Bernardouliana
1 Nickel

RE: [DICA] Intel Wireless N 7260

@DELL-MARLON J, aparentemente isso resolveu um problema que eu tinha ao utilizar um fone de ouvidos Bluetooth: quando eu efetuava um download e executava uma música simultaneamente a minha conexão WiFi caia e o notebook não conseguia sequer detectar redes WiFi próximas. Ao parar a música ou desligar o fone Bluetooth a conexão voltava.

Com o driver 17.0.3 e com a opção UAPSD desativada, minha conexão parou de cair... mas, ainda estou com problemas.

Efetuando testes de velocidade, quando o fone bluetooth está desconectado a minha conexão fica com 5,1Mbps. Assim que eu conecto o fone e começo a escutar uma música a minha conexão fica com 1,2Mbps. Lamentável isso.

Vendo sobre esse seu problema, resolvi então desabilitar os drivers Bluetooth. Com isso percebi que minha conexão melhorou muito (speed test que não passava de 3 MB, agora crava nos 10). Agora apenas quando fico com 2 barrinhas, a internet fica mais lenta. Porém nada que se compare ao como estava antes. 

BrunoLodo
1 Nickel

Mas há problemas ainda então?

babau
1 Copper

Estranho q as vezes bate o maximo nos www.testepower.com as vezes nao :T

mas ta bom, ia devolver pois tava mto ruim

RS Oliveira
1 Nickel

Incrivel!! Agora toda vez que abro um programa pra baixar torrent,  esse wifi derruba minha net que é a radio. Ta me dando odio desse notebook

Moderador
Moderador

@FelipePX,

Não havia verificado esta questão, pois raramento utilizo o bluetooth, então mantenho ele desligado no equipamento. Vou verificar se o mesmo ocorre aqui também e lhe retorno ok?

@RS Oliveira,

Se você limita a taxa de download para algo condizente com a velocidade que possui, este comportamento ainda ocorre? Já tive problemas semelhantes com torrent, e era uma questão de configuração do aplicativo, visto que o torrent tende a consumir toda e qualquer banda existente.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

RS Oliveira
1 Nickel

Marlon, isso nunca aconteceu com nenhum note que ja usei nessa rede. Inclusive, se nao estou enganado, não estava acontecendo com o primeiro driver que instalei quando recebi o note, em abril...

FelipePX
1 Nickel

@DELL-MARLON J,

Acredito que você possa testar da seguinte forma:

Comece um download de um arquivo grande e durante o download tente enviar um arquivo de 30MB (por exemplo) via Bluetooth para o seu celular. Creio que ao começar a transferência do arquivo para o celular, a taxa de download deverá cair bastante... como acontece aqui ao usar o fone.

Moderador
Moderador

Vou testar esta configuração sim. Infelizmente não tenho acesso à rede interna aqui na Dell para este teste, e minha internet em casa não é das melhores, mas vou validar este teste ainda hoje sim Smiley feliz

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Moderador
Moderador

Apenas dando um update na explicação deste problema, informando por que ele ocorre e por ele é solucionado quando desabilitamos a opção U-APSD:

U-APSD: Unscheduled Automatic Power Save Delivery, ou Economia Automática de Energia Não Agendada, também conhecida como WMM Power Save.

O que esta tecnologia faz?

Esta tecnologia já está presente em celulares há algum tempo, visando economizar bateria dos dispositivos. Pode chegar até 400% de economia em celulares e está sendo implementado recentemente em placas wireless pela Intel.

Basicamente, ele caracteriza e diferencia os pacotes de dados e suas prioridades e é muito recomendado para situações de comunicação bi-direcional, como o fluxo de voz em uma ligação.

Desta maneira, a placa wireless em comunicação com o roteador define quais pacotes de dados têm prioridade, visando dar preferência para, por exemplo, um streaming de vídeo do youtube no lugar de outros pacotes menos importantes, como atualizações do sistema operacional. O mesmo ocorre com o canal de voz, onde o mesmo seria priorizado para melhorar a qualidade.

Porém, há um problema. Com esta configuração, seria normal termos um delay maior em algumas tarefas que não são consideradas como de alta prioridade por este processo. Para termos uma noção melhor, as priorizações da placa seguem esta ordem:

1.  Voz
  2.  Vídeo
  3.  Melhor esforço
  4.  Background

Durante o processo de determinar quais pacotes têm mais prioridade, está havendo um conflito, gerando então conexão nula ou limitada, ou até mesmo quedas de conexão.

Também, ao implementarmos processos de economia de energia, podemos ter casos onde nem toda a banda de energia possível é oferecida à placa wireless, fazendo com que ela não visualize redes mais distantes. As que por ventura são detectadas, podem ter um sinal mais fraco, causando também a conectividade nula ou limitada.

Desabilitando esta funcionalidade, "informamos" à nossa placa que não queremos esta economia de energia, possibilitando que ela funcione no máximo de sua capacidade.

Acredito que esta tecnologia tenha um potencial tremendo, mas ainda precisa um amadurecimento maior para ser aplicada ativamente em todo e qualquer adaptador sem fio.

Espero que tenhamos esclarecido as questões deste problema, e ficamos à disposição caso tenham mais dúvidas.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Bernardouliana
1 Nickel

@DELL-MARLON J,

Marlon, 

Estou fazendo testes desde ontem e realmente quando desabilito o bluetooth ha uma melhora significativa.

Pode existir alguma relacao?

Att