal do sistema que esta ok e este novo que eu coloquei agora porém este HD novo aparece com status de Failed.

Abaixei o software Seatools da Seagate para fazer um teste neste HD o mesmo não consegue fazer teste nenhum no HD da erro e também não consegue formatar o mesmo.

O disco fisicamente é reconhecido tanto na inicialização BIOS , como no Windows porém eu não consigo fazer absolutamente nada neste disco ,  não consigo nem criar partição nem formatar você tem idéia do que pode ser ?

7 Mensagens

1 de março de 2017 15:00

Fabiano Boa noite,

Muito estranho. Como não tem raid, acredito que este seria o procedimento.

Sguestão de teste:

na inicialização do servidor, você pode acessar a controladora e verificar se o disco está ok.

baixa uma iso do diagnostico e executa para um maior detalhe.

se possível atualiza a bios do servidor.

12 Mensagens

1 de março de 2017 18:00

Thiago infelizmente não tenho outro Servidor para testar esse HD SAS .

Os discos são identicos , mesmo fabricante , mesmo tamanho é mesmo modelo como você pode verificar no arquivo foto do meu primeiro post.

7 Mensagens

1 de março de 2017 18:00

Fabiano

vi agora a foto. então,  não tem outro server para testar este disco?

a versão de firmware dos dois discos sao as mesmas?

 voce pode tentar atualizar a bios dele, as vezes pode resolver também.

12 Mensagens

1 de março de 2017 18:00

Thiago boa noite

Se você olhar o meu post anterior a foto2  , é uma foto do diagnostico do software da controladora que me da o status de Failed quando tento verificar o disco.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

10 de março de 2017 12:00

Olá, FABIANOSJC.

Um teste que você pode fazer é colocar só esse disco na controladora.

Desliga o server, tira o disco 0 (disco que está com o OS), pluga o disco novo na posição 0 e religa o server para ver como ele é reconhecido na controladora.

12 Mensagens

17 de março de 2017 22:00

Ananda boa noite

Desculpe a demora para responder mas só consegui parar o Server de sexta para sabado para fazer o que você sugeriu.

Tirei o Disco 0 que estava com o OS , coloquei o disco novo na mesma posição que estava o disco do OS.

Pois bem o disco é reconhecido na controladora , porém não aparece a capacidade do disco e quando mando ele analisar o disco ele da erro Failed.

Tentei fazer o procedimento como se fosse instalar o Windows do zero neste HD , ele faz todo procedimento até a hora de você criar partições no HD , porém o disco aparece com a capacidade zero e Offline.

Tentei até utilizar o proprio aplicativo da Seagate , o mesmo reconhece o disco mas quando tento executar qualquer teste da erro , e ele não deixa nem criar partição e nem formatar sempre da falha no disco.

O disco não fica online de jeito nenhum  , nem pelo Gerenciador de Discos do OS , nem se eu tentar instalar o OS do zero e também pelo OpenManager .

 

1 Anexo

Nenhum evento encontrado!

Top