Storage

Última resposta 04-01-2022 Não resolvido
Enviar uma pergunta
Bronze
Bronze
1607

Configuração de RAID em MD3200i

Olá,

Tenho um PowerVault MD3200i com 12 discos SAS 15k de 600 GB. 

Atualmente ele está com arranjos de RAID5 em Luns de 3 em 3 discos. 

Minha dúvida é se não é melhor eu fazer arranjos com mais discos, aproveitando até mais espaço em disco útil.

O que é melhor? RAID5 com 3 discos ou fazer um RAID5 com o maior número de discos possíveis?

OBS: a utilização de escrita/leitura é praticamente 50/50.

Respostas (3)
543

Boa noite!

Primeiro vamos entender para qual seria a solução ela vai atender, porém vamos começar com cenários de espaço e desempenho. Primeiro ponto a ser verificado são os ganhos de IOPS, e como você tem discos  3.5" SAS de 15k a média do ganho está em torno de 150 IOPS, ou seja, quanto mais disco você juntar, maior será o ganho de IOPS, lembrando que depende também do seu RAID.

1º Cenário - 5 discos com RAID 5 = 150*4 - 150 (paridade) = 600 IOPS

Com um ganho de 600GB*4 = 2.4GB aproximadamente

Nesse primeiro cenário você está fazendo um RAID5 onde se usa a paridade, que é justamente a perda de um disco por fazer a paridade.

2º Cenário - temos 4 discos SAS de 3.5” 1TB de 15 K com RAID 10

4 discos com RAID 10 = 4*150 = 600 IOPS - nesse cenário você não faz paridade o que facilita em termos de maior número de IOPS, também é preciso ficar atento que nesse tipo de RAID o desempenho de escrita cresce muito em relação ao RAID 5.

Ganho em espaço = 4 HD 600GB - 2 HD 600GB = 1.2TB

No seu caso eu faria um RAID5 com 5 discos se quiser ganhar espaço, mas caso precise de melhorar a escrita não se preocupando tanto com espaço, optaria pelo RAID 10, até mesmo com mais discos. Lembrando que você entrega em blocos os dados, logo o seu RAID com paridade precisa se com quantidades corretas de disco, senão você vai ter uma sobrecarga na hora da entrega dos dados, o que é chamado de "PAD"

205

Seu seu desejo é trabalhar com RAID 5 eu também faria 3 RAID 5 com 5 discos cada, nesse caso iria perder 3 discos para paridade e aproveitar o resto do espaço.

Índio
438

Se ele for um servidor de conteúdo eu deixaria uma mistura de raid 0 e 1 pra ter performance e segurança e se for armazenamento deixaria raid 1 ou 5 mas não confio muito em raid, se fosse suficiente usaria só um ssd de boa capacidade assim evitaria os possíveis defeitos do raid

Últimas soluções
Contribuidor principal