Highlighted
JamSouza
Bronze

[RESOLVIDO] - Duvida - Controladora SSD

Ir para a Solução

Olá 

Gostaria de tirar uma duvida referente a uso de SSD em servidor PowerEdge R410.

A questão é estou querendo trocar os HD  SAS  para  SSD o motivo é o banco de dados, quero melhorar a performance. 

O nosso suporte terceirizado que cuida do servidor falou que não é viavel pois o que manda é a controladora deixando mais lento com SSD. Quero saber se isso é verdade e como posso resolver.

Desde já muito obrigado.

10 RESPOSTAS
Moderador
Moderador

RE: Duvida - Controladora SSD

Ir para a Solução

Bom dia, JAMSOUZA

Discos SSD's tem performance melhor quanto a leitura e escrita de dados, comparado com discos SAS, certamente você teria um ganho em performance.

Entretanto  é preciso validar antes, se a sua controladora comporta discos SSDs.

Paulo Serafin
 Fórum Moderator
 ProSupport Enterprise

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

JamSouza
Bronze

Ir para a Solução

Então a controladora é uma PERC 6/i essa informação ajuda?

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Boa tarde, JAMSOUZA

Conforme consta no manual da sua controladora, os discos SSD's, não são compatíveis para o modelo da sua controladora.

NOTE: Combining SAS and SATA hard disk drives (HDDs) within a virtual disk is not
supported. Also, combining HDDs and Solid State Drives (SSDs) within a virtual disk
is not supported.

Espero te ajudado.

Paulo Serafin
 Fórum Moderator
 ProSupport Enterprise

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

JamSouza
Bronze

Ir para a Solução

Boa tarde Paulo. Obrigado pela atenção.

Então eu teria que comprar alguma controladora que suporte o SSD com HD? Por exemplo Sistema Operacional em um HDD e o banco de dados  no SSD? Ou só posso usar um ou outro?

Grato.

danielrcom
Bronze

Ir para a Solução

Eu entendi que não pode mixar HDD e SSD dentro de um mesmo virtual disk. Mas se criar dois vitual disk aceita.

JamSouza
Bronze

Ir para a Solução

Entendi, isso porem se aceitar a performance vai ser superior ou a controladora vai limitar e trabalhar na velocidade de um HD e não na velocidade de SSD.

Vou pesquisar mais um pouco.

Obrigado.

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Boa tarde, JAMSOUZA

Te peço desculpas, pois havia entendido errado a sua pergunta.

Sua controladora Perc 6/i, é sim compatível com discos SSD's, entretanto, é exatamente o que você falou.

"Entendi, isso porem se aceitar a performance vai ser superior ou a controladora vai limitar e trabalhar na velocidade de um HD e não na velocidade de SSD.

Vou pesquisar mais um pouco.

Obrigado."

Controladora

Capacidade Maxima HD

Número maximo de discos

Número maximo de VDS

Niveis de RAID

Discos

SSD

Reconfigure

Interface Support

Cache

Keystroke

PERC 6i

2TB

16

16

0, 1, 5, 6, 10, 50, 60

SATA / SAS

SIM

SIM / OMSA

3Gb/s SAS

512Mb

CTRL + R

Paulo Serafin
 Fórum Moderator
 ProSupport Enterprise

JamSouza
Bronze

Ir para a Solução

Obrigado Paulo  

A duvida é a velocidade se vai trabalhar na velocidade máxima do SSD  ou não ? 

Grato.

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Bom dia, JAMSOUZA

Neste caso seria necessário conectar o disco SSD e medir, por ora, não  é para ter problemas.

Paulo Serafin
 Fórum Moderator
 ProSupport Enterprise