Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

M

3135

17 de março de 2018 13:00

Baixa qualidade das imagens na tela do XPS 14 L421

Problema em Dell Ultrabook XPS 14 - baixa qualidade das imagens apresentadas no monitor com distorção de ícones inclusive do windows.

Sistema Operacional: Windows 10

Sistema gráfico: Intel HD Graphics 4000 + Nvidia Geforce GT630M

Problema: Quando entro em sites que possuem imagens ou abro qualquer foto no notebook, a qualidade destas fica muito baixa e as vezes até meio borrado.

Quando há letras em fundo colorido percebo que seu contorno apresenta-se distorcido (com se estivesse com alto contraste).

Ícones do sistema apresentam baixa resolução e contornos serrilhados.

Procedimentos:

1 - Abrir as mesmas imagens, com diversas resoluções inclusive Full HD, em outro notebook.

Resultado: imagens totalmente nítidas (equipamento utilizado Dell Studio 14 com uma placa de vídeo da ATI e resolução de 1600x900 - idêntica a do XPS)

2 - Atualização de Drivers (através do site da Dell e também através da própria Intel e Nvidia)

Resultado: Os drivers estão atualizados mas desabilitando os mesmos a resolução da tela não altera.

Conclusão: parece que tanto faz estar com os drivers habilitados ou não o resultado é o mesmo.

3 - Ajustar as configurações de energia do computador para Qualidade Máxima - Nenhuma diferença

4 - Realizar a calibragem de vídeo através do Windows - Nenhuma diferença significativa (apenas consigo deixar a tela mais clara ou escura)

5 - Ajustar, através do software da Intel Graphics 4000, os detalhes de tela - Nenhuma diferença significativa (apenas consigo deixar a tela mais clara ou escura)

6 - Deixar uma ou outra placa como habilitada ou não para determinada atividade

Teste 2 - Coloquei a Intel Graphics para abrir o Navegador e abri algumas fotos no Google mesmo, repeti o mesmo processo para a Nvidia GeForce e simplesmente NÃO vi nenhuma diferença.

7 - Por último concectei ao notebook, através da saida HDMI, uma TV com resolução FullHD1920x1080 e as imagens aparecem com qualidade supeiror.

Alguém já passou por esse problema e poderia me ajudar?

Obrigado!

2 Mensagens

11 de abril de 2018 16:00

Cara, eu também estou com o mesmo problema, estou trabalhando em edição de fotos, mas simplismente nao consigo, a tela dele tá horrível, do mesmo jeito que voce citou, voltei a utilizar o windows 8.1 como S.O. pra ver se o problema corrigia, deu uma certa melhorada, mas nada siginificativa, vou ter que vender o notebook, apesar de ser ainda uma grande máquina, nao compensa trabalhar com a tela desse jeito. 

4 Mensagens

12 de abril de 2018 13:00

Gabriel, 

Este problema já havia ocorrido comigo logo que comprei essa máquina, isso a uns 3 anos, não me lembro ao certo como foi resolvido, só lembro que não houve a necessidade de substituir nenhum componente.

Na época ainda tinha o complete care, então o técnico da Dell deu um jeito de resolver o problema, infelizmente eu não estava acompanhando.

Bom, eu liguei na Dell esses dias e pela conversa que tivemos surgiu uma suspeita em relação a algum problema no cabo LDVS. 

Como não tive tempo de correr atrás disso ainda não posso te falar nada.

Agora para que possamos identificar algumas similaridades neste "defeito" você sabe me dizer quando você observou esse problema? consegue relacionar com alguma mudança no sistema?

Boa sorte pra nós!

Abçs

2 Mensagens

12 de abril de 2018 16:00

Entao, desde que comprei estranhei a tela em relação a um asus que minha mae tem, mas fui mais perceber quando fui começar a editar fotos com ele usando o lightroom, tenho que usar um monitor externo pra poder ter uma melhor visualização. Já atualizei driver, já deixei no basico, já instalei atualizações e outras versoes do windows e nada.

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

12 de abril de 2018 16:00

Verifica se a tela do xps é tn. Se for as cores são um pouco desbotadas e tem ângulo de visão limitado. A minha tela é tn e pra quem olha uma tela ips estranha um pouco a tn. Problemas de cantos serrilhados eu tb tenho e acredito ser da placa ou do driver (nvidia gtx1050ti). Se for tn o jeito é acostumar senão usar um monitor externo

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

14 de maio de 2018 18:00

Essa parte de distorção das geometrias é pq a placa vem configurada pra usar os padrões dela visando o desempenho. No painel de controle da pra ajustar essas qualidades só que o sistema pode se tornar lento. Se a tela for TN em vez de IPS ela tende a apresentar uma imagem fosca com um pouco de deficiência em imagens do Sol ou de jardinagens e paisagens. Neste caso vc deve trabalhar as imagens adicionando o hdr via software no photoshop ou usando um monitor externo com uma qualidade de cor maior

4 Mensagens

3 de junho de 2018 05:00

Bom dia!

Agradeço a contribuição, mas infelizmente mesmo após alterar no sistema a prioridade em qualidade de imagem em detrimento a economia de energia, as imagens permanecem ruins.

É intrigante ver que mesmo desabilitando o driver do vídeo não há alteração na qualidade das mesmas e posso acrescentar que este "defeito" é mais representativo quando em ambientes como este aqui no fórum da Dell, a impressão que dá é que a tinta da fonte está acabando, pois fica meio falhado o texto.

Enfim, eu sinto muito, pois, apesar de esta máquina ser  relativamente interessante pela sua configuração, conviver com estas imagens de baixa qualidade é bem difícil, e pensando em portabilidade, levar um monitor externo na mochila parece um pouco demasiado.

De qualquer forma, todas as informações aqui compartilhadas são de grande valia, e caso alguém tenha passado por esta situação e tenha conseguido restaurar a qualidade das imagens, como o fiz a alguns anos atrás quando o OS nesta maquina era o Windows 7,  ficaria muito agradecido se pudesse compartilhar o passo-a-passo conosco, pois, tenho tentado a meses e não consigo lembrar o que eu fiz.

Vamos aguardar!

 

Obrigado

Nenhum evento encontrado!

Top