Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

8079

3 de julho de 2015 11:00

SSD TRAVANDO NOTEBOOK DELL: VOSTRO 3460 TRAVANDO COM SSD SAMSUNG 840EVO 500GB

Tenho um notebook Dell Vostro 3460 Vostro I7-3632QM com RAM de 8GB e HD 1TB, com Windows 7 Ultimate 32 bits, faz 3 meses que estou tentando trocar o HD normal por SSD, e fazer funcionar com SSD da Samsung EVO 840 de 500GB.  O notebook após algum tempo de uso normal, trava constantemente, ora pára do nada, ora dá tela azul e trava. Quando acessa um HD externo em diretório com muitos arquivos(+ - 100000 arquivos xml) o sistema também  trava).  O sistema trava mais navegando na internet, ou seja nas telas gráficas. Este note veio com placa gráfica de 1GB  NVIDIA Ge Force GT630M.

O que já foi feito:

1) Mudei setup do BIOS para SATA operation para AHCI, reinstalei Windows 7 do zero, não adiantou, continua travando.

2) Já formatei o SSD várias vezes com DISKPART na linha de comando, formato MBR e NTFS, não resolve.

3) O Windows 7 gastou 21 GB e quando resolvi diminuir o tamanho da partição para criar nova partição só aceita diminuir 220 GB, Como SSD tem  util 476GB gostaria de diminuir 376 GB para deixar para Windows 100 GB mas o sistema não aceita. A primeira partição com S.O. ficou com 240GB e quando tento diminuir dá zero byte para diminuir. Muito estranho.

4) Tentei trabalhar também com Windows 8, deu os mesmos problemas de travamento.

5) Antes de comprar SSD sempre trabalhei neste notebook com dual boot, windows 7 32 bits devido exigência do meu serviço, e windows 8 e ainda hoje trabalho assim normalmente.

6) Tentei usar o Aplicativo da Samsung Migration, clonei  normalmente, o sistema trava do mesmo jeito.

7) Creio que o problema de travamento, não está na migração ou instalação do Windows, parece que  falta atualizar algum FIRMWARE ou falta fazer algum setup no Bios. No CD que veio junto com SSD a documentação  nada esclarece. Tentei rodar  o aplicativo que veio do CD o Magician não esclareceu nada.

O QUE FALTA FAZER PARA NÃO TRAVAR ?

Quem puder me ajudar agradeço,

Grato,

Rmotizuki

468 Mensagens

3 de julho de 2015 14:00

Olá,

Antes de realizar a instalação deste novo HD, o seu equipamento estava apresentando falhas? Caso não, não podemos descartar que o SSD esteja em falha,

Após uma breve pesquisa, verifiquei que este SSD possui update de firmware, e um software(Samsung Magician Software) onde possui ferramentas de gerenciamento e monitoração do estado de saúde da peça, informações coletadas no site do fabricante abaixo: 

http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/minisite/SSD/global/html/support/downloads.html

Por favor, informe a TAG do seu equipamento, assim verifico as configurações do mesmo, e verificamos as opções na bios correta para instalação do windows.

7 Mensagens

3 de julho de 2015 14:00

Olá Tiago,

O meu notebook já apresentou um problema de HD quando completou 1 ano e 3 meses, comprei um novo HD normal, baixei ultimo backup, e aí continuei trabalhando até hoje sem problemas. Hoje já faz 2 anos e 2 meses, então para melhorar desempenho resolvi comprar um SSD de 500GB, com finalidade de fazer um dual boot com windows 7(32 bits) e 8(64bits).  Parece que o SSD não tem defeito de fabricação, é novo, e comprei via Amazon,com e entregue no hotel em Orlando(EUA).

Tenho certo receio de baixar firmware, vi casos em que após instalar danificou o SSD.

Quanto ao aplicativo Magician, veio no próprio CD que acompanha o SSD.

Já havia instalado este aplicativo mas não avalei com detalhes os resultados. Talvez aqui poderia mostrar se o equipamento veio com defeito.

 

SERVICE TAG (S/N) 9Q607W1

Grato,

Rmotizuki

7 Mensagens

3 de julho de 2015 15:00

Olá Tiago,

Realmente o meu note tem mSata de 32 GB, mas quando alterei o setup para AHCI acreditei que desabilitei o mSata.

Então por favor como mudar configuração para não utilizar o mSata. Com certeza creio que isto está causando o travamento.

Grato,

Rmotizuki

468 Mensagens

3 de julho de 2015 15:00

Rmotizuki,

Verifiquei que o teu equipamento possui um MSATA de 32 GB,

Antes de instalar o Windows no novo SSD 500 GB, você chegou a desabilitar a aceleração no sistema antigo? Pois o MSATA fica armazenado em cache informações do sistema antigo, podendo ocasionar problemas no sistema atual.

468 Mensagens

3 de julho de 2015 16:00

Rmotizuki,

Neste caso você esta certo, no momento em que na bios SATA Operation foi alterada para AHCI, o Msata não esta mais sendo utilizado, se estivesse em Intel Smart Response o Msata ainda estaria ativado e ai sim geraria conflitos,

Vamos tentar o seguinte, instale o aplicativo Intel Rapid Storage, este app pode melhorar o desempenho em relação a comunicação da controladora com o HD ssd podendo até corrigir as falhas.

Win 7 64 b: 

http://downloads.dell.com/FOLDER01806924M/1/Serial-ATA_Driver_15PPR_WN_12.8.2.1000_A03.EXE

Win 8.1 64 b:

http://downloads.dell.com/FOLDER01742139M/3/5460_Serial-ATA_Driver_NGJJW_WN_12.8.2.1000_A00.EXE

Aconselho a instalar o Dell Support assist e realizar um checkup de Hardware no equipamento, navegando pelo aplicativo também é possível analisar o que esta causando a tela azul no sistema.

Segue link com instrução de uso e download.

http://www.dell.com/support/contents/br/pt/19/article/Product-Support/Self-support-Knowledgebase/software-and-downloads/support-center

Até mais!

7 Mensagens

4 de julho de 2015 07:00

Olá Tiago,

Como o meu Windows 7 é de 32 bits, gostaria que você me informasse o link do aplicativo Intel Rapid Storage para:

Win 7 32 b:

Por outro lado conforme sua orientação instalei e executei um checkup com Dell Support Assist, na seguinte sequencia:

1)  Antes rodei Samsung Magician e o aplicativo automaticamente atualizou o último firmware para este SSD, Rodei o aplicativo e atualizei OS Optimatization para máximo de confiabilidade do SSD.  Dei uma geral em todas as pastas do aplicativo e mostrou que o SSD está bom com sinal verde sem nenhum defeito, rodei benchmarh e acusou normal a velocidade de leitura e gravação. Em resumo o SSD não tem defeito. Parece que após atualização do firmware do SSD o note não está travando.

2) Com o aplicativo Dell Support Assist, rodei 2 checkups, um checkup normal 10 minutos deu tudo normal OK, depois rodei checkup stress total 21 minutos de execução, também normal OK.

Como já estou a 4 horas trabalhando com disco SSD sem travamento pode ser que tenha resolvido, vamos aguardar mais algum tempo, caso volte o problema então eu retorno a este forum.

Tiago, agradeço muito pela sua ajuda.

Grato,

Rmotizuki

7 Mensagens

15 de julho de 2015 11:00

Olá Tiago,

Estou retornando porque o meu note Dell Vostro 3460 voltou a travar com SAMSUNG SSD EV0 840.500 GB.

Passei uns 10 dias trabalhando normalmente sem nenhum problema com SSD instalado com Win7 32 bits, acreditei que realmente tinha conseguido resolver definitivamente o travamento com tela azul.

1) Não sei se foi coincidência ou não, quando espetei o meu celular para baixar algumas fotos, e este smartphone Samsung foi primeira vez que espetei neste note, quando começou instalar automaticamente o driver o note travou.  A partir deste momento começou a travar em qualquer momento.

2) Voltei um backup de um dia atrás, quando espetei um HD externo o note começou a travar com tela azul. Então voltei novamente o backup e deixei o note rodando se um hd externo, depois de uns 15 minutos do nada começou a travar com tela azul do windows. 

3) Este ultimo backup está com todas ultimas atualizações do windows, então vou voltei um backup logo após a re-instalação do windows 7 sem nenhum update.

4) Este backup que eu voltei eu fiz esta noite, hoje de manhã, percebi que o note estava normal sem problemas, aí pensei então foi atualização do windows que estava melando.  Passado algumas horas trabalhando, para ter certeza que estava tudo  OK, fui rodar o DELL SUPPORT ASSIT, entrei na opção stress 15 min, pronto o sistema travou com tela azul do windows.  A partir deste momento não consegui fazer mais nada.

5)  O estranho é que re-instalando do HD normal de 1 TB o note funciona normalmente, isto certifica que o note Dell Vostro 3460 está integro, não tem defeito, ou seja está faltando configurar alguma coisa no SSD que eu não sei, está com AHCI no Bios e atualizado ultima firmware do SSD.

Peço ajuda de alguem se tiver alguma dica !

Grato,

Rmotizuki

468 Mensagens

15 de julho de 2015 13:00

Rmotizuki,

Uma questão importante que deve ser frisada, é você estar utilizando o Windows 7 32 Bits em um equipamento com 8 Gb de memória, vale lembrar que sistema 32 Bits não reconhece mais que 4 GB, você poderia ter um desempenho bem melhor com o Windows 64 Bits.

Podemos tentar detectar o que esta causando a tela azul no windows, precisamos analisar os arquivos DUMPS que são armazenados no windows quando a Tela azul é apresentada. 

Para coletar o arquivo, acesse a seguinte pasta, Meu computador, Abra o C: > Windows > Minudump, dentro desta pasta copie os arquivos,

Crie uma nova pasta na sua área de trabalho, e cole estes arquivos.

Após acesse o site: http://www.osronline.com/page.cfm?name=analyze \ vá em Browse, localize a pasta onde colocou os arquivos (Areá de Trabalho), após selecionar vá em Upload DUMP, como na imagem abaixo.

Na próxima tela copie a informação que vai estar mais abaixo na página como na imagem abaixo:

IMAGE_NAME: XXXXX

Com esta informação, pode ser que conseguimos detectar o que causa a tela azul.

Até mais.

7 Mensagens

15 de julho de 2015 18:00

Olá Tiago,

Não encontrei esta pasta   >Windows\Minudump\   no disco que está instalado o Win 7, talvez o windows tenha apagado devido após a tela azul tenho executado boot na opção segurança. Procurei os arquivos dump em todo o disco e não os encontrei.

Teria que provocar alguns travamentos com tela azul sem em seguida  rodar boot com opção segurança para ver se os arquivos dump continuam no disco.

Aguardo retorno,

Grato,

Rmotizuki

468 Mensagens

16 de julho de 2015 13:00

Pode ser que não esteja habilitado no windows a opção de guardar os arquivos de despejo de memória,

Verifique se esta habilitado como no passo a passo abaixo:

Apos este processo, utilize o sistema até que apresente novamente a Tela azul, após tente localizar o arquivo .dmp

7 Mensagens

27 de julho de 2015 12:00

Olá Tiago,

Creio que consegui resolver o travamento do note, o que foi feito:

1) Fiz reset de fábrica, conforme diz no FAQ da Samsung, através do aplicativo Magician e na opção Secure Erase. Como no note só tem uma interface Sata, levei o SSD em um tecnico de desktop e espetei em um barramento Sata. Deixei set up de Bios no Sata operation em AHCI.

2) Fiz download de todos os 47 drivers do site da Dell, e re-instalei.

Com os itens 1 e 2 o note parou de travar.  

Agora, já fiz também dual boot com Win7 64 bits e Win7 32 bits,  instalei também o Win XP na virtual machine da Oracle/virtual box, todos os 3 windows estão funcionando sem travar faz 15 dias. 

Abraços,

Grato

Rmotizuki

1 Mensagem

15 de janeiro de 2019 04:00

O que resolveu pra mim foi:

a. alterar na BIOS para AHCI (não resolveu por si só)

b. alterar configurações de energia do windows:

b.1 - Entre em Opções de Energia (do Windows)

b.2 - "Alterar Configurações do Plano" (no plano de energia selecionado, lógico)

b.3 - "Alterar Configurações de Energia Avançadas"

b.4 - No item "Disco Rígido", alterar a propriedade "Desligar o Disco Rígido Após" para um período maior (o meu tava em 20 min. - coloquei pra 100 min.) - fiz isto para ambos: "na bateria" e "na tomada"

Pra mim resolveu, não ocorreu mais o problema.

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

15 de janeiro de 2019 07:00

No site do ssd tem os firmwares

https://www.samsung.com/semiconductor/minisite/ssd/download/tools

Selecione o modelo e atualize. O primeiro passo instalar do zero deveria resolver, resta o firmware

Nenhum evento encontrado!

Top