Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

32913

28 de julho de 2014 06:00

Vostro 5470 - 16GB vs. Limite Upgrade RAM

Olá galera!

Decidi aumentar a memória do meu Vostro. Substituí o pente atual (4gb) por um Corsair CMSX16GX3M21600C9, de 16gb.

O objetivo era comprar um de 8gb, porém me deparei com 16gb à um preço semelhante, e acabei optando pela segunda opção.

Porém, após instalado o pente, notei que o Windows reconhece 8gb dos 16gb disponíveis. Consultando isso mais a fundo, averiguei no manual que a especificação máxima do notebook no que diz respeito à RAM é de 8gb.

Pergunto: esta limitação é física (hardware)? Ou existe algum meio (tweak) ou atualização futura (chipset/bios) que poderia vir a utilizar o montante total de memória disponível?

Agradeço antecipadamente à todos que puderem contribuir!!

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

28 de julho de 2014 10:00

Topes,

Se for, segundo a documentação, ele suporta até 16GB de RAM: http://ark.intel.com/products/75459/Intel-Core-i5-4200U-Processor-3M-Cache-up-to-2_60-GHz

Você pode validar como a memória é reconhecida na BIOS?

118 Mensagens

28 de julho de 2014 22:00

Marlon, DanFerreira, boa noite!

Dan, sou muito grato pela ajuda, mas devemos ter calma... primeiro precisamos identificar qual é o real problema.

Marlon, muito obrigado pela sua (sempre muito ágil e prestativa) ajuda.

Verifiquei na BIOS e ele reconhece 8GB mesmo. Mas, após seu comentário, fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi desmontar a máquina novamente e examinar melhor o pente de memória. Minhas suspeitas se confirmaram: Apesar da etiqueta dizer cmsx16gx3m2b1600c9, minha memória é de 8gb.

Cheguei à esta conclusão contando os blocos e multiplicando pela capacidade (8 blocos de cada lado, 512mb cada um = 8GB... Fiz umas fotos, mas não consigo upar em função da restrição de 64kb para imagens...)

PS¹: Felizmente, não fui lesado. Peguei NF e comprovante de pagamento, foi cobrado/vendido como 8GB mesmo. Paguei USD97,00 na Nave Atacado (PY).

PS²: A alteração fez bem para a máquina, está rodando mais tranquilo com muita coisa aberta (vulgo Chrome comedor de memória hahaha), provavelmente em função do menor uso de cache do HD. Fiz alguns testes toscos e o maior uso de memória que consegui foi 6gb. Ainda assim, quem for fazer a mudança da memória, recomendo ir direto para 16gb, sempre cuidando para não comprar memória com latência ruim...

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

29 de julho de 2014 04:00

Topes,

Que bom que você identificou o que estava acontecendo. Realmente, uma limitação destas seria novidade para mim.

Uma pena que você acabou pegando o módulo de 8GB e não de 16GB :(

Há, não esqueça de ajustar o tamanho do arquivo de paginação caso não esteja para ser ajustado automaticamente :)

118 Mensagens

28 de julho de 2014 10:00

Marlon!

Meu Vostro é i5, 4200u se não me engano...

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

28 de julho de 2014 10:00

Topes,

Na documentação oficial realmente há menção de suporte até 8GB DDR3L.

Qual o processador do seu equipamento? Sei que processadores de 4º geração tem uma situação de suportar até 16GB por canal de memória.

6 Mensagens

28 de julho de 2014 14:00

A Dell não consegue explicar o motivo? Talvez seria limitação do barramento da placa mae nao? (leigo aqui)

118 Mensagens

29 de julho de 2014 06:00

Legal, muito obrigado pela lembrança!

Grande abraço!

6 Mensagens

29 de julho de 2014 07:00

Opa, não me entenda mal Topes.
Não quis parecer arrogante. O Marlon é sempre muito util e prestativo. Acompanho os topicos e ele é sempre pró ativo na resolução dos problemas da galera. Fora que possui bastante conhecimento. O suporte da Dell como um todo é muito bom. O que eu quis dizer era se havia um motivo oficial por parte da empresa (uma explicação por parte da Dell do porque vender o note informando a limitação). Talvez a limitação de algum componente de Hardware. Mais a cunho de curiosidade mesmo. No mais, agradeço a ambos pela contribuição a comunidade.

118 Mensagens

29 de julho de 2014 08:00

Legal Dan

É que já estamos tão acostumados a ver patada sendo distribuída "na faixa" que ficamos ariscos hahaha

Abração!

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

30 de julho de 2014 05:00

Obrigado pelas palavras Dan. Print :)

Realmente, se houvesse essa limitação seria algo que eu poderia pesquisar, pois seria uma grande novidade para mim. Não trabalhamos com limitação alguma na parte de hardware, apenas há alguns softwares que têm limitações de hardware, como o Dell Backup and Recovery, que só funciona para aplicar a imagem em um HD de mesmo tamanho do original, mas são por questões de licenciamento e evitar a pirataria, este tipo de coisa.

:)

118 Mensagens

11 de agosto de 2014 06:00

Rafael,

A linha Vengeance da Corsair tem. Mas realmente é difícil encontrar.

19 Mensagens

11 de agosto de 2014 06:00

tem pente de 16gb ddr3l para note?? pois soh achei kits com 2 de 8gb...

2 Mensagens

9 de novembro de 2014 06:00

Topes,

Que bom que você identificou o que estava acontecendo. Realmente, uma limitação destas seria novidade para mim.

Uma pena que você acabou pegando o módulo de 8GB e não de 16GB :(

Há, não esqueça de ajustar o tamanho do arquivo de paginação caso não esteja para ser ajustado automaticamente :)

Marlon, boa tarde. Me tire uma duvida por gentileza: Uma limitação de 8GB de RAM no Vostro 5470 seria uma novidade? Mas o documento oficial diz que só suporte 8GB, como isso seria uma novidade?

Não me entenda mal, pergunto isso pois gostaria de realizar um upgrade de memória e seria ótimo se pudesse pular direto para 16GB.

Neste caso posso considerar 16GB compatível ou seriam 8GB mesmo? Fiquei confuso...

Desde já agradeço.

118 Mensagens

9 de novembro de 2014 16:00

DELL-Marlon J

Topes,

Que bom que você identificou o que estava acontecendo. Realmente, uma limitação destas seria novidade para mim.

Uma pena que você acabou pegando o módulo de 8GB e não de 16GB :(

Há, não esqueça de ajustar o tamanho do arquivo de paginação caso não esteja para ser ajustado automaticamente :)

Marlon, boa tarde. Me tire uma duvida por gentileza: Uma limitação de 8GB de RAM no Vostro 5470 seria uma novidade? Mas o documento oficial diz que só suporte 8GB, como isso seria uma novidade?

Não me entenda mal, pergunto isso pois gostaria de realizar um upgrade de memória e seria ótimo se pudesse pular direto para 16GB.

Neste caso posso considerar 16GB compatível ou seriam 8GB mesmo? Fiquei confuso...

Desde já agradeço.

Adriano, vou responder pois pode ser que o Marlon não esteja mais acompanhando este tópico.

Discuti este mesmo assunto com ele, ele fez umas pesquisas para mim e, ao que tudo indica, o que imprime a limitação de RAM neste caso é o processador. Como os processadores i5 aguentam até 32GB de RAM, deverá ter tudo reconhecido.

Lembre-se de pegar uma memória com boa latencia (menor = melhor) para não ter o seu desempenho prejudicado.

Abraço!

2 Mensagens

10 de novembro de 2014 02:00

Topes, muito obrigado cara. Um abraço!

Nenhum evento encontrado!

Top