Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1867

23 de janeiro de 2013 07:00

GeForce GT-630M não reconhecida após reiniciar

Olá,

estou relatando um problema que ocorre no meu Inspiron 14R (5420), com a

Meu laptop tem uma placa de vídeo híbrida GeForce GT-630M, uma dessas na NVidia com tecnologia Optimus que permite ligá-la e desligá-la conforme a necessidade do uso. Tenho dois sistemas operacionais instalados no laptop, o Windows 7 Professional e uma distribuição de Linux. O problema que vou relatar acontece nos dois SOs, então provavelmente é um problema de hardware.

Toda vez que eu ligo o laptop, independente do sistema operacional em que entro, a placa de video NVidia é detectada e funciona perfeitamente (em jogos 3D, inclusive). Mas caso eu reinicie o laptop, ela sequer é detectada. O nenhum dos SOs sequer consegue notar a sua existência. No Windows 7, por exemplo, ela não aparece no "Gerenciador de Dispositivos" e no Linux, ela não aparece listada no comando "lspci". Fiz milhões e milhões de testes e isso se repete sempre, sistematicamente.

Um amigo meu que tem um laptop de outra marca, porém com a mesma placa NVidia GeForce GT-630M, conseguiu resolver um problema parecido (em que a placa não era detectada pelo SO) fazendo um update de BIOS. Notei que desde julho de 2012, quando comprei o meu Inspiron 14R (5420), foram lançados vários updates de BIOS, mas não achei nenhuma espécie de changelog para saber exatamente qual problema foi solucionado em cada um deles e, principalmente, se alguns dos updates ataca o problema que estou relatando. Como update de BIOS é sempre algo arriscado, para evitar riscos desnecessários, eu queria saber se alguma das versões mais recentes (A03, A11, A12 e A13) resolve o meu problema.

Chamo a atenção que este NÃO é um problema de Linux. O comportamento é o mesmo independente do SO utilizado. Eu só citei o Linux para afastar a hipótese de que seja um problema no meu Windows 7. No Windows 7, o comportamento é o mesmo se eu uso o driver da placa fornecido pela Dell ou se eu uso o driver mais novo (310.90) fornecido pelo site da NVidia e detectado pela atualização do Painel NVidia. Igualmente para o Linux, onde já testei mais de uma combinação de driver e kernel, dos mais novos aos antigos.

Alguém mais está passando pelo mesmo problema?

Alguém tem uma ideia de como solucioná-lo?

Um abraço,

Rodrigo

Nenhuma resposta!
Nenhum evento encontrado!

Top