Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

1478

21 de outubro de 2015 19:00

Vostro 5470 Adicionar mSata 128Gb

Tenho um vostro 5470, I5, que não veio com mSata.

O HD mecanico de 500Gb esta  particionado como veio de fabrica.

Instalei o drive mSata, e alterei na bios para usar o intel smart reponse, e ao tentar iniciar o PC, não consigo, informa que não acha o sistema.

Voltei na bios pra AHCI e ele deu boot novamente.

Como faço para ativar o intel rapid start e o cache no mSata, sem formatar o sistema e reinstalar tudo.

Porque se ativo o intel smart response na bios, não consigo fazer boot no pc.

477 Mensagens

22 de outubro de 2015 04:00

olá Mpsampa01,

Não há essa possibilidade de adicionar o Msata sem reinstalar o sistema.  :emotion-6:

Isto porque a tecnologia não está ativada. O Intel RST ele é um controlador de discos. Ele que gerencia o cache dos SSD e do HD.

Como o sistema está instalado com AHCI o controlador é nativo, sendo o ISRT ignorado.

Então os sintomas que você informa são normais.

Para instalar o sistema com o recurso de Msata e ISRT tem um link do fórum que compartilho mais abaixo, mas sinceramente, com um SSD de 128Gb não consigo ver vantagem em usar o cache. Já que 128Gb dá para instalar normalmente um sistema, salvo se você instala muitos programas como jogos que ocupam muito espaço das pastas de sistemas (estes caminhos podem ser alterados).

pt.community.dell.com/.../30166

477 Mensagens

22 de outubro de 2015 08:00

olá Mpsampa01,

Sim, a melhor performance e opção é utilizar apenas o Msata em padrão do SATA OPERATION como AHCI.

Se o windows for 8 ou superior, não esqueça de deixar o secure boot habilitado e instale em modo UEFI, para manter a alta performance.

Sobre movimentação de local padrão dos meus documentos basta seguir a ideia do artigo no fórum da MS. https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/776bc5b6-58fa-44fb-857a-a5b440d52ccc/alterar-local-da-pasta-documentos-no-win-8 :emotion-5:

6 Mensagens

22 de outubro de 2015 08:00

Ola Emerson

Então entre instalar o sistema com o ISRT e transferir o sistema operacional para o mSATA, a melhor opção, e com mais performance, é transferir o sistema operacional para o mSATA?

Pois realmente não utilizo programas muito grandes, e os 128Gb devem acomodar bem o windows e os arquivos de programas, enfim o sistema operacional inteiro.

Se possivel você pode me indicar artigo sobre como fazer para direcionar os diretorios de musicas, videos e fotos para o hd mecanico, pois estes são os diretorios que ocupam mais espaço dentro do meu diretorio de usuarios.

Agraceço pelas informações e sua atenção.

att

Marcelo

6 Mensagens

28 de outubro de 2015 10:00

Ola Emerson, 

Resolvi optar pela solução mais rapida para migração do HD mecanico para mSata, que é clonar o HD mecanico para o mSata.

Para isso tive que copiar os arquivos que não preciso, tipo fotos, videos, etc, para um hd externo, para reduzir o tamanho da partição utilizada para o windows. Executei uma limpeza com ccleaner, e desfragmentei o HD tambem. Utilizei o spacesniffer para verificar onde estava consumindo espaço, e localizei um diretorio chamado "C:\System Recovery" que ocupa hoje +/- 10Gb. Peguntei no forum da Microsoft e me indicaram perguntar ao fabricante do PC. 

Então tenho duas perguntas, é possivel descartar alguma coisa deste diretório? Como?

Mesmo assim já consegui clonar o HD para o mSata, agora como faço para ativar o mSata como disco de sistema? Posso utilizar um pendrive de recuperacao e solicitar a reparação do sistema no mSata?

Obrigado pela ajuda.

Nenhum evento encontrado!

Top