Highlighted
jordanosf
Copper

XPS 8700 não possui a opção Intel Rapid Storage na BIOS

Olá, adquiri ontem um computador Dell XPS.

O computador veio com 2 Hd's. Um Hd de 2T e um Hd de 32Gb SSD sistema mSata

O que me chamou atenção é que em todos os fóruns que li descrevem para na BIOS mudar a opção para Intel Rapid Storage e na BIOS do meu computador não consta esta opção. Já instalei o computador todo, instalei o software Intel Rapid Storage e no passo a passo diz para na BIOS efetuar essa mudança mas na BIOS as únicas opções existentes são: AHCI e RAID...o que devo fazer??

12 RESPOSTAS
Moderador
Moderador

RE: XPS 8700 não possui a opção Intel Rapid Storage na BIOS

Fala JordanSF, beleza? 

Amigo esta certo, para esse modelo é isso mesmo. 

A Controladora RAID Intel trabalha exatamente para isso, para fazer a comunicação entre os dois discos.

No seu caso, ao invés de deixar na BIOS Intel Rapid Storage, deixe em RAID e faça os demais procedimentos. 

Mas essa configuração já deve ter ido de fabrica não?

Bom, acredito que isso já lhe ajude, bom uso e me informe se ficou alguma duvida ainda.  

Luis P
 Fórum Moderator
 Client ProSupport e Enterprise

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

jordanosf
Copper

Olá Luis, primeiramente obrigado pela resposta.

Ainda sigo com dúvida sim. Eu formatei este computador para instalar um novo windows. Agora configurei ele na BIOS para fazer o procedimento como RAID sim. Quando ele dá o Boot aperto Ctrl+I e crio uma Raid, seleciono RAID 0.

O que acontece é o seguinte:

- Ele não me deixa criar uma unidade de 2TB que ó tamanho do HD. São dos Hd's no computador um de 2TB e um de 32Gb Ssd. Ele me limita em 59Gb para criar a RAID. O que acontece? Pq sou travado de criar o espaço do HD que é 2TB??? Não sei o que fazer.

Moderador
Moderador

Jordan, obrigado pelo retorno.

Amigo, no seu caso, peço que siga o tutorial enviado, para instalação do mSata.

Não precisa criar a RAID antes, pois é isso que o software da Intel vai fazer. 

Então faça o seguinte:

1. Volte no CTRL + I e delete a RAID criada. 
  2. Instale o windows normalmente no HD de 2TB
  3. Instale os drivers e o software da Tecnologia Intel de Controle de disco. 
  4. Configure conforme link que te passei. 

Se ainda assim ficar alguma duvida, me mande Smiley feliz 

Luis P
 Fórum Moderator
 Client ProSupport e Enterprise

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

jordanosf
Copper

Bom dia,

Vamos ver se entendi. Os tutoriais da Dell que existem para configurar a Bios eles são baseados onde
existe Intel® Rapid Storage Technology como opção na BIOS. Ok? Já não pude configurar desta forma meu computador pois o meu não detém desta opção.

Quando questionei sobre não existir essa opção em minha BIOS você disse que meu computador possui o método RAID que eu devo deixar.

Coloquei na BIOS método RAID, e quando na configuração do método RAID, ao configurar os 2 HD's em RAID 0 (afinal comprei este computador e paguei mais caro para ter performance... por isso um HD SSD) o máximo que é permitido são 59.06Gb juntando os 2 HD's. Estou até agora sem entender isso. Pois se são 1 HD de 2TB e outro HD de 32Gb Ssd... a controladora RAID deveria permitir eu criar um RAID de 2TB, afinal são dois HD's que estou disponibilizando.

Quando disse isso à você, sua resposta foi que então eu não crie RAID antes, pois o software da intel faz isso. Pois bem, lá fui eu colocar para instalar novamente o windows. Ao passar pelas unidades de seleção para instalar o windows dos HD's, lá aparecem os dois:

1 HD de 2TB
1 HD de 32GB SSD

Quando veio de fábrica, era mostrado somente uma unidade e não duas. Por que? Porque 'magicamente' alguma configuração RAID veio corretamente configurada da fábrica da Dell, diferente de agora que tento eu criar um método RAID e sou barrado em 59.06GB. Mas, tudo bem...instalei o windows no HD de 2TB e segui para o seu procedimento neste link: pt.community.dell.com/.../30794

Agora, o que acontece é que não é mostrada para mim a opção 'Ativar aceleração'.. eu não consigo configurar tudo o que consta em seu link. Por que? Porque algo está errado!

Segue o meu print em anexo.

E eu sigo aguardando uma solução, afinal tudo que já foi feito até então não resolve e o problema persiste. Eu não paguei mais caro em um computador para não conseguir configurar de modo correto o ganho de performance.

Jose PC
Gold

Olá Jordanosf,

Referente ao tamanho do HD em RAID 0, toda RAID sempre irá nivelar o tamanho com base no menor disco inserido, por exemplo uma RAID entre seu HD de 2 TB e seu SSD de 32 GB ele vai nivelar pelo SSD, sendo RAID 0 irá duplicar o valor por utilizar dois HDs, mas utilizará apenas cerca de 30GB de cada um.

Quanto a aceleração, primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo engano, verificamos junto a engenharia e o equipamento não possui a técnologia de aceleração Msata, apenas um slot SSD adicional, caso deseje instalar o windows no mesmo poderá aumentar a velocidade do sistema.

Apenas uma observação, verifiquei que seu equipamento esta com o Windows 10, porém o mesmo ainda não possui drivers disponiveis para o mesmo, o que pode resultar em uma perda de performance, tela azul e falha em algumas aplicações.

Qualquer dúvida estou a disposição!

José PC
 ID 244992
 Fórum  Collaborator
 Client ProSupport

Estou com o mesmo problema.

Apos ter que formatar porque ficou com tela azul recovery.

O meu XPS 8700 não reconhece o modo de aceleração do SSD.

Já fiz de tudo, liguei muitas vezes no suporte , horas e nada.

Não adianta o procedimento passado pela dell, pois na BIOS não TEM:

INTEL RAPID STORED ou algo parecido

Como faço pois já tentei instalar em raid e ahci, que são as únicas opções da bios.

Como que de fabrica veio certo? 

Quero usar meu ssd, pois paguei por isso e agora??????

Marcas (1)
Luiz Ganso
Copper

Consegui resolver o problema do Cache, isso funciona no Windows 8.1 e no 10 que foram nos que eu testei.

Eu segui os procedimentos descritos nesse tópico e descobri como aparecer o modo aceleração no programa da Intel (deixei a BIOS em RAID, o programa da Intel que cria o RAID 0 com cache)

Primeiramente só gostaria de informar que o procedimento aqui está correto, só faltando o seguinte passo:

Depois de tudo pronto e instalado, abra o gerenciamento de disco e crie uma partição de 200MB sem nada, pegando o final do nosso HD de 2TB (botão direito do mouse sobre a partição principal do HD, Diminuir volume, diminua 200mb). Feche tudo e abra o programa da Intel.

Depois disso, finalmente apareceu a opção de aceleração no software da Intel e é só seguir o passo-a-passo de configuração do cache.

Saudações a todos.

Possuo um XPS 8700, a versão mais completa, com 16Gb de RAM e o SSD (m.sata) de 32Gb para usar de cache. Minha dúvida concerne à aplicabilidade desta função para o Windows 10, pois de imediato notei que ao fazer o Update do Windows 8.1 para o 10, pelo próprio sistema da Microsoft, o tempo de Boot e retomada do modo de suspensão aumentaram, e muito.

Não consigo instalar a tecnologia Intel Rapid Start, pois esta só possui drivers compatíveis até o W 8.1, tentei inclusive rodá-los em modo de compatibilidade, mas não obtive sucesso.

O Intel Smart Response eu tenho instalado, mas ele diz que meu m.sata é incompatível, consta apenas que ele está sendo usado como cache do HD, mas eu não consigo configurá-lo no programa do ISR.

Lembrando que minha Bios já está atualizada para a última versão (A11), e que possuo todos os softwares e componentes originais instalados. Minha configuração SATA esta como AHCI, pois foi a instrução que me foi dada, quando eu tento rodar o OS em RAID dá tela azul e reinicia, e não há item algum para estas tecnologias da Intel na Bios.

Se alguém puder me ajudar ficaria muito grato, pois o Windows 10 está me decepcionando neste quesito.

Obrigado

Luiz Ganso
Copper

Desconheço o Intel Rapid Start para o XPS 8700, só o Intel Rapid Storage e para utilizar o recurso de cache com o m-sata tem que deixar a configuração de Bios em RAID.

No seu caso, infelizmente, você vai ter que formatar o computador (ou pesquisar alguma maneira de corrigir o problema de tela azul sem formatar).