dallagnol's Posts

dallagnol's Posts

Esse problema do cooler disparar na bateria é velho e a Dell não arruma. Acredito que não tenham interesse em arrumar. Uma forma de mitigar o problema é colocar o computador para dormir e depois acor... See more...
Esse problema do cooler disparar na bateria é velho e a Dell não arruma. Acredito que não tenham interesse em arrumar. Uma forma de mitigar o problema é colocar o computador para dormir e depois acordá-lo logo em seguida. É um problema rídiculo mas você vai ter que conviver com ele.
Oi Miguel Quando isso acontece, eu apenas coloco em espera (stand by) e logo em seguida acordo ele. Isso parece resolver o problema, quando ele acontece. E também conectar na tomada funciona, mas... See more...
Oi Miguel Quando isso acontece, eu apenas coloco em espera (stand by) e logo em seguida acordo ele. Isso parece resolver o problema, quando ele acontece. E também conectar na tomada funciona, mas em geral estou longe da tomada quando isso acontece. Atenciosamente, Tiago
Que ridícula essa atualização da BIOS. Nem ao menos corrigiram o bug da ventoinha. Não bastasse a ventoinha ser uma das mais barulhentas que já vi, ainda tem esse bug. Esse computador da Dell definit... See more...
Que ridícula essa atualização da BIOS. Nem ao menos corrigiram o bug da ventoinha. Não bastasse a ventoinha ser uma das mais barulhentas que já vi, ainda tem esse bug. Esse computador da Dell definitivamente não vale a metade do que custa.
Pessoal Estou com a BIOS A06, e meu PC tinha vindo com a A05. Vi hoje aqui o link que o hsieh compartilhou. Valeu aí pelo favor! Baixei mas ainda não instalei. Eu acho esquisito a Dell ter tirado... See more...
Pessoal Estou com a BIOS A06, e meu PC tinha vindo com a A05. Vi hoje aqui o link que o hsieh compartilhou. Valeu aí pelo favor! Baixei mas ainda não instalei. Eu acho esquisito a Dell ter tirado isso do site. Alguém chegou a monitorar a temperatura do processador? Talvez tenham tirado isso porque essa BIOS faz o processador trabalhar fora das recomendações da Intel, mas obviamente só estou chutando isso. Depois se eu fizer o downgrade, postarei aqui minhas impressões e temperatura do processador. Atenciosamente, Dallagnol
Olá Ricardo Por algumas vezes pensei em me desfazer deste notebook, por causa do barulho e da decepcionante bateria. Ainda não o fiz, resolvi colocar o SSD e estou "parcialmente satisfeito". Minh... See more...
Olá Ricardo Por algumas vezes pensei em me desfazer deste notebook, por causa do barulho e da decepcionante bateria. Ainda não o fiz, resolvi colocar o SSD e estou "parcialmente satisfeito". Minha experiência com o aquecimento se tornou menos traumática com o SSD. No lado direito ficava o HD, e agora com o SSD, não esquenta mais esta parte. Obviamente esse não é o problema original de aquecimento, só quis complementar. Quanto ao aquecimento do processador, já cogitei em mexer na configuração do SpeedStep, porém realmente não faria sentido ter um computador que pode chegar a 3.0Ghz ficar rodando a 700Mhz "para sempre". Então andei explorando algumas coisas criativas e que deram um resultado interessante. Uma das coisas que tem funcionado bem é criar um novo plano de energia (ou perfil de energia) no windows, a partir do perfil equilibrado. Não tentei a partir de outro, há opção de criar a partir do alto desempenho e testar, mas o fato é o seguinte: a partir do perfil equilibrado, se tu fores na opção de gerenciamento de energia do processador e limitar em 80% o uso de CPU, o esquema de gerenciamento de energia acaba limitado o clock máximo do processador em uns 2Ghz, o que reduz drasticamente o aquecimento e não deixa o computador tão lento. É um trade-off interessante. Dá para ir testando isso, inclusive usei uns programas para carregar o processador e mesmo em 80% (no limite) o cooler nao tocava o terror. Assim, quando quero usar coisas com máxima performance, ou eu uso o perfil de Maxima performance ou eu chaveio para o equilibrado normal, que não tinha a minha configuração de 80%. Parece chato de chavear entre os perfis, mas uso um programa chamado battery bar que facilita isso com um atalho na barra de tarefas. Outra coisa que fiz foi mexer na taxa de atualização de vídeo. Normalmente estava em 60Hz, e coloquei 48Hz. Usei o programa de gerenciamento da Intel, que vem instalado. Na verdade eu baixei novamente todos os drivers e tudo mais do site da dell e fiz uma instalação limpa do Windows. Mas enfim, com isso parece que consegui maior longevidade quando usando na bateria. Também mexi nos pefis de energia para "forçar uso de economia de energia na GPU" quando na bateria. Para ter ideia, durava no maximo 4h a bateria e agora consigo umas 5:30. E isso que minha bateria veio meio deteriorada de fábrica. Uma coisa é fato: com 40% de carga na CPU o cooler já grita. Mas usando a dica dos 80%, ele quase não liga. Concordo contigo: esse esquema de gerenciamento de energia dele não parece funcionar muito bem. Qualquer outra informação, fico à disposição. Abraço
Olá Ricardo Tenho um desses notebooks. De fato não tenho feito um uso muito pesado dele ultimamente e o barulho sempre me deixou incomodado. O meu tinha BIOS A05 e eu fiz update para A06. Parece qu... See more...
Olá Ricardo Tenho um desses notebooks. De fato não tenho feito um uso muito pesado dele ultimamente e o barulho sempre me deixou incomodado. O meu tinha BIOS A05 e eu fiz update para A06. Parece que melhorou, mas ainda assim percebo alguns bugs. De longe é um produto cheio de problemas... Eu comprei um SSD (ou seja, troquei o SSHD pelo SSD) e reinstalei o Windows nele. Por ser um SSD pensei que ia fazer a bateria durar mais, mas não mudou nada. Obviamente ficou muito mais rápido o notebook. Só não instalei aquele monte de "bloatware" que a Dell instala, apenas os drivers. Meu Windows é a versão 10 e agora parece rodar melhor. Uma coisa que eu percebi é que, se tu deixar o computador ligado e parado (sem mexer nele) e ligado na tomada, o Windows ativa o antivírus e o cooler começa a gritar. Mas na média, essa nova BIOS parece ter melhorado o barulho.
Olá BRU-2011 Tenho um laptop dessa série e minha bateria dura "até 4h", em condições de uso leve. Você já experimentou deixar o laptop funcionando por algum tempo sem nehum programa aberto e fica... See more...
Olá BRU-2011 Tenho um laptop dessa série e minha bateria dura "até 4h", em condições de uso leve. Você já experimentou deixar o laptop funcionando por algum tempo sem nehum programa aberto e ficar monitorando qual a taxa de descarga da bateria? Vocẽ também pode dar uma olhada em quem consome mais CPU no gerenciador de tarefas do sistema operacional, para tentar descobrir se algum dos seus programas está drenando mais bateria. Para monitorar o desgaste da bateria, você pode entrar no BIOS do computador, ou instalar (se for no Windows) o software Battery Bar. Ele tem uma versão gratuita e acho bem funcional: https://batterybarpro.com/ A bateria do meu laptop tem aproximadamente 6 meses de uso e já veio de fábrica com 10% de desgaste. Agora está com 15%. Eu não uso ele com muita frequencia na bateria. Eu sugeriria a Dell para mudar a descrição para "4 horas de bateria" de uso leve. Dizer que chega a 7,5 horas é enganar o consumidor, até porque eles já mandam o notebook com a bateria meio gasta de fábrica. Depois não tem essa de garantia na bateria, ela desgasta. Então como posso eu contestar o setor de garantia por terem me vendido uma bateria já comprometida?
Olá. Tenho um notebook 5548 com core i7 5500U. É de longe o notebook mais barulhento que já tive (quando  ele liga seu cooler no máximo, e isso é fácil de acontecer). O HD do meu ficava fazendo um zu... See more...
Olá. Tenho um notebook 5548 com core i7 5500U. É de longe o notebook mais barulhento que já tive (quando  ele liga seu cooler no máximo, e isso é fácil de acontecer). O HD do meu ficava fazendo um zumbido muito chato, de forma intermitente, e esquentando a parte direita do notebook (só me livrei do zumbido porque troquei por um SSD). O desempenho da bateria é deprimente, já vem com defeito de fábrica. A minha veio de fábrica com 10% de desgaste. A tela é boa, mas definitivamente não impressiona. Tenho um antigo Dell inspiron 1440 (de 6 anos de idade), cuja tela eu pedi para trocarem para uma tela de 1600x900 na época da compra. A tela dele tem mais brilho que a tela desse notebook novo, e perde muito pouco no contraste. A Dell já se deu conta que não vela a pena vender computadores bons no Brasil e envia cada vez mais produtos de baixa qualidade.
Olá Miguel Eu não sabia que existia uma bateria maior, mas de fato seria a bateria mínima para ele essa que você citou. Quanto a investir, concordo, gastar mais por essa bateria não me parece viáve... See more...
Olá Miguel Eu não sabia que existia uma bateria maior, mas de fato seria a bateria mínima para ele essa que você citou. Quanto a investir, concordo, gastar mais por essa bateria não me parece viável agora, mas se fosse no momento da compra, talvez. Contudo, conhecendo este laptop mais a fundo, jamais compraria novamente. Só posso dizer que meu próximo equipamento não será um Dell. Um abraço.
Olá. Tenho este notebook e isso é problema de projeto. A ventoinha é barulhenta e a circulação de ar é precária neste notebook. O que eu fiz para minimizar o problema foi customizar um dos perfis de ... See more...
Olá. Tenho este notebook e isso é problema de projeto. A ventoinha é barulhenta e a circulação de ar é precária neste notebook. O que eu fiz para minimizar o problema foi customizar um dos perfis de energia para usar no máximo 85% do processador. Isto induz ele a operar com frequencias e tensões mais baixas no processador, e isso gera menos calor. Como efeito colateral, obviamente, seu computador vai perder um pouco de desempenho, mas se forem naqueles momentos que você estiver mais navegando na web, fazendo coisas mais leves, isso ajuda muito a diminuir o barulho. Ele praticamente não vai ligar a ventoinha e se ligar, vai ser numa velocidade menor. Note que normalmente essa gambiarra só funciona se ele ainda estiver meio frio. Se você já tiver rodado jogos nele, provavelmente ele irá ficar com rotações mais altas. Quando quero performance, troco para outro perfil que deixa ele usar normalmente o processador.
Olá Daniel. Tenho este notebook e isso é problema de projeto. A ventoinha é barulhenta e a circulação de ar é precária neste notebook. O que eu fiz para minimizar o problema é customizar um dos perfi... See more...
Olá Daniel. Tenho este notebook e isso é problema de projeto. A ventoinha é barulhenta e a circulação de ar é precária neste notebook. O que eu fiz para minimizar o problema é customizar um dos perfis de energia para usar no máximo 85% do processador. Isto induz ele a operar com frequencias e tensões mais baixas no processador, e isso gera menos calor. Como efeito colateral, obviamente, seu computador vai perder um pouco de desempenho, mas se forem naqueles momentos que você estiver mais navegando na web, fazendo coisas mais leves, isso ajuda muito a diminuir o barulho. Ele praticamente não vai ligar a ventoinha e se ligar, vai ser numa velocidade menor. Note que normalmente essa gambiarra só funciona se ele ainda estiver meio frio. Se você já tiver rodado jogos nele, provavelmente ele irá ficar com rotações mais altas. Quando quero performance, troco para outro perfil que deixa ele usar normalmente o processador.
Olá Miguel. Possuo um Notebook deste mesmo modelo e compartilho do mesmo problema. A Dell embarca uma bateria de tamanho fisicamente grande, mas com pouca capacidade para este notebook (43Wh). Um not... See more...
Olá Miguel. Possuo um Notebook deste mesmo modelo e compartilho do mesmo problema. A Dell embarca uma bateria de tamanho fisicamente grande, mas com pouca capacidade para este notebook (43Wh). Um notebook enorme, mas com uma bateria mal dimensionada. Basta você ver o que outras marcas e modelos usam, precisaria pelo menos 60Wh. Além disso, as baterias da Dell me parecem ter baixa qualidade, visto que uso muito pouco o meu notebook na bateria e já consta desgaste de 15%. Já reinstalei tudo também, mas em uso bem leve, dura algo em torno de 4h. É impossível durar 7,5h, de fato, não tem condição de uso que o faça durar isso. Outra coisa que me incomoda neste notebook é como é mal feito o sistema de dissipação de calor. Exija um pouco mais do processador e a ventoinha entra "rasgando". É com certeza uma vergonha, é o notebook mais barulhento que já usei. Inclusive já atualizei até o BIOS, melhorou um pouco o comportamento da ventoinha, mas ainda assim tem uns bugs. De vez em quando a ventoinha liga e não desliga mais, só reiniciando o sistema. Já até monitorei a temperatura do processador para ver se estava precisando mesmo ficar ligada, mas não, estava em 38 graus Celsius.