Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

11689

26 de julho de 2013 13:00

Como instalar o Ubuntu 12.04 LTS amd64 no Dell Inspiron 14z?

Boa tarde,

Há alguns dias estou tentando instalar o Ubuntu 12.04 LTS amd64 em meu Ultrabook Dell Inspiron 14z, porém sem sucesso.

Possuo o liveCD e está tudo certo com ele;

Desativei o Secure Boot e a Intel Rapid Start Technology na UEFI;

NO MODO UEFI: O computador faz o boot no GRUB e quando clico na opção "Install Ubuntu" a tela fica preta e nada acontece!

Quando mudei para o modo LEGACY (alterei na UEFI): Assim que o computador faz o boot, ele vai para uma tela roxa, com um símbolo que parece um teclado e uma pessoa na parte inferior da tela.

Soluções? 

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

26 de julho de 2013 18:00

Olá RoqueFM,

Não há nenhuma incompatibilidade conhecida do Ubuntu com esta máquina.

Lhe aconselho a utilização da versão 13.04, por fornecer maior integração já com a tecnologia UEFI, sem a necessidade de alterar para legacy. Deixe apenas a opção Secure Boot desativada.

Pode encontrar informações sobre a instalação e os passos aqui: https://help.ubuntu.com/community/UEFI 

Também, pelo o que me lembro do 12.04, não havia suporte à GPT, apenas MBR, então seria interessante limpar os discos antes de iniciar o processo. Caso ainda esteja com o Windows 8 instalado, lembre-se que não conseguirá instalar os 2 de modo Dual Boot de forma garantida de sucesso.

Se utilizar MBR, conseguirá dual boot sem problemas, porém terá de realizar uma reinstalação limpa do Windows 8 também.

Este problema em específico não consigo lhe dizer o que pode ter ocorrido, mas experimente preparar o HD para o Ubuntu primeiro convertendo-o para MBR, limpando os discos e também desfazendo o RAID com o HD mSata caso o possua :)

Se precisar de algum auxilio a mais, por favor, me informe as configurações do seu equipamento?

9 Mensagens

2 de agosto de 2013 00:00

Olá,

acabei de adiquirir um inspiron 14z 5423 , e também não consigo executar  o Ubuntu 13.04 com a configuração UEFI da BIOS ativa. Carrega o Grub , e vai para tela roxa do ubuntu parando no Load. Quando mudo para legacy , eu consigo escolher com o F12 o mesmo item e ele entra normal e rapido.

O que estou fazendo de errado ?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

3 de agosto de 2013 10:00

Cryscow, experimente desativar o SECURE BOOT na sua BIOS. Ele em conjunto com a UEFI traz maior segurança na parte de sistemas operacionais.

Com ele desabilitado acredito que não terá problemas na instalação.

9 Mensagens

6 de agosto de 2013 23:00

Marlon infelizmente mesmo retirando o SECURE BOOT  não funciona. 

Li em um Forum que pode ser um problema do proprio Grub . Mas a solução paliativa foi Desativar o item NIC do Boot . Depois de retirado este item , ele entrou belezura !!! Fino ... 

Ainda não sei qual será o efeito colateral . VocÊ sabe me dizer ? 

Agora ele inicia bala ... rapidão como deveria... 

Ah ... 

Mais uma duvida .. Durante estes testes acabei apagando as partições ocultas da Dell no meu hd ... sendo assim Extingui o Windows 8. 

Qual será minha opção, caso necessite retornar estes dados para o futuro ?  OU seja , recuperar meu hd com as partições da Dell e Windows ? 

Não gostaria de perder minha licença Windows que veio com o Ultrabook . 

Posso te dizer tambem , que isto seria inevitável, já que pretendo trocar o HD Mecanico da Dell por um SSD. Ainda não vi este procedimento na Dell com o atendimento Residencial ... 

At. 

8 Mensagens

27 de outubro de 2014 12:00

Boa tarde , J. Marlon

Gostaria de tirar uma duvida sobre o Intel Rapid Start / Storage.

O SO Ubuntu funciona com esse tipo serviço e driver?

Posso manter a mesma configuração que faço para o Windows 8 no Linux?

OU tenho que formatar o Msata e transformar em disco normal e rodar um dos sistemas operacionais dentro dele?

Obrigado

Att,

Luiz Roberto

8 Mensagens

5 de setembro de 2015 13:00

Estou com essa duvida também

No windows funciona perfeitamente, mas e no linux?

Estou querendo instalar linux na minha maquina, mas tenho algum receios, 

190 Mensagens

17 de setembro de 2015 05:00

Oi douglaslotufo,

Está sua dúvida foi respondida acima com a seguinte informação, referente a instalação do Linux.

Não há nenhuma incompatibilidade conhecida do Ubuntu com esta máquina.

Lhe aconselho a utilização da versão 13.04, por fornecer maior integração já com a tecnologia UEFI, sem a necessidade de alterar para legacy. Deixe apenas a opção Secure Boot desativada.

Pode encontrar informações sobre a instalação e os passos aqui: https://help.ubuntu.com/community/UEFI 

Também, pelo o que me lembro do 12.04, não havia suporte à GPT, apenas MBR, então seria interessante limpar os discos antes de iniciar o processo. Caso ainda esteja com o Windows 8 instalado, lembre-se que não conseguirá instalar os 2 de modo Dual Boot de forma garantida de sucesso.

Se utilizar MBR, conseguirá dual boot sem problemas, porém terá de realizar uma reinstalação limpa do Windows 8 também.

Este problema em específico não consigo lhe dizer o que pode ter ocorrido, mas experimente preparar o HD para o Ubuntu primeiro convertendo-o para MBR, limpando os discos e também desfazendo o RAID com o HD mSata caso o possua :)

Espero ter ajudado!

1 Mensagem

31 de outubro de 2016 12:00

Depois de mais de 2 anos buscando a solução para essa "put*&%" de UEFI implementada pela DELL, 

Cheguei a conclusão que a DELL de fato só fez isso pra travestir a sua "venda casada" em um nível de software. PQP é como você vender o carro e só dar o "suporte" para problemas de motor. Uma vez que o carro não é só o motor.

É a mesma coisa com a Bios, foi a DELL que fez essa BIOS bugada e ela mesma se recusa a ajudar.

Liguei no suporte hoje e recebo a informação que "Não faz parte do escopo esse tipo de ajuda".

Dai peço um link para material de apoio ou tutorial ou sei la , nem que fosse um post no forum da Dell e o que o atendente escreve : 

Acesse "www.dell.com.br" hAHAHAAHAHhahaha. Dai vejo a mesma ladainha em todos os post da comunidade dell, comédia.... "Pode encontrar informações sobre a instalação e os passos aqui: https://help.ubuntu.com/community/UEFI " 

Cara, como vocês jogam a culpa de uma tecnologia porcamente implementada por vocês, na desculpa de não fornecer suporte ?????? Jesus... não entra na cabeça isso... 

Faz 3 meses que estou testando praticamente todas as distros linux e nenhum rescreve a porcaria da UEFI e as variaveis de boot.

Sinceramente, todo o "Diferencial de atendimento" do qual a Dell lutou e adquiriu nos ultimos anos, está sendo jogado fora, com esse tiro no pé. Mas quem sou eu pra fazer o que é bom ou ruim, apenas o consumidor que compra os produtos de vocês, realmente não me levem a sério. Continuem assim, vai dar certo! rsrs...

Nenhum evento encontrado!

Top