Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

10236

10 de outubro de 2017 07:00

[RESOLVIDO] - Duvida - Controladora SSD

Olá 

Gostaria de tirar uma duvida referente a uso de SSD em servidor PowerEdge R410.

A questão é estou querendo trocar os HD  SAS  para  SSD o motivo é o banco de dados, quero melhorar a performance. 

O nosso suporte terceirizado que cuida do servidor falou que não é viavel pois o que manda é a controladora deixando mais lento com SSD. Quero saber se isso é verdade e como posso resolver.

Desde já muito obrigado.

11 Mensagens

11 de outubro de 2017 06:00

Ok, obrigado Paulo.

Valeu pela atenção.

Grato.

Moderator

 • 

528 Mensagens

11 de outubro de 2017 06:00

Bom dia, JAMSOUZA

Neste caso seria necessário conectar o disco SSD e medir, por ora, não  é para ter problemas.

Moderator

 • 

528 Mensagens

10 de outubro de 2017 08:00

Bom dia, JAMSOUZA

Discos SSD's tem performance melhor quanto a leitura e escrita de dados, comparado com discos SAS, certamente você teria um ganho em performance.

Entretanto  é preciso validar antes, se a sua controladora comporta discos SSDs.

11 Mensagens

10 de outubro de 2017 09:00

Então a controladora é uma PERC 6/i essa informação ajuda?

Moderator

 • 

528 Mensagens

10 de outubro de 2017 13:00

Boa tarde, JAMSOUZA

Conforme consta no manual da sua controladora, os discos SSD's, não são compatíveis para o modelo da sua controladora.

NOTE: Combining SAS and SATA hard disk drives (HDDs) within a virtual disk is not
supported. Also, combining HDDs and Solid State Drives (SSDs) within a virtual disk
is not supported.

Espero te ajudado.

5 Mensagens

10 de outubro de 2017 14:00

Eu entendi que não pode mixar HDD e SSD dentro de um mesmo virtual disk. Mas se criar dois vitual disk aceita.

11 Mensagens

10 de outubro de 2017 14:00

Entendi, isso porem se aceitar a performance vai ser superior ou a controladora vai limitar e trabalhar na velocidade de um HD e não na velocidade de SSD.

Vou pesquisar mais um pouco.

Obrigado.

Moderator

 • 

528 Mensagens

10 de outubro de 2017 14:00

Boa tarde, JAMSOUZA

Te peço desculpas, pois havia entendido errado a sua pergunta.

Sua controladora Perc 6/i, é sim compatível com discos SSD's, entretanto, é exatamente o que você falou.

"Entendi, isso porem se aceitar a performance vai ser superior ou a controladora vai limitar e trabalhar na velocidade de um HD e não na velocidade de SSD.

Vou pesquisar mais um pouco.

Obrigado."

Controladora

Capacidade Maxima HD

Número maximo de discos

Número maximo de VDS

Niveis de RAID

Discos

SSD

Reconfigure

Interface Support

Cache

Keystroke

PERC 6i

2TB

16

16

0, 1, 5, 6, 10, 50, 60

SATA / SAS

SIM

SIM / OMSA

3Gb/s SAS

512Mb

CTRL + R

11 Mensagens

10 de outubro de 2017 14:00

Boa tarde Paulo. Obrigado pela atenção.

Então eu teria que comprar alguma controladora que suporte o SSD com HD? Por exemplo Sistema Operacional em um HDD e o banco de dados  no SSD? Ou só posso usar um ou outro?

Grato.

11 Mensagens

11 de outubro de 2017 06:00

Obrigado Paulo  

A duvida é a velocidade se vai trabalhar na velocidade máxima do SSD  ou não ? 

Grato.

5 Mensagens

28 de novembro de 2018 06:00

JanSouza

 

Estou fazendo a mesma coisa. trocando os HD SAS do r410 por SDD, você chegou a fazer essa troca? 

98 Mensagens

13 de janeiro de 2019 11:00

Mesmo mixando HDD's e SSD's na mesma controladora mas em virtual disk diferentes o SSD não irá ter perda de performance.

3 Mensagens

18 de junho de 2019 12:00

Realizei a troca dos HDS SAS por SSD e comprei as gavetas apdtaveis, funcionou normal. Porém não consigo realizar RAID 10 com elas ligada na controladora SAS. Mas se ligo nas entradas Sata o sotfware da controladora PERC S100 consegue realizar a leitura dos HDS. É isso mesmo? se quiser usar RAID 10 com SSD terei que ligar nas entrada SATAs?

2 Mensagens

15 de junho de 2020 07:00

Bom dia!

Por coincidência necessitei fazer o mesmo do amigo ai, tenho 4 SSDs kingston DC 500 de 480gb, apliquei no server T410 e a mesma controladora citada com Raid 10, o resultado foi péssimo, com performance muito abaixo do esperado, quase nao acreditei, quando coloco os SSDs em sata direto na placa mãe sem raid a performance é normal e comum para sua velocidade, não entendo pq inserida da BP em Raid 10 a performance baixa tanto.

 

Vou fazer um teste num R320 com controladora H710p, assim que ficar pronto posta aqui o resultado.

Alguém mais já passou por isso?

 

Obrigado

5 Mensagens

14 de junho de 2023 05:00

Bom Dia Francis. Apesar da postagem ser antiga, gostaria de saber se você conseguiu resolver esse problema do desempenho ? Estou precisando fazer o mesmo Upgrade porém no Dell R410 onde a controladora é a PERC H700 e olhando sua postagem fiquei na dúvida se devo fazer ou nao haja visto que atualmente estou utilizando RAID 10

Nenhum evento encontrado!

Top