Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

A

20657

15 de fevereiro de 2016 05:00

Como realizar recovery da BIOS - Vostro 5470

Eu tenho um Vostro 5470. Substitui o HD vindo de fábrica por um SSD. Instalei um sistema Linux nele e o computador estava funcionando perfeitamente, sem apresentar qualquer problema. Havia uma partição para /home, outra para o / e uma outra partição do tipo EFI boot, visto que a BIOS estava no modo UEFI (e não no Legacy). Havia também uma partição vazia.

Decidi então instalar nessa partição vazia o Windows 10 em dualboot com o Linux (com uma chave original, no entanto diferente da vinda de fábrica, pois assim que o notebook chegou solicitei devolução do Windows).

O processo se instalação do Windows 10 foi concluído com sucesso, e foi solicitado que o computador fosse reiniciado no término da instalação).

Desde então ao computador ser ligado não é exibido nada na tela (embora se transmita luz), inclusive nem o logo da Dell é exibido. Removi então o SSD e coloquei de volta o HD vindo de fábrica, no entanto o problema prossegue. Já tentei realizar um clear CMOS, já tentei ligar num monitor externo, tentei ligar pressionando FN, F12, mas nenhuma dessas tentativas foi capaz de corrigir o problema.

Por fim, descobri o procedimento de recuperar a BIOS Phoenix utilizando um pendrive.

Com base nos links abaixo:

http://en.community.dell.com/support-forums/laptop/f/3518/t/19654297

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/85/t/47401

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/85/t/46567

https://blog.jmwhite.co.uk/2015/08/09/dell-xps-9530-uefi-bios-recovery/

Tentei realizar este procedimento no meu notebook, e o mesmo é inicializado.  Porém, antes do mesmo inicializar a gravação da BIOS ele exibe a seguinte mensagem: "Error 100 - Inválido BIOS Image!"

Segue abaixo um link com uma magem deste erro:

https://www.dropbox.com/s/nghnb4lvb7hmrh4/IMG_20160215_082317.jpg?dl=0

Embora este erro, eu acredito fortemente que com o arquivo de BIOS correto eu consiga recuperar a BIOS da minha placa mãe. Portanto, gostaria, se possível, que um técnico da Dell (ou outrem) com experiência neste procedimento de recuperação da BIOS tentasse me auxiliar.

Já liguei para o suporte, e nenhum dos técnicos que me atenderam já haviam realizado esse procedimento, me dando como única alternativa a troca da placa mãe. A troca da placa mãe não vale a pena, no meu caso, pois o valor cobrado é bem próximo ao que eu paguei no notebook. Gostaria muito que alguém disposto me auxiliasse na execução deste procedimento.

Obrigado.

199 Mensagens

17 de fevereiro de 2016 10:00

Olá alexsanderam, boa tarde!

 

Busquei estas ações sugeridas e nenhuma delas foi testada em nossos laboratórios, não conseguimos garantir sua eficácia.

Para está situação podemos ofertar a você somente o serviço de reparo a qual você solicitou o orçamento.

Infelizmente não disponho de outras ações a serem executadas.

8 Mensagens

17 de fevereiro de 2016 12:00

Sim, mas esse procedimento é conhecido sim pela Dell, tanto é que já foi sugerido em outras postagens, como citei nos links. Além disso, não é possível que uma empresa do porte da Dell não tenha um pouco mais de domínio sobre este procedimento. Eu descrevi em detalhes o meu problema, o que "ocasionou" o mesmo e as minhas tentativas de solução. Claramente não fiz nada de tão indevido para danificar permanentemente minha placa mãe. Gostaria ao menos que fosse dado um pouco mais de atenção ao meu caso, e que um técnico da Dell juntamente comigo tentasse entender a causa e as possíveis soluções para o meu problema, ao invés de simplesmente dizer que devo trocar a placa mãe do meu notebook, sendo eu o responsável pelo custo disso. Sei que meu computador está fora da garantia, mas repito: não realizei nenhum procedimento indevido. Então peço que, se possível, a Dell me desse uma atenção mais especializada.

9 Mensagens

21 de fevereiro de 2016 09:00

alexsanderam

Vi o e-mail que me enviou. Na verdade cheguei ao paryav através do post com os links que postou.

Resolvi me cadastrar para tirar algumas dúvidas. Estava escrevendo um post aqui pra você antes do almoço por um desktop Dell, mas pouco antes de terminar teve uma queda de energia. É não tem no-break aqui. rsrsrs

Em relação a limpar a cmos você quer dizer desconectar a bateria CR2032? Isso eu fiz. Não consigo entrar na BIOS (F2) e nem no boot menu (F12), apesar de aparecer a frase. Logo que carrega a barra azul abaixo do logo o laptop desliga e religa novamente, continuamente. Só para se desconectar a bateria. 

Sobre a avaliação (teste) pré-inicialização do sistema (ePSA), consegui executar uma única vez e não apresentou erros. Deu pra ver que o HD e a memória estavam sendo usados, pois estavam em azul. Ao contrário dos outros itens checados em verde, e a bateria em vermelho porque estava desconectada. Se não me engano o ePSA aparece antes do logo. Mas tenho que confirmar isso. Não sei se vou ter tempo de mexer nisso hoje ainda. Qualquer coisa eu te aviso.

Achei estranho esse problema aparecer agora, muitos usuários relatando quase ao mesmo tempo. Parece que a Dell programou isso pra tornar o 5470 obsoleto. Será que tem casos assim com o 5480?

1 Mensagem

24 de fevereiro de 2016 06:00

Conseguiu resolver o problema?

Esse notebook foi programado para falhar, o meu estava com o famoso problema na tela. Fui atualizar a BIOS, como recomendado pelo suporte da dell, e agora nada funciona.

9 Mensagens

24 de fevereiro de 2016 09:00

PRS_88

Ainda não consegui resolver. Esse procedimento de gravar/flashear a bios não é tão simples. Falta alguma coisa que não divulgam. O pulo do gato.

Mas eu concordo, a Dell fez uma obsolescência programada. Só como XPS eles ainda dão um pouco mais de atenção.

Como no Brasil a justiça e complicada e lenta, cheia de subterfúgios, as empresas aproveitam.

Além disso tem a exploração nos valores de venda. Paguei 2100 reais no meu com i5, touchscreem e placa de vídeo há 1 ano e 3 meses atrás. Hoje o mesmo bate 3 mil reais fácil.

8 Mensagens

1 de março de 2016 07:00

Eu também ainda não consegui resolver, por isso não respondi as outras postagens aqui.

Agora estou no aguardo de me responderem aqui:

http://forums.mydigitallife.info/threads/57635-Dell-XPS-13-9333-BIOS-Flash-Problem

Qualquer novidade, comunico.

 

9 Mensagens

1 de março de 2016 10:00

ALEXSANDERAM

Meu problema é diferente do seu porque meu computador liga e consegui acessar o OS desconectando o cabo PA. Dá uma olhada na thread:

http:// pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/85/p/47736/86142#86142

Lá o colaborador fala sobre a questão da BIOS:

Detalhe que para atualizar a BIOS em notebooks Dell são necessários:

  1. carregador (AC) conectado
  2. bateria conectada e com 10% de carga.

Quando não temos a bateria, há um comando que é possível tentar para o sistema ignorar a falta da bateria. Neste caso tem que fazer um pendrive bootável e executar o arquivo da bios da seguinte forma:

  • nome_do_arquivo_da_bios.exe /forcetype (em modelos antigos também funcionava /FORCEIT )

5 Mensagens

3 de março de 2016 10:00

ALEXSANDERAM

Consegui resolver o problema no meu Vostro 5470. Vou descrever o que aconteceu.


Fiz atualização da BIOS para ver. A12. Computador reiniciou e ficou na tela preta.


Ligar, desligar, segurar aqui ou ali não fazia nada. Percebi que a BIOS instalada estava ou havia sido corrompida na instalação.


Procurei na internet sobre recuperação de BIOS e descobri que é possível. Porém, descobri também todos os casos iguais ao meu e vi que era algo generalizado! Me desesperei também. Vi todos os seus posts, vi todos os lugares que você foi na internet, inclusive nos sites internacionais. Gastei 1 dia procurando soluções.

Daí que baixei o Phoenix/Dell/EFI SLIC Mod v.2.56 do site Bios Mods e descobri que as BIOS no site da Dell (ver. A09, A10, A11 e A12) são todas do tipo EFI/Insyde BIOS (e não Phoenix BIOS como relataram outros, talvez o modelo internacional fosse, ou isso muda pelo ano de fabricação, enfim...). Também não sei a relevância dessa informação, mas é isso.


Em seguida procurei novamente como Recuperar BIOS do tipo EFI/Insyde e contrei essa thread: https:// www.bios-mods.com/forum/Thread-Recovering-From-A-Bad-Insyde-Bios-Flash

As informações contidas nela podem ser parecidas com a de diversos outros sites e threads. Até porque testei diversas formas de fazer a tal recuperação via USB que você também relatou ter feito.


Usando a BIOS 5470A09.exe baixada por aqui: downloads.dell.com/FOLDER02191127M/1/5470A09.exe eu extrai os arquivos BIOS.cap e BIOS_BIOS.bin. Não modifiquei o nome de nenhum deles!


Usando um pendrive multilaser 16gb eu formatei em FAT32, formatação comum do windows mesmo. Copiei os dois arquivos pra dentro dele (volto a dizer, não alterei seus nomes) e fiz o procedimento do link da bios-mods citado a pouco.

Finalmente o notebook deu sinal de vida, os coolers ligaram, a tela acendeu, começou a apitar sem parar e a carregar a recuperação na tela. Terminou e reiniciou. Tirei o pendrive e pronto.

Farei um passo a passo do que fiz num segundo post. Desculpa o tamanho desse, apenas quis expressar minha trajetória até resolver meu problema e não precisar perder o notebook ou pagar mais de 1000,00 por algo que a Dell cagou.

É isso.

5 Mensagens

3 de março de 2016 10:00

Passo a Passo:

1. Baixe a BIOS original do site da Dell por esse link direto: downloads.dell.com/FOLDER02191127M/1/5470A09.exe (obs: versão A09, a que eu usei).

2. Coloque o arquivo baixado no passo 2 no diretório C:\ (apenas para facilitar o passo 4).

3. Aperte Win+R para abrir o "Executar" e digite cmd. Aperte Ok para abrir o prompt de comando. (Win é o botão com simbolo do Windows)

4. No prompt, digite: cd\ (isso direciona ao diretório C:\, local onde está o arquivo do passo 2).

5. No prompt, digite: 5470A09.exe /writehdrfile (isso gera 2 arquivos que estarão no diretório C:\, sendo eles o BIOS.cap e BIOS_BIOS.bin)

6. Utilizando um pendrive (eu utilizei um multilaser de 16gb comum), formate-o em FAT32 (ou seja, faça uma formatação comum, sem colocar rótulo no volume).

7. Copie os dois arquivos gerados no passo 5 para dentro do pendrive.

Após o passo 7 o seu pendrive de recuperação deve estar OK. Para o passo seguinte eu recomendo assistir esses videos antes: (remova os espaços antes)--> https : / / w w w .youtube.com/playlist?list=PLBqz1n2LBsCWutP6VFtv10oHLdNM7YGJ7

8. Desparafuse com cuidado todos os parafusos da tampa de trás do notebook e, com auxilio de uma peça fina de PLÁSTICO (NUNCA USAR METAL), vá destravando a carcaça aos poucos (ver videos acima citados).

9. Remova a bateria e o HD. (ver videos acima citados).

Não precisa remontar a carcaça, mas com cuidado, faça os passos a seguir, com ele aberto mesmo.

10. Insira o pendrive na USB do lado direito (ao lado do HDMI).

11. Desconecte qualquer periférico USB de rede e etc. Desconecte também o cabo de alimentação.

12. Segure o botão Win+B (Não solte até o passo 15).

13. Conecte o cabo de alimentação. Conte até 10 (sem pressa).

14. Aperte o botão de de Ligar. Conte até 2 (sem pressa).

15. Solte os botões Win+B. Aguarde alguns segundos (entre 10 ou 20).
 O notebook deverá ativar, o LED de Energia deverá piscar, os coolers deverão ligar e rodar mais rápido que o normal, a tela deverá (finalmente!) acender e mostrar o procedimento de recuperação, o qual ocorre sem qualquer intervenção, o notebook deverá apitar alto e sem parar até o procedimento acabar.

16. O notebook deve reiniciar sozinho após o termino. Na tela aparecerá que não há nenhum disco bootavel, um bom sinal. Desligue o notebook.

17. Recoloque a bateria e o HD. Antes de fechar, tente ligar para ver se deu certo.
 Se sim, feche o notebook.

18. Se você chegou ao passo 18 eu fico bastante feliz que resolveu seu problema.

8 Mensagens

3 de março de 2016 17:00

Olá Hiperydes.

Muito obrigado pela dedicação ao detalhar cuidadosamente a explicação do procedimento que você realizou.

Tentei seguir a risca cada passo que você descreveu, mas infelizmente para mim ainda não resolveu. Quando eu pressiono o botão ligar descrito no passo 14 é como se eu simplesmente estivesse apertando o botão de ligar sem estar executando algum procedimento. O computador "liga" porém só fica na tela preta transmitindo luz. Será que estou realizando algum passo da forma errada?

Antes de você realizar esse procedimento da forma descrita, você tentou utilizando a tecla ESC? Se sim, aparecia também "Invalid BIOS Image!"?

Muito obrigado!

1 Mensagem

14 de março de 2016 13:00

Boa tarde.

Meu vostro 5470 sempre apresentou o bug da tela azul bugando minha placa de video e a unica maneira de arrumar isso era atualizando a bios. Já havia feito varias atualizações da bios para arrumar isso. Sempre que abria battlefield 4, dava tela azul e a placa de video parava de funcionar. Só é possivel fazer ela voltar a vida atualizando a bios.

Ontem aconteceu este mesmo problema de tela azul e la fui eu fazer a atualização da bios como sempre fiz. Porem, com esta versão A12, meu vostro apresentou este mesmo problema. Não aparecia imagem nenhuma. Tela totalmente preta e somente o led do power ligado. Procurei na internet e nos foruns todos os metodos que vcs aqui utilizaram e não consegui fazer voltar a funcionar.

Após feita buscas na internet e testado todos os metodos, liguei para o suporte da dell e perguntei se eles ja tem alguma forma de arrumar este problema que vem acontecendo com VARIAS pessoas. O tecnico me recomendou contatar um tecnico especializado e disse que NENHUM TECNICO DA DELL PODE FAZER O PROCEDIMENTO DE REINSTALAR A BIOS E QUE É MELHOR PARA ELES TROCAREM A PLACA MÃE.

Apos o contato, desliguei o telefone e fiz o teste com outras versões da bios e todas sem sucesso. Até que tentei fazer a CORREÇÃO COM A mesma VERSÃO que deu problema, a A12 e CONSEGUI ARRUMAR.

Passos que utilizei:

1 - formatar pendrive FAT32(QUALQUER TAMANHO)

2 - baixei a versão A12 e extrai os arquivos

3 - copiei a bios.cap e coloquei no pen drive

4 - retirei o cabo de energia e a bateria do notebook

5 - coloquei o pendrive na entrada que fica ao lado da entrada hdmi

6 - segure END(fn+seta direita) e pluguei o cabo de energia.

7 - após 1 segundo do cabo plugado, soltei a tecla END(fn+seta direita)

8 - após 10 segundo, o notebook apita varias vezes e o cooler gira rapidamente

9 - espere o processo terminar que o sistema vai reiniciar sozinho

10 - computador funcionando e bios consertada!!

Espero ajudar alguem que teve o mesmo problema e a equipe dell, vamos se qualificar melhor porque é uma sacanagem o usuario ter que procurar como consertar o problema e a dell informar uma solução inviavel. NUNCA MAIS ADQUIRO UM DELL!!

8 Mensagens

19 de março de 2016 16:00

Obrigado pela disposição em ajudar MRCLLW.

O problema do meu é que ele não apresentou este problema após eu atualizar a BIOS, e sim após eu instalar o Windows 10, então eu não sei qual foi a versão da BIOS exata que estava instalada no meu laptop. Pelo que me recordo desde que eu comprei ele, nunca atualizei sua BIOS. Mas vou testar o que você falou.

Só um questionamento, com as outras versões de BIOS que você testou também exibia o mesmo erro que o meu: "Error 100 - Invalid BIOS Image"?

Muito orbigado!

13 Mensagens

7 de abril de 2016 12:00

MRCLLW você poderia me dizer com extrair o arquivo da BIOS? eu tentei o comando "BMWZ4A12.exe /writehdrfile" mas ele gera um arquivo .hdr e eu não sei como extrair esse arquivo. Tive o mesmo problema E NEM FODENDO vou pagar R$ 1400 por uma placa mãe porque esses FDPs colocaram uma ROM defeiuosa...

8 Mensagens

7 de abril de 2016 19:00

Olá Walter,

qual é o modelo do teu laptop, é o 5470 mesmo?
Se sim, acredito que você está utlizando um arquivo da BIOS errado, aqui tem algumas versões: www.dell.com/.../drivers. O comando de extração é este mesmo.

Infelizmente eu não consegui resolver o meu problema realizando este procedimento. Resolvi comprando uma BIOS já gravada: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717543892-bios-dell-vostro-5470-dajw8cmb8e1-14-5439-v14t-5470-_JM

13 Mensagens

8 de abril de 2016 11:00

Salve pessoal!!

Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos por terem ajudado no meu problema, consegui gerar os *.cab a partir do link me enviado pelo Alexandre e fiz o procedimento de acordo com as instruções do MRCLLW. 

Eu estava tentando muito fazer esse procedimento mas estava dando errado, quando eu soltava o End ele simplesmente acendia o led da bateria e desligava tudo, e eu já estava quase jogando o notebook na parede(Kkkk).

Daí eu me ative a um detalhe: O pendrive que usei estava com uma Label no Rótulo(aquelas labels que você coloca seu nome e blablabla), resolvi apagar essa label e simplesmente funcionou. Não sei se tem algo a ver, mas só consegui fazer iniciar o processo depois que removi essa label.


Obrigado, pessoal. E eu mais nunca na minha vida compro um Dell, simplesmente pelo fato de que eles poderiam ter pelo menos nos guiado no nosso problema mas simplesmente resolveram querer empurrar outra Mobo.(Hoje recebi duas cotações, uma de R$ 1000 pra enviar pra o centro de reparo e outra de R$ 1500 pra ajeitar em casa em 7 dias úteis)

Achei uma falta de respeito e este laptop foi o último da marca que comprei, eu até que gostei do laptop e do serviço prestado enquanto estava na garantia, mas depois disso é como se deixássemos de ser clientes deles, lamentável.

Abraço a todos! :-D

Nenhum evento encontrado!

Top