Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

11752

12 de maio de 2014 09:00

Instalação de um segundo HD

Comprei a 1 semana um Vostro i7 com um HD de 500GB.

Logo de cara, já deu pra reparar que o gargalo da maquina é o HD mecânico.

Por isso gostaria de instalar um SSD para agilizar a inicialização do Windows e dos programas.

 

Gostaria de saber se há no Vostro espaço para este segundo disco, e quais as configurações para o mesmo.

 

E quanto a garantia, como fica?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

12 de maio de 2014 10:00

DOC_Hollidayy,

Notebooks por padrão não possuem a opção de um HD secundário, visto que internamente não há espaço físico para mais de 1 HD.

Caso o seu modelo de notebook possua um drive de CD/DVD, é possível substituí-lo por um adaptadora para um segundo HD, porém tal procedimento não é homologado pela Dell, e tal procedimento inclui a violação da garantia do equipamento.

Caso tenha interesse em trocar o HD, é possível instalar um SSD no lugar deste que possui, ou então utilizar um HD mSata (dependendo do modelo do seu equipamento) para aceleração do sistema operacional.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

13 de maio de 2014 04:00

A instalação do mSata, e reinstalação do sistema operacional/aceleração conforme descrito nestes dois tópicos abaixo:

Instalação: http://dell.to/16f9VTy 

Aceleração: http://dell.to/17xkp07 

Ao meu ver, é o melhor custo benefício para desempenho.

8 Mensagens

12 de maio de 2014 11:00

Então, meu Vostro não possui drive de CD/DVD.

Achei que seria possível colocar um SSD junto, mas já que não há espaço para isso, terei que trocar o HD mesmo.

 

Obrigado.

8 Mensagens

12 de maio de 2014 16:00

Estava relendo o topico, e depois que o fechei, pensei o seguinte:

Tem espaço para um mSata junto do HD mecanico?

Isso já resolveria o meu problema.

Se a resposta for sim, ai eu volto as perguntas la do primeiro post, mas dai pro mSata.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

13 de maio de 2014 04:00

DOC_HOLLIDAYY,

Sim, há um slot para um HD mSata no seu equipamento.

A única restrição que ele possui é quanto ao tamanho, que deve ser Half Size para conectar corretamente.

Você pode utilizá-lo para aceleração do sistema operacional instalado no HD mecânico, mas instalar o sistema no HD mSata acredito não ser a melhor opção devido às restrições desta tecnologia.

8 Mensagens

13 de maio de 2014 04:00

Então qual seria a melhor opção então para acelerar a abertura dos programas e do sistema?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

13 de maio de 2014 05:00

Eu utilizo aplicativos relativamente pesados, como pacote da Adobe para edição de vídeos, e nunca tive problemas com o espaço dele.

Ele utiliza os 18GB para Rapid Storage e 8GB para o Rapid Start.

Se quiser usar todo ele para o Rapid Storage, é possível sim, porém o outro não será ativado.

Sim, mais espaço é mais aplicativos acelerados. :)

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

13 de maio de 2014 05:00

O mSata funciona de duas formas.

Há 2 aplicativos que você irá instalar:

Intel Rapid Storage: Este aplicativo irá fornecer a aceleração do seu sistema operacional, onde serão identificados os arquivos mais utilizados por você e estes serão salvos em um volume RAID entre o mSata e seu HD mecânico para melhorar o desempenho. A leitura/escrita em tempo real é feita diretamente no mSata, que é responsável por transcrever posteriormente esta informação para o HD mecânico quando o sistema estiver ocioso. Todo este processo é automá*** e ocupa cerca de 18GB do espaço disponível no mSata, e nada no HD mecânico. Os arquivos para a inicialização também são salvos neste volume.

Intel Rapid Start: Uma partição de 08GB é criada (se você possuir mais de 8GB de memória RAM, pode utilizar mais espaço). Esta partição irá salvar no mSata os arquivos contidos na sua memória RAM no momento de desligamento ou suspensão/hibernação, tornando o processo de retorno quase que instantâneo pela velocidade de leitura/escrita do mSata.

Espero que tenha me expressado corretamente amigo, e se ficou alguma dúvida, pode contar comigo.

Eu utilizei por mais de 1 ano esta configuração, e mês passado investi em um SSD. Posso lhe dizer que na questão de desempenho não houve muita diferença. Há um pouco, mas nada exorbitante.

8 Mensagens

13 de maio de 2014 05:00

Resumindo, instale e seja feliz, o IRStorage faz o resto.

Mas uma duvida, o tamanho da partição faz diferença?

Digamos que num mSata de 32GB, eu particione em 18GB, esses 18 GB irão ser usados para acelerar o sistema, e os outro 14 como HD normal?

 

Ter mais ou menos espaço disponível para o IRStorage significa mais ou menos aplicativos acelerados ao mesmo tempo?

8 Mensagens

13 de maio de 2014 05:00

Ok, li os tópicos e entendi como acelerar o SO.

 

Mas para acelerar os programas, basta apenas instalar no mSata?(Isso reduziria o numero de programas a bem poucos com esta opção (justo visto que são somente 32GB))

 

Ou existe uma maneira de instalar os programas "meio-a-meio" com a inicialização sendo feita pelo mSata e o grosso do programa rodando no HD?

1 Mensagem

29 de maio de 2014 04:00

Olá Marlon,

Estou na duvida quanto a aquisição de um VOSTRO com HD mecânico ou SSD, o que está pesando na escolha é o tamanho do SSD, apenas 128GB. Pelo visto terei que fazer um upgrade se desejar mais espaço, certo? Ai vem a pergunta: Minha intensão é utilizar a tecnologia SSD, sendo assim, é preferível comprar um VOSTRO com HD mecânico e substitui-lo pelo tão sonhado SSD, com uma capacidade maior, ao invés de descartar um SSD de 128GB?

Desculpe, sou leigo nesse assunto....rsrsr

Grato.

Anderson. 

Nenhum evento encontrado!

Top