Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

79289

8 de março de 2017 18:00

Transferir Sistema Operacional para SSD M.2 SATA

Olá,

possuo um Inspiron 14 7000 (7460), e ele originalmente vem com um HDD de 1 TB. Porém esse modelo possui suporte a SSD M.2 SATA, e adquiri um à parte.

Gostaria de saber como proceder para que o sistema operacional (Windows 10 Pro) fique instalado e configurado para boot no SSD ao invés do HDD. É possível fazer uma instalação limpa usando a versão OEM do Windows? É importante ressaltar que vou continuar usando o HDD junto com o SSD, só quero que o sistema operacional fique localizado no novo SSD M.2 para fins de ganho de performance.

Como devo proceder?

Obrigado,

Renato.

13 Mensagens

21 de março de 2017 21:00

Eu não quis aguardar uma resposta oficial do suporte da Dell, então comprei por conta um risco o SSD M.2 SATA WD WDS250G1B0B de 250 GB, padrão M.2 SATA 2280, conector (B+M).

Ao conectar o laptop modelo Dell 14" 7000 (i14-7460) reconheceu o SSD de imediato. Fiz a restauração de fábrica no HDD lembrando de fazer backup dos meus dados, e diminui (shrink) a partição do HDD para um tamanho menor do que o SSD suporta (>250GB). Usei o software indicado pela WD para fazer a clonagem do sistema operacional do HDD para o SSD. Ele se chama Acronis True Image WD Edition. O processo foi automático, rápido e ridiculamente intuitivo.

Ao terminar a clonagem, o laptop reinicializou já pelo SSD de forma automática. Por precaução, desliguei o laptop e desconectei o HDD da placa-mãe e reinicializei o laptop para checar se o boot estava sendo efetuado pelo SSD sem problemas. Constatado que estava tudo OK, desliguei novamente e reconectei o HDD. Como resultado, o sistema operacional automaticamente inverteu a ordem das unidades de disco, designando o C: para o SSD e o D: para o HDD.

Feito isso, formatei o HDD, deletando as partições de recuperação remanescentes e tudo pronto.

Acredito que a placa-mãe suporte um SSD do mesmo padrão com mais de 250GB de espaço, porém o preço é salgado :emotion-4:

Esse é meu relato e qualquer dúvida posso tentar ajudar. Só ratifico que o processo é bem intuitivo e automatizado. Podem fazer sem muito receito. Recomendo apenas que sigam as orientações do manual de serviço da Dell para esse modelo de laptop quanto aos procedimentos para desmontagem da capa inferior e desconexão da bateria e HDD. Não me responsabilizo por eventuais danos ao seu laptop por manuseio indevido e não trabalho para a Dell. Esse é apenas um relato dos procedimentos que eu adotei com o meu produto.

1 Mensagem

13 de março de 2017 20:00

Olá,

Eu tenho um Inspiron 15 7000 (7559), também comprei um SSD M.2, estou tendo a mesma dúvida.

Alguem sabe como proceder?

Obrigado,

Júnior

13 Mensagens

17 de março de 2017 21:00

Up

1 Mensagem

19 de março de 2017 19:00

Possuo um notebook do mesmo modelo.

Gostaria de saber qual modelo de SSD você comprou, estou na duvida de qual é compatível.

Funcionou corretamente?

Att,

Lucas

1 Mensagem

7 de abril de 2017 07:00

Cara, tudo bem? Farei o mesmo procedimento que você. Só estou esperando o notebook e o HD chegar. Também comprei o SSD M.2 da WD. Deixa eu tirar uma dúvida: Após conectar o SSD no conector, você fixou ele com um parafuso na outra extremidade? Li em outro fórum que um cara teve dificuldades em encontrar o dito parafuso. Ele escreveu que é um 3x3.

Como você fez?

De qualquer maneira, muito obrigado pelos esclarecimentos.

 

6 Mensagens

7 de abril de 2017 08:00

Legal, hein?

Tenho um modelo desse também. onde você comprou o SSD? Foi difícil abrir o note?  Ouvi dizes que não é apenas soltando os parafusos, parece que tem travas.

13 Mensagens

7 de abril de 2017 22:00

MateusMancine,

é meio chato de abrir pois parece que vai quebrar se forçar. Mas o único procedimento que fiz foi desparafusar tudo, afrouxar os 3 parafusos próximos da dobradiça (eles não saem), e depois comecei a forçar pelo lado da dobradiça, que é onde tem mais apoio para os dedos.

Eu tive que aplicar uma boa força até as travas soltarem. Fez bastante barulho, mas não quebrou nada não rs

13 Mensagens

7 de abril de 2017 22:00

luisbrock,

infelizmente a Dell não fornece esse parafuso junto com o notebook. Acabei improvisando retirando um parafuso da lateral do suporte de fixação do HD, que serve perfeitamente.

6 Mensagens

18 de abril de 2017 07:00

Comprei um SSD Sansung Evo 850 M.2.

Foi mais fácil de abrir do que imaginei.

Agora sim consigo extrair o máximo desempenho da maquina... 

A Dell tinha que fornecer a opção de SSD viu...

4 Mensagens

19 de abril de 2017 08:00

Amigo Reguard, bom dia!

Comprei o PC e tenho a mesma ideia: a de instalar um SSD. Qto vc pagou pelo SSD? Vi que existe uma versão Blue e um Green.

Como o PC ainda não chegou, te pergunto: posso pular essa etapa de restauração de fábrica, certo? O shrink que vc deu na partição do HDD foi somente para otimização de tempo?

Por fim, após feito tudo isso o sistema trabalha como se fossem dois HD: OS e demais programas rodando no SSD e o HDD servindo mais como um local para estocar demais arquivos?

Desculpe as perguntas, mas como é uma máquina nova fico receoso de errar em algo.

Um abc

13 Mensagens

19 de abril de 2017 10:00

DellUser2k11, bom dia!

Eu comprei o Blue por 500 reais no Mercado Livre, a versão de 250GB.

Como o PC ainda não chegou, te pergunto: posso pular essa etapa de restauração de fábrica, certo? O shrink que vc deu na partição do HDD foi somente para otimização de tempo?


R: Você pode pular a etapa de restauração. Eu só fiz pois já estava usando o sistema, e queria deixá-lo limpo para evitar qualquer tipo de problema. Quanto ao shrink de partição, isso é necessário pois você não consegue clonar de um sistema maior para um menor (no caso, o HDD de 1TB original para o SSD de 250 GB). Então esse é um artifício para "enganar" o sistema de clonagem.

Por fim, após feito tudo isso o sistema trabalha como se fossem dois HD: OS e demais programas rodando no SSD e o HDD servindo mais como um local para estocar demais arquivos?


R: Isso. O sistema vai ser inicializado sempre do SSD. Quanto aos demais programas e arquivos, você tem a opção de escolher se quer instalar no SSD e no HDD. Para fins de preservar o SSD, eu instalo praticamente tudo no HDD. Só instalei no SSD programas que faço uso no cotidiano e preciso de um conforto de uma velocidade maior. Por exemplo: Office, navegador, programas de edição, etc. Demais programas, jogos (steam) e arquivos estão todos no HDD. Uma curiosidade é que, rodar jogo a partir do SSD ou do HDD a diferença mais perceptível é apenas o tempo de loading do jogo. Em matéria de performance é quase indiferente.

Abraço

4 Mensagens

19 de abril de 2017 13:00

Reguard, boa tarde!

Excelente explanação. Muito obrigado!

Assim que receber a máquina vou fazer como vc disse e deixo um comentário aqui pra dizer como foi.

Um abc

4 Mensagens

19 de abril de 2017 14:00

Reguard, só mais um ponto: não consigo achar esse SSD Blue para vender, somente o Green.

O q vc recomenda? Alguma outra marca vale mais a pena? A questão de comprar um SSD de outra marca seria, talvez, não poder usar o programa Acronis True Image WD Edition. Ou ele é compatível?

O HDD q vem na máquina é WD tb?

Mais uma vez obrigado.

6 Mensagens

19 de abril de 2017 14:00

Amigo, Comprei Sansung Evo 850 M.2 TOP de linha também.

Porque não faz a instalação limpa do windows a partir da ISO baixada direto do site da microsoft? Acabou de liberar a nova versão do windows 10.

A sua chave fica salva na bios da maquina, ou seja, a ativação é feita de maneira automática.

13 Mensagens

19 de abril de 2017 15:00

DellUser2k11,

a marca do HD é Seagate. Eu comprei o Blue da WD pois era o que apresentava melhor custo benefício na época que comprei. Mas além dele recomendo SSD da Samsung (os mais caros, infelizmente) ou da Crucial. Quanto ao software de clonagem, o Acronis é especifico para o da WD, mas a Samsung tem software proprio pra isso também, e pelo o que já vi em reviews é superior ao da WD.

Recomendo fazer uma pesquisa e verificar qual é o melhor para sua condição financeira no momento.

A sugestão do companheiro em fazer uma instalação limpa também é uma boa. Eu fiz a clonagem por não dispor de um pen drive para gerar a imagem de instalação que a Dell sugere / Microsoft oferece para realizar uma instalação limpa.

Nenhum evento encontrado!

Top