Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

2191

4 de maio de 2018 05:00

Configuração de RAID em MD3200i

Olá,

Tenho um PowerVault MD3200i com 12 discos SAS 15k de 600 GB. 

Atualmente ele está com arranjos de RAID5 em Luns de 3 em 3 discos. 

Minha dúvida é se não é melhor eu fazer arranjos com mais discos, aproveitando até mais espaço em disco útil.

O que é melhor? RAID5 com 3 discos ou fazer um RAID5 com o maior número de discos possíveis?

OBS: a utilização de escrita/leitura é praticamente 50/50.

2 Mensagens

11 de agosto de 2021 14:00

Boa noite!

Primeiro vamos entender para qual seria a solução ela vai atender, porém vamos começar com cenários de espaço e desempenho. Primeiro ponto a ser verificado são os ganhos de IOPS, e como você tem discos  3.5" SAS de 15k a média do ganho está em torno de 150 IOPS, ou seja, quanto mais disco você juntar, maior será o ganho de IOPS, lembrando que depende também do seu RAID.

1º Cenário - 5 discos com RAID 5 = 150*4 - 150 (paridade) = 600 IOPS

Com um ganho de 600GB*4 = 2.4GB aproximadamente

Nesse primeiro cenário você está fazendo um RAID5 onde se usa a paridade, que é justamente a perda de um disco por fazer a paridade.

2º Cenário - temos 4 discos SAS de 3.5” 1TB de 15 K com RAID 10

4 discos com RAID 10 = 4*150 = 600 IOPS - nesse cenário você não faz paridade o que facilita em termos de maior número de IOPS, também é preciso ficar atento que nesse tipo de RAID o desempenho de escrita cresce muito em relação ao RAID 5.

Ganho em espaço = 4 HD 600GB - 2 HD 600GB = 1.2TB

No seu caso eu faria um RAID5 com 5 discos se quiser ganhar espaço, mas caso precise de melhorar a escrita não se preocupando tanto com espaço, optaria pelo RAID 10, até mesmo com mais discos. Lembrando que você entrega em blocos os dados, logo o seu RAID com paridade precisa se com quantidades corretas de disco, senão você vai ter uma sobrecarga na hora da entrega dos dados, o que é chamado de "PAD"

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

24 de setembro de 2021 08:00

Se ele for um servidor de conteúdo eu deixaria uma mistura de raid 0 e 1 pra ter performance e segurança e se for armazenamento deixaria raid 1 ou 5 mas não confio muito em raid, se fosse suficiente usaria só um ssd de boa capacidade assim evitaria os possíveis defeitos do raid

1 Rookie

 • 

14 Mensagens

1 de abril de 2022 04:00

Seu seu desejo é trabalhar com RAID 5 eu também faria 3 RAID 5 com 5 discos cada, nesse caso iria perder 3 discos para paridade e aproveitar o resto do espaço.

Nenhum evento encontrado!

Top