Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

29308

3 de julho de 2014 12:00

[TUTORIAL] Dual Boot com Linux no Vostro 5470

Dual Boot Win 8 + Ubuntu 14.04 no Dell Vostro 5470-A20

Antes de mais nada é importante que você faça o teste ePSA para verificar se sua máquina está funcionando corretamente. Isso evidencia que você fará formatação em uma máquina funcional e qualquer erro posterior foi culpa da formatação ;)

Para quem quer instalar apenas Ubuntu 14.04, esse vídeo é uma boa sacada ;)

Sobre essa questão do boot encontrei muito material interessante como UEFI e seus mitos, Dual-boot UEFI :: Ubuntu e Windows 8 e Solução Final para Dual Boot UEFI com Windows 8 e Ubuntu. Mas não segui nenhuma dessas dicas, pois o Ubuntu 14.04 vem com suporte nativo ao padrão UEFI. Abaixo passo a indicar meus procedimentos.

1. Particionando o HD

Estou com Win 8 de fábrica e o HD está particionado da seguinte maneira:

- 500 MB: Sistema EFI (padrão de firmware que está sendo usado no lugar do BIOS)

- 40 MB: OEM (acredito ser software Microsoft com implementação do Secure Boot deles)

- 490 MB: Recuperação (será recuperação de OEM? Não faço ideia dessa aqui...)

- 455.01 GB: Windows 8 (aqui não tem segredo)

- 9.62 GB: Recuperação (acredito ser software Dell)

Por questões de segurança, manipulei apenas a partição destacada em negrito e fiz as seguintes modificações:

1. Pedi espaço do HD ao Windows 8 como destacado aqui - fiz só até o passo 4 e pedi pra o sistema diminuir o máximo possível.

2. Como o sistema dividiu o HD ao meio fiz esses procedimentos pra deixar o Windows 8 com apenas 100 GB de memória.

    Esse passo corrompeu o Dell Backup and Recovery, mas não é problema pra mim. Veja:

2. Preparando o instalador Ubuntu 14.04

Aqui é bem tranquilo, mas é importante documentar, fiz o seguinte:

1. Baixei a iso do Ubuntu 14.04 pelo torrent encontrado no site próprio - como prezo pela sua experiência coloquei o link pro Alternative downloads pra você ver como é a página. O que baixei foi o Ubuntu 14.04 LTS Desktop (64-bit) ›

2. Segui esse ótimo tutorial para criar meu pendrive bootável.

3. Instalando Ubuntu 14.04

Com o pendrive ainda plugado, reiniciei o Vostro e pressionei F12 assim que ele ligou.

Nas opções de boot escolhi o pendrive bootável onde encontrava-se meu Ubuntu 14.04.

Note que eu não mudei nenhuma configuração de boot, apenas pressionei F12 e escolhi iniciar pelo pendrive bootável. É importante deixar isso claro, pois vi outros tutoriais que o pessoal desabilitava o Secure boot e habilitava o Legacy boot. Não precisa disso!

É evidente que instalei o Ubuntu no espaço que ficou disponível. Instale como desejar, de acordo com as suas necessidades. Eu instalei de acordo com essas dicas e meu HD encontra-se da seguinte maneira:

- 500 MB: Sistema EFI (padrão de firmware que está sendo usado no lugar do BIOS)

- 40 MB: OEM (acredito ser software Microsoft com implementação do Secure Boot deles)

- 490 MB: Recuperação (será recuperação de OEM? Não faço ideia dessa aqui...)

- 100 GB: Windows 8

- 191 MB: GRUB

- 47.68 GB: raiz do Ubuntu 14.04 LTS

- 305.23 GB: Partição de Dados em NTFS - para que o Windows também possa acessar

- 1.91 GB: SWAP para Ubuntu

- 9.62 GB: Recuperação (acredito ser software Dell)

São muitas partições, admito, mas estou muito satisfeito com o resultado.

4. Pequeno problema

Assim que reiniciei o Ubuntu, o GRUB apareceu e fiquei muito feliz que tinha dado tudo certo. Mas eis que pedi pra iniciar o Windows e sempre dava erro :\

Reiniciei novamente e pressionei F2 quando ligou.

Agora sim desabilitei o Secure boot e o Windows passou a iniciar pelo GRUB numa boa ;)

Vale-se salientar que alguns recursos do Vostro não funcionam nativamente no Ubuntu e se faz necessário alguns reparos. Aqui tem algumas dicas, mas ainda não testei.

5. Considerações finais

Espero que tenha lhe ajudado e que você também desfrute do dual boot em seu Vostro 5470. Aqui está funcionando que é uma beleza ;)


Até o próximo tuturial o///

16 Mensagens

4 de julho de 2014 20:00

O particionamento do Windows que fiz deixou o sistema um pouco lento. Fiquei incomodado e decidi Remover tudo e reinstalar o Windows. A boa notícia é que pude escolher que esse procedimento afetasse apenas a partição onde o Windows está instalado, ou seja, apenas os 100 GB que foram modificados.

O resto tá normal: meus dados e o Ubuntu estão de boas. Atentem aí e boa sorte.

2 Mensagens

31 de outubro de 2014 08:00

Tentei instalar Ubuntu 14.04+Windows 7 Extreme e não deu certo!

O meu HDD tem 500GB, queria 200GB p/ o Win7 e 300GB p/ o Ubuntu. Fiz a partição de 200GB e intalei o Win7. Funcionou bem. Mas quando tentei instalar o Ubuntu, a partição do Win7 não aparecia. Era como se ela não existisse e eu tivesse o HDD limpo, com 500GB.

Alguém também teve esse problema? Como faço para retificar isso e conseguir o Dual Boot?

Desde já agradeço a atenção.

16 Mensagens

31 de outubro de 2014 13:00

VVLA,


Nunca passei por isso e não sei o que está acontecendo com seu desenrolar por aí.

Espero que alguém mais desenrolado possa lhe ajudar.

Sucesso aí e, se resolver, compartilhe conosco ^^

14 Mensagens

12 de fevereiro de 2015 16:00

Boa noite

Gostaria de saber si dual-boot pode ser feito em qualquer dell ou só  pode ser feito no vostro mesmo.

7 Mensagens

4 de março de 2015 09:00

E aí pessoal, tudo certo?

Eu estou com um vostro 5470-A60, e estou tentando fazer o dual boot com o fedora 21.

O meu problema é que toda vez que tento instalar o fedora, ele cria uma própria partição efi para boot, e depois não consigo mais acessar o windows, e no grub, nem reconhece que existe o windows.

Até então particionei o HD como comentado, mas sempre deixei o fedora organizar as partições.

Alguém consegue me dar uma luz?

Abraço!

16 Mensagens

4 de março de 2015 17:00

Fala FFSCALCO,

Olha só cara, não entendi o que você quis dizer com: particionei mas deixei o fedora organizar... Tipo, você escolheu uma partição vazia pra instalá-lo e depois fez o quê? Sua formatação mexeu com a partição que o windows estava instalado? Porque a minha não mexeu. Eu liberei espaço do windows e foi nesse espaço que eu coloquei o Ubuntu. No caso de você ter feito isso direito, você viu o passo 4? Aconteceu o que quando você desenrolou o passo 4?

Sobre o efi, se não me engano o Ubuntu também faz .efi pra ele. Vou verificar quando pegá-lo amanhã.

No mais, sucesso aí cara o///

Posta sua solução conosco, ok?

7 Mensagens

5 de março de 2015 04:00

Buenas!

Então, acho que me expressei mal hehe, sim, eu particionei o HD para ter um local vazio para fazer a nova instalação. E nesse espaço vazio, quando fui instalar o fedora, selecionei a opção para ele criar as partições automáticas, ai ele criou os pontos "/", "/boot", "/boot/efi", "swap" e "/home".

Ele formata tudo certinho, super rápido, porém quando reinicio o notebook, no grub não aparece a opção do windows, apenas do fedora. Uma outra questão também, quando eu ligo o notebook e aperto F12, as opções que aparecem no UEFI boot são o Fedora e do Windows boot manager, mas se eu seleciono o windows, ele cai no grub novamente, somente com a opção do Fedora.

To ficando sem ideias do que fazer já, todos os posts que eu vi na internet, sempre após a instalação da distro linux, no grub aparecem as opções do linux e do windows, mas no meu nem aparece =|

7 Mensagens

5 de março de 2015 05:00

Vendo minha tela aqui do Fedora, acho que o problema é o seguinte.

Nas partições do windows, tem um /boot/efi no sda1

E o fedora cria outro /boot/efi tb no sda1

Por isso que sempre substitui, e ele não acha mais o windows depois.

Se for isso mesmo, o problema agora vai ser dizer pro fedora usar a mesma partição efi do windows, pq ele não deixa e seguir em frente sem a partição efi.

16 Mensagens

5 de março de 2015 09:00

O passo 4: Reiniciei novamente e pressionei F2 quando ligou.

Agora sim desabilitei o Secure boot e o Windows passou a iniciar pelo GRUB numa boa ;)

Já tentou isso? Se sim e não deu certo, recomendo seguir a dica 3 desse tutorial e dizer claramente ao Fedora como você quer suas partições. Aí você controla todas as partições e onde cada parte do sistema será alocada.

Assista ao vídeo da linha 4 desse tutorial (Para quem quer instalar apenas Ubuntu 14.04) pra você ter uma ideia de como o Ubuntu apresenta essa questão do efi, lá pro meio do vídeo o carinha tem que indicar que quer uma partição efi. No Fedora não deve ser tão diferente daquilo não.

Enfim, sucesso aí cara.

7 Mensagens

5 de março de 2015 10:00

Opa! Consegui instalar o /boot/efi do fedora em outro lugar, aí deu tudo certo! 

Eu só preciso ver certinho agora para conseguir bootar o windows pelo grub, porque só consigo apertando F12.

Eu já tentei 2 formas, mudando as opções do grub, mas ambas não funcionaram.

Não ta 100% ainda, mas pelo menos está fazendo o dual boot, deixando o uefi no modo seguro.

Valeu a força!

Abraços!

16 Mensagens

5 de março de 2015 19:00

Massa véi.

O passo 4: Reiniciei novamente e pressionei F2 quando ligou.

Agora sim desabilitei o Secure boot e o Windows passou a iniciar pelo GRUB numa boa ;)

Você precisa fazer isso.

6 Mensagens

10 de outubro de 2015 14:00

Amigo não me leve a mal, mas este processo que você citou é impossível, pois quando você vai instalar o linux a opção instalar linux ao lado de windows não existe, e o GRUB não aparece em tela de boot, você tem que está alterando no BIOS ativando e desativando as opções de boot isso é muito chato, agora se ficar uma instalação limpa do windows zerando o HD e depois instalar o linux ai sim da certo sem problema nenhum, só que ai você perde as partições de fabrica. 

7 Mensagens

10 de outubro de 2015 16:00

Opa! Então... Vou dizer o que eu fiz...

1) No windows, eu particionei o HD com as próprias ferramentas do windows, deixando um espaço livre.

2) Usando o Fedora 21, ele tem uma opção que particiona a parte livre do HD automaticamente, ou seja, ele cria as partições de /boot, /boot/efi, swap, /home, etc.

O que acontecia era que, a partição do /boot/efi que estava sendo criada, estava sobrescrevendo a do windows. Por isso não conseguia mais acessar. 

Mas mesmo mudando, eu ainda não consigo acessar o windows pelo GRUB, apenas pela opção F12.

Eu não sei se faria diferença formatar o windows com espaço reduzido, ou reduzir depois de formatado, pois o espaço livre é o mesmo.

Um amigo meu, conseguiu instalar o windows 10 e o Linux Mint, e consegue acessar ambos pelo GRUB. Não sei se é alguma diferença de distro.

Enfim, apesar de não ter ficado 100%, funciona, como eu uso windows mais pra jogos, pra mim está ótimo =D

16 Mensagens

12 de outubro de 2015 20:00

Fala Irlandio, de boa?

Olha só cara, acredito que você não está lendo com tanta atenção.

Eu liberei espaço no disco, depois instalei o Ubuntu 14.04 na partição liberada. Não instalei ao lado do Windows não.

Sugiro que leia novamente os passos com mais atenção, continue pesquisando e perguntando à comunidade.

No mais, boa sorte aí e, quando conseguir, compartilha sua solução com a gente, ok?

Sucesso cara!

4 Mensagens

29 de dezembro de 2015 18:00

Grande trabalho Eri!

Vou fazer a tentativa no meu equipamento!

Nenhum evento encontrado!

Top