Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

A

20657

15 de fevereiro de 2016 05:00

Como realizar recovery da BIOS - Vostro 5470

Eu tenho um Vostro 5470. Substitui o HD vindo de fábrica por um SSD. Instalei um sistema Linux nele e o computador estava funcionando perfeitamente, sem apresentar qualquer problema. Havia uma partição para /home, outra para o / e uma outra partição do tipo EFI boot, visto que a BIOS estava no modo UEFI (e não no Legacy). Havia também uma partição vazia.

Decidi então instalar nessa partição vazia o Windows 10 em dualboot com o Linux (com uma chave original, no entanto diferente da vinda de fábrica, pois assim que o notebook chegou solicitei devolução do Windows).

O processo se instalação do Windows 10 foi concluído com sucesso, e foi solicitado que o computador fosse reiniciado no término da instalação).

Desde então ao computador ser ligado não é exibido nada na tela (embora se transmita luz), inclusive nem o logo da Dell é exibido. Removi então o SSD e coloquei de volta o HD vindo de fábrica, no entanto o problema prossegue. Já tentei realizar um clear CMOS, já tentei ligar num monitor externo, tentei ligar pressionando FN, F12, mas nenhuma dessas tentativas foi capaz de corrigir o problema.

Por fim, descobri o procedimento de recuperar a BIOS Phoenix utilizando um pendrive.

Com base nos links abaixo:

http://en.community.dell.com/support-forums/laptop/f/3518/t/19654297

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/85/t/47401

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/85/t/46567

https://blog.jmwhite.co.uk/2015/08/09/dell-xps-9530-uefi-bios-recovery/

Tentei realizar este procedimento no meu notebook, e o mesmo é inicializado.  Porém, antes do mesmo inicializar a gravação da BIOS ele exibe a seguinte mensagem: "Error 100 - Inválido BIOS Image!"

Segue abaixo um link com uma magem deste erro:

https://www.dropbox.com/s/nghnb4lvb7hmrh4/IMG_20160215_082317.jpg?dl=0

Embora este erro, eu acredito fortemente que com o arquivo de BIOS correto eu consiga recuperar a BIOS da minha placa mãe. Portanto, gostaria, se possível, que um técnico da Dell (ou outrem) com experiência neste procedimento de recuperação da BIOS tentasse me auxiliar.

Já liguei para o suporte, e nenhum dos técnicos que me atenderam já haviam realizado esse procedimento, me dando como única alternativa a troca da placa mãe. A troca da placa mãe não vale a pena, no meu caso, pois o valor cobrado é bem próximo ao que eu paguei no notebook. Gostaria muito que alguém disposto me auxiliasse na execução deste procedimento.

Obrigado.

1 Mensagem

2 de maio de 2016 12:00

Pessoal,não consegui com a BIOS 5470A09, mas deu certo com a 5470A12. Excelente o tutorial! Eu ja estava com o Vostro i7 jogado de canto e resolvi ver se algum santo resolveu, pois pela Dell eu teria trocado a placa mae por mais de R$ 1200,00. Pela primeira vez fiquei na mão e desapontado com a marca.

1 Mensagem

22 de junho de 2016 23:00

Amigo, a minha versão é a A11, e o notebook só liga quando ta com vontade, a minha bios é a A11, e o meu é um vostro 5470 i7, nvidia740m etc, o que você fez?

4 Mensagens

12 de agosto de 2016 13:00

Meu caro, seu procedimento funcionou, mas somente na versão A12, baixando dentro da página com o ServiceTag daquela máquina. Eu tentei primeiro com a versão A09 de outra maquina igual, e não funcionou.

Obrigado.

1 Mensagem

25 de setembro de 2016 14:00

Ao executar o comando  /writehdrfile no passo 5, foi gerado um único arquivo pra mim, o 5423a13.hdr. :(

9 Mensagens

20 de outubro de 2016 21:00

Pra mim tb não gera o arquivo cap de jeito nenhum quando dou o comando /writecapfile simplesmente ele abre o arquivo como se eu quisesse instala-lo e com o /writehdrfile acontece o mesmo que acontece com você

11 Mensagens

18 de janeiro de 2017 17:00

amigo o meu está com o mesmo problema, que o seu, nao consigo fazer o recovery, sem contar que já tirei a label do pen drive, deixei sem nada, e não dá certo, e outra vc copia os dois arquivos ou apenas o bios.cap

11 Mensagens

22 de janeiro de 2017 05:00

Galera fiz esse mesmo procedimento aqui abaixo e deu certo.

só que percebi umas coisas que vai ajudar vcs.

Boa tarde.

Passos que utilizei: (Atualizado)

1 - formatar pendrive FAT32(QUALQUER TAMANHO)

2 - baixei a versão A12 e extrai os arquivos (pode ser qualquer BIOS)

3 - copiei a bios.cap e coloquei no pen drive

4 - retirei o cabo de energia e a bateria do notebook RETIREI O HD TBM.

5 - coloquei o pendrive na entrada que fica ao lado da entrada hdmi

6 - segure END(fn+seta direita) e pluguei o cabo de energia.

7 - após 1 segundo do cabo plugado, soltei a tecla END(fn+seta direita)

(

NOS PASSOS 6 E 7, VCS PRECISAM TENTAR VARIAS E VARIAS VEZES, PQ NEM SEMPRE DÁ CERTO.

TENTEM FICAR ALTERANDO O TEMPO PARA SOLTAR AS TECLAS END + FN OU SÓ APERTAR A TECLA END SEM O FN, TENTE SEGURAR CONECTAR O CABO E DE IMEDIATO SOLTAR AS TECLAS, OU ENTAO DEMORAR 1 OU 2 SEGS, MAS SE VCS NAO DESISTIREM COM CERTEZA IRÃO CONSEGUIR

)

8 - após 10 segundo, o notebook apita varias vezes e o cooler gira rapidamente

(

NO PASSO 8 NO MEU CARO, O COMPUTADOR COMEÇOU A LER O PENDRIVE  E PÍSCAR O LED DE POWER, MAS NÃO ATIVOU VENTOINHA NEM NADA, TIVE QUE APERTAR O BOTAO POWER DEPOIS, AE SIM DISPAROU VENTOINHA E COMEÇOU BIPAR

)

9 - espere o processo terminar que o sistema vai reiniciar sozinho

10 - computador funcionando e bios consertada!!

questão galera é q a dell não passa o procedimento correto, e nenhum documento referente a boot de recovery de bios, isso que é mais irritante, querem que vcs comprem uma placa mae nova.

12 de maio de 2017 18:00

Meu amigo você me salvou, pensei q teria q compra uma bios ou compra outro note( que não será dell nunca mais) fiz passo a passo e pronto deu tudo certo note deu sinal de vida e está funcionando normalmente, valeu ai e.e

1 Mensagem

16 de agosto de 2017 12:00

Boa tarde amigo. Poxa, lhe agradeço muito!!! Meu dell 5470 ressuscitou!!! Seu procedimento funcionou perfeitamente ! 

DELL NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!

2 Mensagens

29 de novembro de 2017 03:00

Auguem sabe dizer se este procedimento funciona para outros modelos DELL?
ou se ha procedimento cimilar para p/ 

Inspiron 3421

1 Mensagem

30 de novembro de 2017 12:00

1. Baixe a BIOS original do site da Dell por esse link direto: downloads.dell.com/FOLDER02191127M/1/5470A09.exe (obs: versão A09, a que eu usei).

2. Coloque o arquivo baixado no passo 2 no diretório C:\ (apenas para facilitar o passo 4).

3. Aperte Win+R para abrir o "Executar" e digite cmd. Aperte Ok para abrir o prompt de comando. (Win é o botão com simbolo do Windows)

4. No prompt, digite: cd\ (isso direciona ao diretório C:\, local onde está o arquivo do passo 2).

5. No prompt, digite: 5470A09.exe /writehdrfile (isso gera 2 arquivos que estarão no diretório C:\, sendo eles o BIOS.cap e BIOS_BIOS.bin)

6. Utilizando um pendrive (eu utilizei um multilaser de 16gb comum), formate-o em FAT32 (ou seja, faça uma formatação comum, sem colocar rótulo no volume).

7. Copie os dois arquivos gerados no passo 5 para dentro do pendrive.

Após o passo 7 o seu pendrive de recuperação deve estar OK. Para o passo seguinte eu recomendo assistir esses videos antes: (remova os espaços antes)--> https : / / w w w .youtube.com/playlist?list=PLBqz1n2LBsCWutP6VFtv10oHLdNM7YGJ7

8. Desparafuse com cuidado todos os parafusos da tampa de trás do notebook e, com auxilio de uma peça fina de PLÁSTICO (NUNCA USAR METAL), vá destravando a carcaça aos poucos (ver videos acima citados).

9. Remova a bateria e o HD. (ver videos acima citados).

Não precisa remontar a carcaça, mas com cuidado, faça os passos a seguir, com ele aberto mesmo.

10. Insira o pendrive na USB do lado direito (ao lado do HDMI).

11. Desconecte qualquer periférico USB de rede e etc. Desconecte também o cabo de alimentação.

12 - segure END(fn+seta direita) e pluguei o cabo de energia.

13 - após 1 segundo do cabo plugado, soltei a tecla END(fn+seta direita)

14- após 10 segundo, o notebook apita varias vezes e o cooler gira rapidamente

15 - espere o processo terminar que o sistema vai reiniciar sozinho

16 - computador funcionando e bios consertada!!

Seguindo estes passo funcionou, deu flash na BIOS e o pc voltou a funcionar

1 Mensagem

3 de dezembro de 2017 16:00

Muito obrigado mesmo, fiz tudo isso e funcionou, mas ficou um ultimo problema: Ele só inicia agora com o tal pendrive conectado. Tem como corrigir isso pra ele iniciar sozinho ou preciso guardar pra sempre o drive?
PS: Meu POWER tá quebrado, então o unico jeito de ligar é pelo Fn+END

2 Mensagens

4 de dezembro de 2017 14:00

Amigos, como eu faço para gerar os arquivos cap e bin? toda vez que tento extrair é gerado apenas o arquivo hdr e outro rom

9 Mensagens

4 de dezembro de 2017 20:00

No meu caso também apareciam arquivos hdr e rom, e não consegui gerar arquivos cap nem bin, então não posso ajuda-lo. Desculpe.

Nenhum evento encontrado!

Top