Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

8775

14 de outubro de 2014 22:00

Problema em BIOS - "Intel Rapid Storage" - Vostro 5470

Olá.

Acidentalmente modifiquei no menu da BIOS de meu Vostro 5470 que adquiri recentemente, a opção "SATA operation" - estava selecionada a opção "Intel Rapid Storage", daí eu troquei pela opção "AHCI" e salvei a alteração.

Consigo abrir o programa "Intel Rapid Storage" no Windows (8.1) e ele indica que está tudo "OK", porém na BIOS, em "SATA operation" agora só existe a opção "AHCI" - não existe mais a opção "Intel Rapid Storage".

Alguém sabe me dizer o que aconteceu? Como posso voltar a opção "SATA operation: Intel Rapid Storage" na BIOS?

Se restaurar o sistema para a versão de fábrica utilizando o menu do Windows 8, a configuração da BIOS volta ao normal?

Obrigado.

Obs.: Reinstale o software "Intel Rapid Storage" baixando-o pelo website da Dell, e atualizei a BIOS para a A09.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

15 de outubro de 2014 05:00

ArthurCoura,

Vamos tentar o seguinte:

  • Entre na BIOS do seu equipamento
  • Pressione a tecla F9 para carregar os padrões de fábrica e confirme
  • Veja se a opção Intel Rapid retornou ao menu :)

8 Mensagens

15 de outubro de 2014 11:00

Olá Marlon,

fiz conforme orientou mas a opção "SATA operation" permanece em "AHCI".

Na verdade, acho que foi assim que alterei esta opção: eu carreguei os padrões de fábrica da BIOS e salvei, daí a opção "Intel Rapid Storage" sumiu.

O software indica que está tudo ok, o problema está na BIOS - img em anexo.

No aguardo,

obrigado.

1 Anexo

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

15 de outubro de 2014 11:00

Arthur,

Não identifiquei na documentação deste equipamento que a opção deveria estar disponível para ser utilizada. Como o equipamento não é enviado com dispositivos mSata (que utilizariam do Intel Rapid Storage para aceleração), realmente não faz muito sentido em utilizar esta opção.

Como possui apenas um disco SSD no seu equipamento, ela não se faz necessária de ser habilitada na BIOS, pois não utilizaremos uma controladora específica para comunicação com seu sistema operacional (Intel Smart Response Technology).

Acredito que não temos nenhum problema neste cenário.

Você está tendo alguma dificuldade no uso do equipamento? Algum problema de desempenho?

8 Mensagens

15 de outubro de 2014 12:00

Marlon,

então os programas "Intel Rapid Storage" e o "Intel Rapid Start" não possuem nenhum efeito nesta máquina? Devo desinstala-los? 

Poderia me explicar melhor qual a função deles?

Não notei nenhum problema de desempenho do laptop.

8 Mensagens

15 de outubro de 2014 12:00

Faz sentido instalar a última versão: Intel® Rapid Storage Technology (Intel® RST) RAID Driver version 13.2.4.1000 ?

Nesta página da Intel diz que o Intel RST também favorece sistemas com apenas um disco rígido: http://www.intel.com/support/pt/chipsets/imsm/sb/cs-020784.htm

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

16 de outubro de 2014 05:00

Arthur, favorece sim, porém a controladora da Intel na BIOS (Intel Smart Response Technology) tem outra função :) Com ela você cria RAID, você pode acelerar um disco mecânico no seu equipamento utilizando um disco mSata, etc...

O aplicativo pode ser instalado em qualquer equipamento compatível. Você pode atualizar sim :)

8 Mensagens

17 de outubro de 2014 22:00

Marlon,

já fiz várias tentativas, e até já restaurei/formatei o laptop para as configurações de fábrica através do Windows 8, porém a opção em "SATA operations: Intel Rapid Storage Technology" não voltou - continua apenas com a opção "AHCI".

Lembrando que inicialmente o laptop veio com a opção "SATA operations: Intel Rapid Storage Technology" selecionada na BIOS - ela sumiu depois que eu carreguei as configurações de fábrica da BIOS e salvei.

Sabe me dizer como eu faço para restaurar esta opção na BIOS?

No aguardo,
obrigado.

7 Mensagens

7 de novembro de 2014 03:00

BOM DIA ARTHURCOURA,  CONSEGUIU RESOLVER SEU PROBLEMA, DESSA OPÇAO Q SUMIU DA BIOS?  EU TENHO O MESMO PROBLEMA...

11 Mensagens

26 de maio de 2015 20:00

Tenho o mesmo problema!

21 Mensagens

27 de maio de 2015 05:00

Para quem usa SSD não faz sentido o uso do Intel Rapid. 

Até onde sei ele só tem efeito se voce estiver usando um disco mecanico em conjunto com um disco msata. 

Neste caso ele ira criar uma camada de aceleração usando o msata para apoio em velocidade de boot por exemplo. 

Eu instalei um SSD em meu Vostro e o boot é de 4 a 5 segundos o que no meu caso ja esta perfeito, estou usando o modo AHCI. 

197 Mensagens

27 de maio de 2015 06:00


Bom dia Yvon.

As opções Intel Smart Connect Technology e Intel Rapid Start Technology, funcionam somente se a máquina tiver os componentes necessários para uso delas.

Normalmente estas opções aparecem no próprio menu advanced desta BIOS para habilitar e desabilitar, após habilitar deveria aparecer no Sata Operation.

O que acontece é que neste modelo de BIOS do Vostro 5470, a Phoenix SecureCore Technology Setup, elas aparecem como padrão para todos os modelos de máquina que usam ela.

Provavelmente o o que ocorre é que ao carregar o Load Defaults a BIOS faz a releitura da máquina, e não encontrando o necessário para executar as opções citadas, desativa elas.

O que pode ser feito é uma atualização da BIOS do Vostro 5470 para uma nova versão com o carregador conectado, para verificar se aparece novamente.

Link para atualização da BIOS: downloads.dell.com/.../5470A11.exe

Posso ajudar em algo mais?

11 Mensagens

28 de maio de 2015 13:00

Igor,
Obrigado pela resposta.

Eu comprei um dispositivo SSD de 32Gb de entrada Msata e Half-size, que é compatível com o Vostro.
Ao instalar a peça, não aparecia a opção 'Intel Rapid Storage Technology'.
O que me deixou preocupado.
Eu retirei a peça, entrei na BIOS e apartei F9 (Configurações de Fábrica), salvei e desliguei.
Coloquei a peça, e então a apareceu a opção, selecionei e salvei.

Consegui instalar corretamente, e o desempenho melhorou bastante.

Porém tenho uma dúvida.
A função 'Intel Rapid Start Technology' (que cria uma partição de hibernação) consta como ativada/ligada, porém quando entro no Gerenciador de Discos do Windows, mostra que a partição está vazia.
Teoricamente ela não seria usada para guardar dados? Porque permanece vazia?
Isso é normal? 
Se você puder me ajudar nisso ficarei grato.

197 Mensagens

29 de maio de 2015 07:00

Bom dia Yvon, favor efetuar o procedimento a seguir para  acelerar o sistema operacional:

1- Limpe o SSD, acessando o prompt de comando em modo de administrador, digite o seguinte apertando Enter após cada comando:

Diskpart

List Disk (Aqui aparecerão os discos, verifique a numeração do SSD)

Select Disk X (X será o numero referente ao SSD)

Clean

Após isto feche o prompt de comando.

2- Desinstale o Intel Rapid Storage que instalou anteriormente pelo painel de controle

3- Reinicie a máquina, e fique apertando F2 ao iniciar ela para entrar na BIOS.

Quando estiver na BIOS vá na aba advanced e no item Sata Operation, ou Sata Mode em outros modelos de BIOS, selecione  (ISRT), salve e saia da BIOS.

Ao acessar o Sistema operacional, faça o seguinte para definir a partição de hibernação:

4- Abra o prompt de comando como Administrador e digite:

Diskpart (Enter)
list disks (Enter)
select disk X (Enter) (Onde X representa o HD SSD) 
Clean (Enter)
create partition primary size=8192(Enter) Exp. Com 8 Gb de Memória: 8Gb x 1024Mb =8192Mb 
Set id=84 override (Enter)
Reinicie o OS.

5- Baixe o Intel Rapid Start através do seguinte link e instale, reiniciando após isto: 

http://downloadmirror.intel.com/22194/a08/iata_cd.exe

6- Após instalar ele demora um pouco para executar, selecione a aba Acelerar e ative a aceleração, configurando conforme a seguir:

-Selecionado o SSD

-Coloque o espaço máximo,

-Selecione o disco a ser acelerado

-Selecione o Modo Aprimorado e clique em ok.

Aguardo o seu retorno com o resultado.

Assim sera utilizado todo o espaço do SSD para a aceleração do sistema operacional.

3 Mensagens

10 de agosto de 2015 22:00

Olha depois de muito custo formatei o pc, do zero reistalei o windows, instalei drivers para raid da intel, mexi no registro habilitando para raid, desabilitei GUI UEFI e outros aí tentei essa maneira que você descreveu e deu certo agora o rapid detecta o msata ssd, mas não está acelerando, crei o volume cache a particião de hibernação e tudo mais, mas consta erro na hora de selecionar para acelerar eu clico e o software fica parado até que mate o processo no gerenciador de tarefas ai quando abro novamente ele esta lá sem aceleração. Me ajude aí já perdi 2 dias formatando e reformatando e tentando novamente, e por sinal preciso de um disco de recuperação da dell caso eu queira voltar ele para como estava de fabrica se possível. Segue imagem em anexo.

Att;

André Elias Ribeiro Morais

Banco do Brasil Tecnologia e Serviços

andlias@hotmail.com / andre.morais@bbtecnologia.com.br

11 Mensagens

15 de setembro de 2015 05:00

Estou com exatamente o mesmo problema. 

Ficarei grato se você puderem solucionar isso.

Nenhum evento encontrado!

Top