Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1607

6 de junho de 2016 01:00

Menu Iniciar

No Windows 10 voltou o menu Iniciar.

O menu Iniciar é uma dessas coisas que deram certo no ambiente Windows, mas quando é feita uma atualização acaba-se com essas coisas e corretas e introduz-se outras não tão boas e outras mais que só servem para criar mais problemas.

Tenho 3 máquinas e todas já vivem a era 10. Duas delas foram atualizadas a partir do Windows 8.1.

Nessas migradas, quando clico com o botão direito do camudongo, nada acontece, ou seja é um bug, um bug irritante pois não tem como consertá-lo nem se encontra informações ou orientações para corrigi-lo.

A terceira máquina comprei recentemente da DELL e nessa o menu Iniciar funciona comme il faut.

Alguém conhece uma forma de corrigir o bug relatado? Por favor, ajude-me a fazê-lo. Thank you!

4 Operator

 • 

253 Mensagens

10 de junho de 2016 08:00

Ola PCAETE 

1. Método com múltiplos usuários

Pressione WIN + X, e selecione "Prompt de Comando (Admin)"
Digite os seguintes comandos, nesta ordem:

net user "TempAdmin1" /add
net user "TempAdmin2" /add
net localgroup administradores "TempAdmin2" /add

Use o Teclado Virtual caso não encontre a opção "/"
Caso a linguagem do Windows esteja em inglês, subistitua " administradores" por " administrators".

 
 Pressione CTRL + ALT + DEL e selecione "Sair".



Entre na conta "TempAdmin1", logo depois de logar pressione CTRL + ALT + DEL, selecione novamente"Sair".

Agora entre na conta "TempAdmin2", abra o Windows Explorer e selecione "Exibir", em seguida, marque a caixa "Itens ocultos".



Navegue até C:\Users\TempAdmin1\Local\TileDataLayer (clique em "continuar" para ter acesso quando solicitado).
Clique com o botão direito do mouse na pasta "Database" e Copiar.

Agora, navegue para a mesma pasta no perfil danificado (C:\Users\seu_nome_de_usuário\Local\TileDataLayer)

Com o botão direito do mouse na pasta "Database", renomeie para "Database.old".
Com o botão direito do mouse área vazia da pasta selecione Colar.
Reinicie o Windows e entre novamente com o seu perfil original.

Estando funcional novamente o menu do Windows, basta deletar as 2 contas criadas:

Win + X -> Painel de Controle -> Contas de Usuário -> Gerenciar outra conta, selecione Conta e depois em "Excluir Conta".

2. Comando via PowerShell

Instalar a atualização KB3034229. Caso mesmo assim após a instalação o problema nao for resolvido, siga os passos seguintes.

Existe um problema em um aplicativo chamado “ShellExperienceHost”, que precisa estar em execução para o menu iniciar funcionar. O problema é que, por vezes, o arquivo pode nem mesmo existir. As etapas a seguir vão detalhar o processo:

  1. Clique com o direito na barra de tarefas, clique em “Propriedades,aba “Navegação” a ative a opção “Substituir o Prompt de Comando pelo Windows PowerShell no menu quando eu clicar com o botão direito no canto inferior direito esquerdo ou pressionar a tecla Windows+X”.
  2. Aperte Win+X ou clique com o direito em cima do símbolo do Windows e clique em “Windows PowerShell (Admin)”, clique em “sim”. 
  3. Copie a seguinte linha de comando: 
    Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml"}
    (quando você clicar com o direito no PowerShell ele já vai colar. Dê Enter e espere terminar.)
  4. Em um novo, PowerShell cole isso e dê Enter: 
    Get-appxpackage -all *shellexperience* -packagetype bundle |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($_.installlocation + “C:\Program Files\WindowsApps\Microsoft.Windows.ShellExperienceHost_1.0.0.2_neutral_ShellExperienceHost.laac0539cc_8wekyb3d8bbwe\AppxManifest.xml”)}
  5. Quando o processo terminar, o menu iniciar, as notificações e os apps terão voltado a funcionar.
 

3. Alterando chave de registro (apenas se os processos anteriores não funcionarem).

Caso nao funcione, há uma solução paliativa para reativar o menu iniciar da build anterior do Windows 10.

  1. Crie um documento no bloco de notas, cole isso nele:
    REG ADD "HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced" /V EnableXamlStartMenu /T REG_DWORD /D 0 /F
    taskkill /f /im explorer.exe
    start explorer.exe
  2. Salve e mude a extensão para .bat e execute-o.
  3. Uma janela pedirá permissão para adicionar ao registro do Windows. Aceite.
  4. O explorer.exe vai reiniciar sozinho e o menu iniciar da build anterior estará funcionando. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, espero que isso possa lhe dar uma luz dos procedimentos.

Me informe assim que os fizer :) 

Se tiver alguma duvida, estou a disposição. 

4 Mensagens

12 de junho de 2016 19:00

Olá obg pela resposta. Eu já havia feito o procedimento preconizado, mas não resolveu o problema e o defeito continua. Acho que só conserta se fizer uma instalação nova.

4 Operator

 • 

253 Mensagens

15 de junho de 2016 07:00

Não por isso PCAETE :) 

Você tentou todos os 3 procedimentos informados? 

23 Mensagens

12 de setembro de 2016 08:00

Olá bom dia tudo bem,

Primeiramente te aconselho a verificar os  guias abaixo da Microsoft, pode ser muito útil para a solução do seu problema veja:

Guia da sobrevivência do Windows 10.

http://www.luizhenriquecampos.com.br/2015/08/24/guia-de-solucao-de-problemas-no-windows-10

E também os antigos de problemas do Windows 10.

http://www.luizhenriquecampos.com.br/tag/windows-10/

Caso não tenho a solução dos seus problemas, nos retorne para maiores informações.

Estamos sempre disponíveis para tentar resolver seu problema.

Um abraço.


Luiz Henrique Campos

Duvidas para Windows 10 aqui também:

http://www.luizhenriquecampos.com.br

Att,

Nenhum evento encontrado!

Top