Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

24968

4 de janeiro de 2014 04:00

linux no vostro 5470

alguém sabe como dar boot com usb no nostr 5470?

já tentei mudar o boot para legacy boot e tentar usar usb mas diz que não tem operation system.

não sei o que fazer para instalar usando usb, parece que não dá boot

3 Mensagens

24 de fevereiro de 2014 14:00

Tem como disponibilizar a imagem do debian 7 PXE??

13 Mensagens

25 de fevereiro de 2014 15:00

Após alguns dias, voltei a fazer testes, e consegui o boot, sem grandes problemas, utilizando um pendrive SanDisk novo. Com os genéricos não funcionou.

Grato a todos.

13 Mensagens

25 de fevereiro de 2014 15:00

Não há uma imagem pxe específica. Basta seguir os passos do artigo indicado.

8 Mensagens

25 de fevereiro de 2014 17:00

Desculpe a demora na resposta.

É o seguinte, fiz o pendrive de instalação do ubuntu, porém quando conectava ele na máquina e reiniciava para dar boot o sistema não encontrava o pendrive e iniciava o windows 8 automaticamente.

Logo abaixo das opções de boot tem uma função ADD BOOT DEVICE,

fui nesta função, adicionei o arquivo que fazia com que o computador reconhecesse a mídia de instalação e fiz o boot conforme conforme tutorial citado anteriormente.

3 Mensagens

26 de fevereiro de 2014 04:00

O problema estava no meu pendrive genérico!! 

Agora estou com outro problema, o ubuntu13.10 não enxerga as partições do windows 8.1 no processo de instalação, nem no gparted. Apenas com o comando fdisk -l. 

1 Mensagem

20 de maio de 2014 11:00

Desculpe a demora na resposta.

É o seguinte, fiz o pendrive de instalação do ubuntu, porém quando conectava ele na máquina e reiniciava para dar boot o sistema não encontrava o pendrive e iniciava o windows 8 automaticamente.

Logo abaixo das opções de boot tem uma função ADD BOOT DEVICE,

fui nesta função, adicionei o arquivo que fazia com que o computador reconhecesse a mídia de instalação e fiz o boot conforme conforme tutorial citado anteriormente.

Luiz, que arquivo seria esse que você adicionou... tem o suporte com a DELL, e não obtive sucesso...

Quero colocar um SSD, mais instalar o próprio WINDOWS na máquina, mas não a jeito de fazer o boot pelo pen-drive...

Se tento restaurar as configurações de fabrica pelo software de backup da DELL, da um erro informando que a SSD é que menor que o HDD original, não permitindo realizar a restauração....

Grato Leonardo

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

20 de maio de 2014 12:00

LeoBueno,

O boot por UEFI não reconhece um dispositivo para boot, mas sim um caminho de um arquivo para inicialização. Quando o Luiz informou que adicionou este arquivo, ele entrou nas opções de BOOT na BIOS e adicionou uma nova entrada UEFI para inicialização.

No seu caso, com a troca do HD, deverá realizar uma reinstalação limpa do sistema operacional, pois a imagem de fábrica apenas é aplicada se o HD possui o mesmo tamanho ou maior.

6 Mensagens

7 de junho de 2014 11:00

Caro Marlon,

Acabei de adquirir um Vostro 5470, tela touch, e não gostaria de perder a instalação do Windows 8, já que paguei por ela.

Mas trabalho com Linux, distro Ubuntu, e preciso fazer um dual boot. Qual o procedimento para isso? Preciso formatar? Em caso afirmativo, como mantenho o Windows que veio com ele, já que não possuo nenhuma mídia de instalação.

Atenciosamente,
Cristiane Paschoali

23 Mensagens

7 de junho de 2014 19:00

Eu tenho o vostro em boot uefi com linux elementary e windows 8.1... Basicamente, você deverá reduzir o tamanho da partição do windows e criar uma partição nova nesse espaço, com o instalador do linux.

Mas antes de tudo, para usar boot uefi o instalador do linux precisa estar em tabela de partição GPT... enfim, é bom dar uma pesquisa... eu levei alguem tempo para conseguir deixar tudo bonitinho.

Resumindo:

1. Reduzir alguma partição do windows

2. Criar pendrive de instalação do linux com tabela de partição GPT

3. Depois de criar partição do linux no hd e de instalar, deve usar o REFIND para habilitar o boot do linux...

Sinceramente, não é tão simples... eu precisaria escrever algo mais detalhado, mas é por aí.

12 Mensagens

8 de junho de 2014 06:00

não tem o site de onde voce seguiu essa instalação?

não pode fazer um blog para ajudar?

6 Mensagens

8 de junho de 2014 08:00

Isso já me ajuda bastante, Rafael. Você tem indicação de algum redimensionador de partições bom e confiável?

Abraços,
Cristiane

23 Mensagens

8 de junho de 2014 09:00

Isso já me ajuda bastante, Rafael. Você tem indicação de algum redimensionador de partições bom e confiável?

Abraços,
Cristiane

Você pode usar essa dica aqui para reduzir o tamanho da sua partição windows: http://pplware.sapo.pt/tutoriais/dica-como-redimensionar-facilmente-uma-particao/

Ou você pode usar o gparted dentro do linux, dando boot pelo pendrive de uma instalação.

23 Mensagens

8 de junho de 2014 09:00

não tem o site de onde voce seguiu essa instalação?

não pode fazer um blog para ajudar?

Eu busquei informações em sites, de forma aleatória. Sou usário linux há tempos, então, já sabia mais ou menos o que deveria fazer. A novidade pra mim foi essa história de UEFI boot, que me deu bastante trabalho; e da tabela de partições GPT, que vem por padrão em nosso hd.

Eu estou de férias no momento, mas ainda não consegui me organizar para dar as orientações bem detalhadas... mas vou tentar.

6 Mensagens

8 de junho de 2014 15:00

Olá, Rafael.

Aqui o processo foi mais simples. Fiz o redimensionamento das partições com o EaseUS, instalei o Ubuntu 14.04 na nova partição, desabilitei o Secure Boot na Bios e, voilá, Windows 8 e Ubuntu instalados e funcionais.

Valeu pela ajuda!

Abraços,
Cristiane

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

9 de junho de 2014 05:00

Cris,

Vi que bastante gente está com este problema. Será que seria possível um tutorial de como efetuar o procedimento mantendo o Windows original, e da criação do pendrive de instalação GPT para boot em UEFI correto?

Acho que se tivermos este tutorial aqui, já é uma grande ajuda ao pessoal de Linux que não está familiarizado ainda com UEFI e GPT.

Eu no momento não estou com uma máquina com UEFI habilitado e Windows 8.1 para realizar o procedimento :(

Se você não puder, me avise por favor, que vou tentar uma máquina no laboratório para simular este processo.

Nenhum evento encontrado!

Top