Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

1679

17 de novembro de 2016 09:00

MD3200i RAID 5: hot-spare como novo membro

Olá

Um dos discos de 500GB em RAID 5 falhou e o hot-spare, que tem o mesmo tamanho e velocidade, entrou no lugar. O disco que comprei para substituir o original é de 2TB. Se eu colocar o de 2TB no lugar do de 500GB, o novo vai ser membro do RAID5, com desperdício imediato de 3/4 dele, e o de 500GB vai voltar a ser hot-spare. Como faço para fazer com que o hot-spare de 500GB passe a ser o membro do RAID 5 para que eu possa usar o de 2TB como hot-spare? 

O storage é um MD3200i.

Obrigado

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

25 de novembro de 2016 08:00

É essa a opção mesmo :) Pode ser que ela estivesse desabilitada durante o reconstruct.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

24 de novembro de 2016 05:00

Olá, LF.DELL.

Primeiro, você vai ter que trocar o disco e aguardar o copy back. Com isso, o disco de 2TB vai assumir e o disco de 500GB volta a ser hot spare. Em seguida, você precisa dar um unassign nesse disco de hot spare, para que ele fique em ready.

Segundo, você terá que falhar manualmente o disco de 2TB no MDSM, e quando ele mudar o status para failed, tira o disco de 2TB e coloca o de 500GB no lugar. Ele vai assumir o lugar do disco original e fazer o reconstruct. Aguarda concluir.

Terceiro, coloca o disco de 2TB no antigo slot do disco de 500GB e dá um assign as global hot spare.

4 Mensagens

24 de novembro de 2016 06:00

Olá, Ananda.

A sua solução faz todo o sentido, embora eu achasse que houvesse alguma função para isto na controladora. Mas satisfaz completamente. 

Só tenho uma dúvida: como faço para "falhar manualmente o disco"? Basta simplesmente removê-lo a quente? Ou uso a opção "Replace physical disks..." do MDSM que atualmente só está habilitada para o disco que já falhou? Não vi outra opção no MDSM que fosse equivalente a "falhar manualmente".

Obrigado

4 Mensagens

25 de novembro de 2016 11:00

Ok, vou testar quando o disco chegar. Espero que a opção de Replace Physical disk esteja habilitada depois que a RAID 5 estiver reconstruída.

Muito obrigado.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

25 de novembro de 2016 11:00

Perfeito!

Nos conte o resultado depois ;) 

4 Mensagens

6 de dezembro de 2016 10:00

O disco chegou hoje. 

Não foi preciso seguir todos os passos. Na verdade, ao se usar a opção Replace Physical Disk, o wizard já permite substituir o disco em falha (500GB)  pelo In-Use Hot Spare (500GB). A ação parece imediata. E depois retirei o disco ruim, inseri o disco novo de 2TB e configurei como hot spare.

Aí apareceram 3 erros novos na storage:

2 vezes SAS Port Failed (uma em cada módulo)

Port reporting problem:
  RAID Controller Module 0, Physical Disk Channel 2, Port: Out

Port reporting problem:
  RAID Controller Module 1, Physical Disk Channel 2, Port: Out

E Expansion Enclosure - lost of path redundancy

Como não tenho expansão, ainda não entendi o que aconteceu.

Mas isto já é outro problema...

Obrigado pela ajuda.

Luis

Nenhum evento encontrado!

Top