marceloh220
1 Nickel

Olá, você tem um pc com a tecnologia de gráficos alternáveis AMD? Versão Windows 8.1

Semana conturbada esta, desde que decidi atualizar o Windows 8 para Windows 8.1.

A Dell resolveu abandonar os usuários de AMD+Intel e o resultado é que quem quis atualizar o sistema, assim como eu, se ferrou.

Lá vou eu procurando soluções para o problema e possivelmente encontrei uma que funcionou sem efeitos colaterais, então agora vou explicar o que eu fiz para que outros possam tentar.

Primeiro eu baixei uma pacote de drivers independente na interneta.

Esse pacote são drivers não assinado e como todos sabem, ou pelo menos deveriam saber, drivers não assinados significa drivers adulterados e sem qualquer garantia de segurança, portanto usem se sua consciência não for pesar. (Em caso de paranoia digital interrompa o uso de medicamento imediatamente.)

O local para se baixar é esse: https://mega.co.nz/#!NdJn2a7b!OBS7FzKW2XsFe0cHCiOTb3kk3SxxhxEBMo_NggMGKoU

Logo de cara o executável vai dar um monte de aviso que podem assustar quem estiver instalando, mas não se preocupem, são apenas mensagens de desejos de boa sorte, felicidades e "Não venham me procurar se alguma coisa der errado".

Caso você concorde que o único culpado por qualquer problema que aconteça com a sua maquina é você e mais ninguém, nem mesmo o autor desse tópico que apenas quer contribuir com a comunidade relatando as suas experiências, aperte o botão sim, caso não concorde clique no botão não.

É importante ressaltar essa parte, pois muitas pessoas não gostam de serem culpadas, e é cientificamente comprovado que colocar a culpa em qualquer outra coisa é bem mais fácil e seguro. Por isso essas mensagens foram inventadas, pois assim como qualquer pessoa, empresas ou cooperativas comunitárias também preferem colocar a culpa em alguém que não sejam eles próprios.

Antes de prosseguir clicando no OK sem nem mesmo ler o que está escrito, recomendo vocês a salvarem essa pagina nos favoritos, pois assim quando sua maquina reiniciar, será muito mais fácil encontrarem o tópico para xingar o autor.

As próxima mensagens do instalador é uma pergunta se você é o administrador do sistema, o que é importante para o próximo passo do aplicativo, perguntas se o seu computador é "sony vaio" e muitas outras que eu não entendi muito bem mas mesmo assim fui clicando em OK.

Após o seu computador reiniciar, repare que ele estará em modo teste, e logo vou explicar para que diabos serve o modo teste.

Bem, como eu já falei para vocês, esse pacote de driver Unifl não são assinados, logo o Windows não aceita usar eles então, o modo teste é exatamente para mandar o Windows ir se danar porque você é quem manda na sua maquina e se você quer instalar o driver, ele vai usar eles sem reclamar. Mas não precisam se preocupar... Ainda. Pois logo tiraremos essa mensagem de lá e então poderemos usar o nosso computador com mais tranquilidade... Ou não.

O aplicativo de instalação irá se abrir novamente para nós e poderemos prosseguir com a complicada instalação, que apenas um técnico formado em um curso superior conseguiria fazer sem qualquer instrução. Next, next, next, next, e calma porque vai aparecer algo diferente ai.

Quando aparecer "Select Components" você vai precisar saber algumas coisas sobre o seu processador, se ele é de segunda ou de terceira ou quarta geração. Isso é necessário, pois como vocês devem saber, ou não, a segunda geração utiliza um chip gráfico HD3000 da intel, enquanto os de terceira e quarta utilizam um chip HD4000. Devo confessar que não iremos utilizar o driver deles, nós só queremos o catalyst pois os drivers não são assinados. Eu não sei se isso vai influenciar no catalyst em si, mas é melhor fazer certo, escolha o que seja para o seu processador, então poderemos prosseguir tranquilos com mais um "Next" e um "Install".

Agora é hora que vocês provavelmente ficaram revoltados: -Mas pra que eu baixei isso se não vou usar esses drivers?

E é exatamente agora que eu me explico: -Simples, precisamos de um catalyst para alternar os driver alternáveis da AMD, pois o catalyst da AMD não funciona para isso e o da Dell não funciona no Windows 8.1.

Bem, então tendo explicado isso prosseguiremos com a instalação. Não marque nenhuma opção no final, e clique em "Finish", caso contrário ele vai iniciar o instalador e instalar os driver que não queremos instalar.

Agora vamos até a pasta "C:\Drivers\Catalyst_13.9_WHQL_UnifL_PT\AMD\13.9\setup.exe" para executar o instalado do catalyst.

Seleciona a linguagem e "Avançar", clica em instalar e agora vem uma parte importante. Vamos em "Personalizar" e avançamos.

Agora Desmarcamos o Driver de vídeo AMD.

Após feito isso, podemos avançar e concluir a instalação.

Pronto, concluímos a primeira parte do processo e vamos para a segunda parte logo após você falar "*** que pariu, já fiz tudo isso e ainda tem segunda parte!"

Agora baixamos o catalyst 13.11 no próprio site da AMD, eu baixei a versão mobility e coloco o link logo abaixo.

http://www2.ati.com/drivers/beta/amd_catalyst_13.11_mobility_betav9.4.exe

É dai que vamos tirar o driver assinado que iremos utilizar na nossa maquina.

Após concluir o download, grande, demorado e que eles poderiam distribuir de uma forma mais simples mas não distribuem, podemos iniciar o executável do instalador, mas assim que ele terminar de descompactar, não iremos instalar esse catalyst, pois já temos o outro que funciona com a tecnologia de gráficos alternáveis AMD que a AMD não oferece suporte.

Coloque o mouse no lado direito da tela para aparecer aquela tarja preta, vai em "Configuração" e "Informações do PC". Vai abrir uma janela do sistema mas não é dessa janela que precisamos, caso você tenha um jeito mais fácil de acessar a janela do Gerenciador de Dispositivos, recomendo que a use. Aberta a janela do "Sistema" vamos em "Gerenciador de Dispositivos" e é essa janela que de fato precisamos.

Em adaptadores de vídeo poderemos ver o driver que está faltando para nós, e é agora que iremos instalar ele.

Caso você também não tenha o driver da HD Intel instalado, recomendo que instale o da própria Microsoft clicando com o botão direito, indo em "Atualizar Driver" e "Pesquisar Automaticamente Software de Driver Atualizado", e isso vai demorar um bocado...

Mas se você já tenha o driver da HD instalado vamos ao que interessa.

Clique com o botão direito no driver que deve estar com o nome de "Microsoft Basic Display Adapter", em "Atualizar Driver", em "Procurar Software de Driver no Computador" e em seguida "Permitir que eu Escolha Em Uma Lista De Drivers De Dispositivo No Computador".

Agora clicamos em "Com Disco", então será aberta uma janelinha para procurar o driver. Clica em "Procurar" e navegamos até a pasta "C:\AMD\AMD_Catalyst_13.11_Mobility_BetaV9.4\Packages\Drivers\Display\WB6A_INF"

Nessa pasta vai ter três arquivos ".inf" e são eles que nos interessa, esses três arquivos estão nomeados de C7(mais um tanto de números) C8(um outro tanto de números) e ***(um tanto outro de números mais), o C7 é supostamente para Windows 7, o C8 para o Windows 8 e funciona no 8.1 e o *** é para não sei o que.

Embora eu tenha testado cada um deles e obtido o mesmo resultado, é melhor seguir as suposições pois pode ser que supostamente possa não funcionar, então poderemos suspeitar que as suposições estavam todas, ou ao menos em parte, corretas. Portanto selecione a que começa com C8 e clique em "OK" na próxima janela.

A seguir você poderá escolher o driver para a sua placa de vídeo, veja se marcando a opção "Mostrar Hardware Compatível" ele lhe ofereça uma recomendação de qual driver instalar e clique em avançar.

Agora ele vai começar a instalação do driver e, após algumas piscadelas da tela, se tudo ocorrer bem já teremos o driver de vídeo instalado.

Basta reiniciar o computador e ver no que vai dar!

Após esses procedimentos, arduamente testados e retesados, consegui fazer meu driver de vídeo AMD+Intel funcionar perfeitamente, ou ao menos de maneira conveniente.

Agora para tirar o Windows 8 do modo teste basta abrir o CMD.EXE como administrador e digitar o comando

bcdedit.exe -set TESTSIGNING OFF

Após reiniciar novamente irá desaparecer a mensagem de modo teste no canto da tela.