Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

8071

3 de agosto de 2013 00:00

Inspiron 2330 com AMD Radeon HD 7650A não utilizada

Olá, meu pai algum tempo atras adquiriu um All-in-one Inspiron 2330, Win8 x64, 6GB de RAM, 1TB, AMD HD7650A e Core i5. Porém, não era possível utiliza-lo em sua empresa, então ele entregou-o para mim.

Desde então eu sempre usei ele com sua placa de vídeo onboard Intel HD Graphics, e recentemente descobri a existência dessa AMD, e que esta nunca havia sido utilizada. Falei com o suporte técnico e o computador foi acessado remotamente, e os programas mais pesados foram colocados como alto desempenho no Catalyst Control Center, em teoria, isto devia fazer com que os programas selecionados usassem a tal placa de vídeo. Inicialmente parecia ter funcionado, logo vi que não, eles continuam usando a Intel.

Já desinstalei a Intel e a AMD com seus respectivos drives, reinstalei, e nada. Quando desinstalo a Intel ele usa uma placa Microsoft "mais onboard ainda", e após uns 5 minutos a Intel volta funcionando perfeitamente O.o. O que fazer ? Gostaria de um jeito de remover completamente a Intel para que a 7650A seja sempre utilizada.

Ah e uma pequena duvida, é possível substituir a 7650A por uma outra placa offboard ? Mais recente ? Qual a placa mãe do Inspiron 2330? Ela suporta placa de vídeo mais recentes ?

265 Mensagens

8 de agosto de 2013 08:00

Olá Otávio,

Não podemos garantir a funcionalidade, mas acredito que ele rodará os jogos, porém este equipamento não foi projetado para jogos, portanto, poderá apresentar alguns gargalos, lags ou travamentos durante a execução deles.

Ou seja, é possível rodar os jogos com os ajustes gráficos ideais para o desempenho dela e uma resolução reduzida nada que force demais o hardware do seu equipamento e provoque aquecimento demasiado na máquina.

6 Mensagens

3 de agosto de 2013 00:00

Inclusive eu tenho o jogo The Elder Scrolls 5 Skyrim aqui, e nele é possível selecionar a placa de vídeo a ser utilizada, e ele nem se quer reconhece a AMD. Não sei se isto pode ser uma informação útil, mas não custa colocar. É mais para constar que de fato a placa de vídeo parece não existir.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

3 de agosto de 2013 10:00

Boa tarde Otavio.Mokarzel, tudo bem?

Então, a placa de vídeo do equipamento é onboard também, então não é possível fazer uma troca ou upgrade neste aspecto.

Quanto à utilização dela por seus aplicativos, realmente, ela é ativa quando o próprio equipamento identifica a necessidade de processamento gráfico maior.

Não há como remover a placa de vídeo Intel completamente, pois ela é sua placa de vídeo primária, e a placa de vídeo da AMD apenas é utilizada quando o processamento de vídeo precisa ser efetuado com uma potência maior.

Também possuo alguns jogos em que não é reconhecida a placa de vídeo, mas nem por isso ela não está sendo utilizada. Acabei de testar com Tomb Raider no meu equipamento, e nas configurações do aplicativo tenho somente a Intel para seleção, porém percebo claramente que a placa de vídeo dedicada está sendo utilizada.

Onde você verificou que ela não está sendo utilizada?

6 Mensagens

4 de agosto de 2013 04:00

É que quando selecionado um programa como alto desempenho pelo Catalyst Control Center, eu não via nenhuma melhora no desempenho do game. Provavelmente é por isso então, ela já estava sendo utilizada. Ok, muito obrigada.

Aproveitando, você jogou o Tomb Raider mais recente no mesmo Inspiron 2330 que o meu? Sabe dizer se suporta BattleField 3 e outros jogos recentes ?

1 Mensagem

4 de fevereiro de 2015 03:00

Olá Otávio. Tive exatamente o mesmo problema com exatamente o mesmo modelo de computador.

Nem tentei suporte da Dell, apesar de serem muito efetivos na maioria dos problemas diversos, são muito mecânicos nas respostas com coisas novas, como essas duas que responderam.

Depois de muitos testes e tentativas, vi que a AMD lançou drivers compatíveis com Windows 8.1 x64, disponivel em: 

http://support.amd.com/en-us/download/desktop?os=Windows+8.1+-+64

de nome amd-catalyst-omega-14.12-with-dotnet45-win8.1-64bit.exe

Instalando este driver o vídeo do Dell 2330 passa a ser comutável, ou seja, se uma aplicação mais pesada exigir a placa de vídeo off-board, automaticamente será usada. Também os outros problemas que tinha antes por causa disso será resolvido.

Abraços.

11 Mensagens

21 de outubro de 2017 08:00

Otávio

Eu tenho o All-in-one Dell Inspiron 2330 e tenho más noticias para você. O desktop tem duas placas de vídeo. Uma inboard da Intel e outra da AMD que é a HD 7650 A. O Windows 10, a partir da versão creators não aceita trabalhar com as duas placas de vídeo simultaneamente, pois a AMD não atualiza mais os drivers desta placa. Para rodar com as novas versões do Windows a AMD tem de ficar desativada. A solução apresentada pela Dell é a de comprar uma nova placa de vídeo ou ficar com o Windows 10 mais antigo.

2 Mensagens

28 de junho de 2021 20:00

Todos os One 2330 tem as duas placas de video? Hoje teria alguma solução, instalei o windows 10 e meus jogos estão travando tudo!

Nenhum evento encontrado!

Top