Highlighted
ArthurCoura
Bronze

Problema em BIOS - "Intel Rapid Storage" - Vostro 5470

Olá.

Acidentalmente modifiquei no menu da BIOS de meu Vostro 5470 que adquiri recentemente, a opção "SATA operation" - estava selecionada a opção "Intel Rapid Storage", daí eu troquei pela opção "AHCI" e salvei a alteração.

Consigo abrir o programa "Intel Rapid Storage" no Windows (8.1) e ele indica que está tudo "OK", porém na BIOS, em "SATA operation" agora só existe a opção "AHCI" - não existe mais a opção "Intel Rapid Storage".

Alguém sabe me dizer o que aconteceu? Como posso voltar a opção "SATA operation: Intel Rapid Storage" na BIOS?

Se restaurar o sistema para a versão de fábrica utilizando o menu do Windows 8, a configuração da BIOS volta ao normal?

Obrigado.

Obs.: Reinstale o software "Intel Rapid Storage" baixando-o pelo website da Dell, e atualizei a BIOS para a A09.

17 RESPOSTAS
Moderador
Moderador

RE: Problema em BIOS - "Intel Rapid Storage" - Vostro 5470

ArthurCoura,

Vamos tentar o seguinte:

• Entre na BIOS do seu equipamento
  • Pressione a tecla F9 para carregar os padrões de fábrica e confirme
  • Veja se a opção Intel Rapid retornou ao menu Smiley feliz

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

ArthurCoura
Bronze

Olá Marlon,

fiz conforme orientou mas a opção "SATA operation" permanece em "AHCI".

Na verdade, acho que foi assim que alterei esta opção: eu carreguei os padrões de fábrica da BIOS e salvei, daí a opção "Intel Rapid Storage" sumiu.

O software indica que está tudo ok, o problema está na BIOS - img em anexo.

No aguardo,

obrigado.

Moderador
Moderador

Arthur,

Não identifiquei na documentação deste equipamento que a opção deveria estar disponível para ser utilizada. Como o equipamento não é enviado com dispositivos mSata (que utilizariam do Intel Rapid Storage para aceleração), realmente não faz muito sentido em utilizar esta opção.

Como possui apenas um disco SSD no seu equipamento, ela não se faz necessária de ser habilitada na BIOS, pois não utilizaremos uma controladora específica para comunicação com seu sistema operacional (Intel Smart Response Technology).

Acredito que não temos nenhum problema neste cenário.

Você está tendo alguma dificuldade no uso do equipamento? Algum problema de desempenho?

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

ArthurCoura
Bronze

Marlon,

então os programas "Intel Rapid Storage" e o "Intel Rapid Start" não possuem nenhum efeito nesta máquina? Devo desinstala-los? 

Poderia me explicar melhor qual a função deles?

Não notei nenhum problema de desempenho do laptop.

ArthurCoura
Bronze

Faz sentido instalar a última versão: Intel® Rapid Storage Technology (Intel® RST) RAID Driver version 13.2.4.1000 ?

Nesta página da Intel diz que o Intel RST também favorece sistemas com apenas um disco rígido: http://www.intel.com/support/pt/chipsets/imsm/sb/cs-020784.htm

Moderador
Moderador

Arthur, favorece sim, porém a controladora da Intel na BIOS (Intel Smart Response Technology) tem outra função Smiley feliz Com ela você cria RAID, você pode acelerar um disco mecânico no seu equipamento utilizando um disco mSata, etc...

O aplicativo pode ser instalado em qualquer equipamento compatível. Você pode atualizar sim Smiley feliz

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

ArthurCoura
Bronze

Marlon,

já fiz várias tentativas, e até já restaurei/formatei o laptop para as configurações de fábrica através do Windows 8, porém a opção em "SATA operations: Intel Rapid Storage Technology" não voltou - continua apenas com a opção "AHCI".

Lembrando que inicialmente o laptop veio com a opção "SATA operations: Intel Rapid Storage Technology" selecionada na BIOS - ela sumiu depois que eu carreguei as configurações de fábrica da BIOS e salvei.

Sabe me dizer como eu faço para restaurar esta opção na BIOS?

No aguardo,
obrigado.

BOM DIA ARTHURCOURA,  CONSEGUIU RESOLVER SEU PROBLEMA, DESSA OPÇAO Q SUMIU DA BIOS?  EU TENHO O MESMO PROBLEMA...

Mayvon
Bronze

Tenho o mesmo problema!