marceloh220
1 Nickel

RE: Olá, você tem um pc com a tecnologia de gráficos alternáveis AMD? Versão Windows 8.1

Alguns podem se perguntar, "Mas pra que diabos vou fazer tudo isso?" e outros ainda podem dizer "Ah, se tivesse comprado um pc com nvidia não estaria tendo esses problemas."

Bem, mesmo se vocês instalarem apenas o driver que a Dell disponibiliza, não irão conseguir comutar os gráficos automaticamente, e antes pelo menos ele colocava a placa gráfica Intel para trabalhar em modo desempenho, o que possibilitava você jogar um joguinho qualquer com um desempenho  ruim e colocar a culpa na "fraqueza" da placa dedicada. Mas agora no Windows 8.1 nem isso ela está fazendo mais.

Os drivers da Dell sempre tiveram problemas nesse quesito, então para realmente utilizar a placa gráfica dedicada você tinha que colocar o modo de comutação em manual, algo que era facilmente resolvível, pelo menos em parte, mas que muitos não sabiam fazer. Foi ai que surgiu a compilação de drivers Unifl que sanaram completamente o problema mas não sem criar outro.

Atualmente o driver da amd da Dell estava me dando problemas com tela rosa, tela preta e telas azuis, pois eu usava no modo de comutação manual, o que para mim foi um grande problema, já que eu não gosto muito de azul.

Então a solução foi completamente resolvida com os driver Unifl, eles foram alterados para ninguém saber o que realmente foi alterado e foi exatamente isso que fez ele funcionar perfeitamente. Mas eu posso conviver tendo de trocar as placas manualmente, mas não posso de maneira alguma uma mensagem no canto da minha tela escrita "Modo de Teste", soa algo como "Não importa o que você precise fazer, não vai ficar bom".

Por isso eu simplesmente joguei drivers assinados em cima do catalyst do unifl, que foi o único que realmente estava alternando minhas placas de vídeo. Como eu sei disso?

Bem, quando meus jogos ficaram sem chão e sem paredes, percebi que tinha algo errado, mas não me importei muito, mas o que realmente denunciou foi o crysis3. Não sei se muitos sabem, ou mesmo se é importante saber, Crysis3 foi feito sobre a Cryengine3 e DirectX11, as placas dedicada AMD tem suporte a DX11, mas a da Intel só oferece suporte para DX10, portanto tive a total certeza que as placas não estão alternando automaticamente porque o crysis3 estava reclamando da falta do DX11 e não iniciava.

Resumindo, até agora a que funcionou perfeitamente foram os driver Unifl, mas eles trouxeram dois problema.

Problema um: Os driver só funcionam em modo teste, pois não são assinados, e foi justamente esse problema que mais me incomodou.

Problema dois: O driver AMD da Unifl só funciona com o driver Intel que está no mesmo pacote, até ai tudo bem, se não fosse pela tela azul, que aparecia de vez em quando se eu reiniciasse o computador, acusando o atikmpag.sis, e eu definitivamente não gosto de azul porque tenho tritanopia e nunca sei se é azul, verde ou preto.

Últimos testes realizados hoje 04/12, quando eu descobri que não tinha perdido o backup de crysis3 e mais um monte de joguinhos de GBA, que misteriosamente foram colocados em uma pasta oculta chamada Found.000 no meu hd externo, e que encontrei por acaso enquanto procurava o instalador do vlc, o que me poupou dois dias de download, já que a Origin insiste em me dar downloads de apenas 175KB/s.

Após os testes decidi formatar minha maquina uma quarta e ultima vez, deixar da maneira que eu fiz acima e ir dormir, se alguém encontrar uma maneira de fazer os gráficos alternáveis AMD funcionarem de maneira correta no Windows 8.1, favor, deixe essa receita magica.