Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

6820

18 de agosto de 2013 12:00

Instalação de distros GNU/Linux em modo UEFI no Inspiron 15R SE (7520) & outros

Usuários e time de suporte da DELL,

Estou com muitas dúvidas sobre a instalação de distros GNU/Linux neste notebook (Inspiron 15R SE - 7520). Isso pois já tentei alterar na BIOS (ou UEFI?) para o sistema conseguir arrancar do CD/DVD/BD/Pendrive mas até agora nada - não há opção em modo UEFI mesmo com o Secure Boot ativado. Aliás.. há uma opção para adicionar outro meio de boot mas não há seleção de PATH/Name/etc que por sua vez nem sei dizer qual seria o correto na etapa em que tenho que digitar.

Também gostaria de saber como farei para instalar um Windows 8 do zero caso troque o HDD por exemplo. Isso pois não há outras opções de arranque além do próprio Windows 8 no HD atual. E também gostaria de saber como fazer para fazer backup das 'keys' guardadas para o Secure Boot permitir o Windows 8 funcionar, caso deseje removê-las posteriormente e como restaurá-las.

Nota: O sistema veio com a BIOS A10 (não sei se está correto dizer BIOS, mas "no F2

Já agradeço qualquer ajuda dada. Ela será bem vinda já que nada acho sobre o tema e preciso muito de alguma distro GNU/Linux neste notebook - preferencialmente Debian.

Abraços!

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

23 de agosto de 2013 18:00

Boa noite Shuryon,

Para instalar  uma distro Linux neste equipamento, será necessário excluir o Windows 8 dele, pois o modo UEFI, e talvez a existência de um HD mSata com a tecnologia Intel Smart Response não irão permitir esta dualidade de inicialização.

Lhe recomendo a instalação de uma máquina virtual para este tipo de problema, que vem a ser muito mais simples, dependendo da sua necessidade. Hoje em dia há aplicativos que possuem uma aceleração de hardware tão boa como se o sistema estivesse instalado diretamente no hardware do equipamento.

Quanto ao serial do Windows 8, ele está armazenado na placa-mãe do seu equipamento e não é possível efetuar um "backup" dela, tampouco necessário. Assim que desejar instalar o sistema operacional novamente, esta chave será lida pela mídia de instalação e a ativação será efetuada automaticamente.

1 Mensagem

2 de outubro de 2013 12:00

Olá Marlon.

Também comprei um Inspiron 15R SE (7520) e pretendo instalar nele o Debian 7.1

Minha questão é a seguinte.

Caso eu queira voltar a usar o Windows 8 novamente basta fazer o download e instalar? Como fica o licenciamento? O serial está realmente gravado em alguma parte da placa mãe?

E quanto ao antivírus McAffee que veio instalado nele? Como faço para reinstalá-lo aproveitando o licenciamento ainda vigente em caso de eu voltar a utilizar o windows?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

21 de outubro de 2013 09:00

Olá Thiago,

No caso da reinstalação do sistema operacional, pode efetuar sem problema algum já que o serial do equipamento está realmente na sua placa-mãe. Basta utilizar uma mídia da mesma versão do sistema operacional original do equipamento (Pro ou EM).

Quando ao McAfee, é a mesma coisa, basta entrar no site da McAfee e efetuar o download do aplicativo de acordo com a licença adquirida na compra do equipamento.

Se houver qualquer dificuldade na reinstalação, pode contar conosco.

4 Mensagens

9 de maio de 2014 14:00

Não há necessidade de remover o Windows 8.

Estou usando Debian Wheezy aqui desde a época da pergunta. Só tive que redimensionar o Windows 8 no HD e liberar a quantidade de armazenamento que desejava (aproximadamente a metade, o máximo permitido pela ferramenta do Windows 8) - eu não queria remover o Windows 8 por conta de jogos exclusivo do Windows.

Depois foi necessário desativar o Secure Boot do UEFI e uma solução da da Intel na placa-mãe. E também precisava de uma distribuição que tivesse um bootloader compatível com UEFI (a maioria) e um sistema de boot via CD/DVD que reconheça o modo do UEFI (no caso do Debian, a partir do Wheezy).

Se quiser BIOS, desative o UEFI e instale no HD, removendo o Windows 8 neste caso. Mas não recomendo. O UEFI é mais versátil.

2 Mensagens

9 de maio de 2014 14:00

Tudo bem, mas onde baixo o windows 8 então?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

12 de maio de 2014 04:00

Eric,

Caso você possua uma licença do Windows 8 Single Language, segue o link: http://bit.ly/Win8SL

Se tiver o Windows 8.1 Single Language, segue: http://bit.ly/Win81SL

Caso tenha o Windows 8 ou 8.1 PRO, infelizmente não tenho um link para download direto, mas você consegue localizar este tipo de mídia na internet facilmente.

21 Mensagens

16 de janeiro de 2021 08:00

Olá,

 

Apesar do tópico antigo, é importante fazer alguns esclarecimentos.

 

1. Instalação de distribuição Linux

Sempre use o modo UEFI com o Secure Boot desativado.

Se algum componente não funciona de maneira satisfatória, experiente atualizar o kernel da sua distribuição - geralmente, os dispositivos Dell são bastante compatíveis com o Linux.

 

2. Transferência da Licença do Windows

Em algumas situações, a serial não vai estar salva na placa-mãe; e a orientação de que a ativação é automática, não é válida.

Recomendo a utilização do app ProduKey (https://www.nirsoft.net/utils/product_cd_key_viewer.html#DownloadLinks), que exibe a serial do seu sistema e de outros aplicativos. Guarde com segurança essa serial para posterior uso!

Em vários tutoriais, há várias menções sobre a necessidade de desativação da licença na atual instalação do Windows; para conseguir ativá-la na nova instalação. Na dúvida, contate o suporte da Microsoft.

 

3. Download do Windows

Você pode baixar diretamente da Microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

 

4. Antivírus

Se possível, verifique os testes da AV-Comparatives e AV-TEST; você vai se surpreender com os resultados. Os antivírus modinha geralmente só tem nome, ao invés de eficácia; e conforme feedback dos usuários, o próprio antivírus do sistema parece dar conta do recado.

Se desejar mais recursos, um antivírus de terceiros deverá ser utilizado (e veja os testes, antes de trocar a sua solução de segurança).

 

Att.,

Alex W.

Nenhum evento encontrado!

Top