Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

20998

13 de fevereiro de 2015 20:00

Travamentos rápidos de minuto em minuto: Dell Data Vault

Várias pessoas, de uns dias para cá, têm tido problemas de pequenos travamentos rápidos, periódicos, exatamente de minuto em minuto, e constantes, que prejudicam a performance de suas máquinas, desde o simples movimento do cursor do mouse ou trackpad, até quaisquer aplicações com áudio ou vídeo.

O problema está relacionado à recente atualização do antigo PC Checkup, que agora é o Dell Support Assist, com o qual foi instalado também o Dell Data Vault, que aparentemente faz checagens do sistema de minuto em minuto para o Dell Support Assist, e com isso provoca esses mini-travamentos periódicos, que estragam a performance, prejudicam nosso trabalho e diversão, e irritam tanto a gente. Software inadequado, intrusivo, prejudicial à performance, e instalado sem qualquer aviso…

Para quem não quer tentar desinstalar o Dell Data Vault de uma vez, o problema dos mini-travamentos periódicos pode ser resolvido apenas interrompendo os serviços Dell Data Vault e Dell Data Vault Wizard (em Serviços, no Gerenciador de Tarefas), o que já normalizou imediatamente o meu notebook (XPS-15). Obviamente é necessário também cancelar para esses dois serviços a inicialização automática com o Windows, na Configuração do Sistema. Já reinicializei para ver se a configuração foi obedecida (pois há softwares "teimosos", com launchers em outras partes do sistema), e está tudo ok com a configuração, os serviços permanecem desativados, e a performance do notebook voltou ao normal em definitivo.

Portanto, nada de Dell Data Vault rodando em sua máquina! Mas o Dell Support Assist, pelo menos em sua parte PC Checkup, merece ser mantido na máquina por agrupar convenientemente diversos testes e diagnósticos de hardware importantes, os quais, de outra forma, exigiriam vários softwares de terceiros, que podem ou não ser adequados e confiáveis. E essa parte do PC Checkup também agrupa em um só lugar várias funções do Windows (Ferramentas de Sistema, etc.),  algo prático para quem tem pouca experiência com manutenção do sistema. Porém eu sugiro pelo menos temporariamente desabilitar as atualizações automáticas do Dell Support Assit, em Configurações (ignorando as "ameaças" de ficar sem notificações, etc.), senão em pouco tempo o Dell Data Vault ou outra tralha do tipo pode aparecer do nada rodando em sua máquina e deixando-a engasgada ou em marcha lenta.

2 Mensagens

14 de fevereiro de 2015 04:00

Carlos, bom dia.

A configuração de inicialização se faz pelo gerenciador de tarefas, correto? Não estou localizando os processos do DataVault, portanto tenho que finalizá-los toda vez que inicio o notebook.

Obrigado!

1 Mensagem

14 de fevereiro de 2015 08:00

No meu notebook (vostro 5470) também deu este mesmo problema desde ontem (13/02), com travamentos de meio segundo em intervalos de mais ou menos 1 minuto.

Obrigado pela dica Carlos, eu fiz o que você recomendou e este problema se foi.

Abraços,

17 Mensagens

14 de fevereiro de 2015 10:00

Boa tarde, Fraga!

A inicialização é configurada pelo aplicativo Configuração de Sistema (msconfig). Vamos por partes.

Para interromper os serviços em questão imediatamente (nesta sessão de uso do notebook), você pode ir diretamente ao console Serviços, digitando Serviços no menu Iniciar e teclando Enter. Se estiver monitorando algo mais no sistema através do Gerenciador de Tarefas, pode também ir ao console Serviços através dele, clicando ao alto na aba Serviços (são várias: Aplicativos, Processos, Serviços, Desempenho, Rede e Usuários), e nessa aba, clique no botão Serviços, no canto inferior direito da janela (pode ser necessário estar logado como administrador) — geralmente é mais seguro abrir esse console para gerenciar os serviços, do que interrompê-los diretamente na listagem do Gerenciador de Tarefas.

Uma vez aberto o console Serviços, procure na lista os dois serviços Dell Data Vault, e clique com o botão direito para escolher a opção "Parar", no menu contextual (ou use os comandos mostrados na janela, na parte de Descrição, à esquerda da lista: Iniciar, Parar, etc.).

Isso vai parar os 2 serviços agora, mas quando você reiniciar o computador, eles vão voltar. Portanto, digite msconfig no menu iniciar e tecle Enter, abra a aba Serviços, procure e desmarque os dois serviços Dell Data Vault, para que não se iniciem de novo automaticamente da próxima vez que o sistema for reiniciado. Pronto!

Estou falando em termos do Windows 7, outros sistemas podem ser ligeiramente diferentes.

Abs.,

~Carlos Azambuja.

2 Mensagens

14 de fevereiro de 2015 10:00

Boa tarde Carlos!

Muito obrigado pela explicação. Antes de você responder, consegui desativar a inicialização do Dell Data Vault da seguinte forma:

No Gerenciador de Tarefas, na aba "Serviços", localizei o Dell Data Vault, e clicando com o botão direito fui na opção "Abrir Serviços". Abriu uma nova janela, localizei-o novamente, fui em "Propriedades" e no campo "Tipo de Inicialização" coloquei a opção "Desativado". Desta forma também funciona!

Novamente, muito obrigado pela ajuda.

17 Mensagens

14 de fevereiro de 2015 10:00

Sobre essa questão de interromper serviços ou cancelar sua inicialização automática com o Windows quando você reinicia o sistema, é sempre bom ter cuidado. Os dois serviços Dell Data Vault e Dell Data Vault Wizard podem ser suspensos tranquilamente; sua ausência provavelmente vai se refletir apenas em algumas das funcionalidades do Dell SuportAssist, sem interferir no PC Checkup. Mas, se você é como eu, esforce-se para resistir à tentação de interromper ou cancelar a inicialização de outros serviços, sem saber muito bem o que está fazendo… Alguns desses serviços, mesmo sem ser da Microsoft, são realmente essenciais e o sistema ou parte dele pode parar de funcionar sem eles.

Abs.,

~Carlos Azambuja.

17 Mensagens

15 de fevereiro de 2015 09:00

Pois é, Fraga, essa nova janela que você abriu ao checar espertamente as Propriedades dos serviços é exatamente o console "Serviços" que eu tinha mencionado. O jeito mais direto de chegar nele ainda é digitar Serviços no menu Iniciar e dar Enter, mas eu geralmente parto do Gerenciador de Tarefas, mesmo, porque ele dá mais informações em tempo real. Em geral há 3, 4 ou até mais formas de chegar a ferramentas de sistema e consoles do Windows… Alguns acham isso ruim, porque parece confuso e redundante, e às vezes pode ser mesmo, mas eu acho interessante e útil.

Abraços,

Carlos Azambuja.

1 Mensagem

16 de fevereiro de 2015 13:00

Boa noite !

A inicialização é configurada pelo aplicativo Configuração de Sistema (msconfig)  deu certo, OBRIGADO pela sua informação.

Resolveu meu problema : )

6 Mensagens

18 de fevereiro de 2015 10:00

Tenho tido problemas com este "Dell Data Vault" e tentei uma solução no site da Dell sem sucesso, os atendentes nem sabem direito do que se trata e só sabem sugerir "restaurar o sistema para uma data anterior" como se isso fosse uma panaceia mágica que resolve todos os problemas.

Um deles me recomendou esta pagina da Dell: (tirei o http e o www para poder postar) dell.com/support/contents/br/pt/brdhs1/category/Product-Support/Self-support-Knowledgebase/software-and-downloads

onde poderia baixar o My Dell ou tentar baixar o Data Vault, mas a página tenta instalar um ActiveX e não completa o carregamento mesmo desabilitando completamente a segurança do IE 11 do Windows 8.1 Pro.

Se alguém souber de um local onde possa baixar este programa, por favor, poste aqui...

Espero que a Dell melhore o suporte técnico que deixou muito a desejar!

Quanto a esta solução quebra galho, vou esperar algo mais definitivo.

17 Mensagens

18 de fevereiro de 2015 11:00

Olá, Elson. Não baixe o Data Vault, ele é que dá os problemas relatados de travamentos rápidos de 1 em 1 minuto, em associação com o Dell Support Assist Agent. Espere algum posicionamento ou atualização da Dell, com relação a esses dois itens.

A solução que apresentei acima, de parar os serviços do Data Vault (são 2) e cancelar sua inicialização automática com o Windows, não é uma solução quebra-galho, é uma solução 100% eficaz, de efeito imediato e sem contra-indicações, não interferindo nem mesmo no funcionamento dos testes e diagnósticos do PC Checkup (que, juntamente com o Data Vault, faz parte do pacote Dell Support). É uma solução com certo cunho temporário apenas porque, por prudência, seria recomendável não desinstalar definitivamente esses dois pacotes de software, Dell Data Vault e Dell Support Assist, pois há alguma chance de a Dell consertá-los no futuro com uma atualização, a qual poderia requerer os pacotes já existentes (mesmo que inativos). 

Abraços,

Carlos Azambuja.

5 Mensagens

19 de fevereiro de 2015 19:00

Notei que meu notebook de uns dias pra cá começou com uns lag doido e não entendia pq. Entrei no gerenciador de tarefas e vi estes processos e resolvi pesquisar sobre eles e encontrei esse post, é de muita ajuda. Muito grato pela dica!!!

1 Mensagem

20 de fevereiro de 2015 12:00

Valeu cara. Ajudou bastante.

Estava acontecendo comigo e eu monitorei quais processos estavam consumindo mais processador e então vi que era o Dell Data Vault Wizard. Pesquisei e achei esse post.

Valeu.

1 Mensagem

21 de fevereiro de 2015 05:00

Pessoal, todos ajudaram bastante. Queria só destacar que a solução também funcionou para mim, que tenho configuração diferente do que algumas que eu li acima: Inspiron 5420 com windows 8.1. O procedimento é exatamente o mesmo. 

8 Mensagens

25 de fevereiro de 2015 08:00

Galeraaaa!! Me ajuda ai? Olha o meu problemão

Alguem resolveu esse problema?

25 de fevereiro de 2015 16:00

Muito bom esse esclarecimento. já estava ficando louco com esses travamentos. obg

8 Mensagens

21 de março de 2015 18:00

Parabéns Carlos pela ajuda detalhada que vc está dando. Tenho um Vostro e em torno do dia 15/02 eu comecei a ter pequenos travamendos (principalmente som e imagem). Na época eu vim neste forum e encontrei várias pessoas com a mesma reclamação e fiz como a maioria de desisntalar alguns softwares da Dell (penso que Dell Data Vault e não sei se desistalei outro), e o problema acabou. Agora, há uns 2 dias, voltou a dar o mesmo problema e não tenho mais estes dois programas Dell Data Vault.  O que devo fazer então?

Nenhum evento encontrado!

Top