Windows 8

[Tutorial][mSATA] Configurando seu mSata (Intel Smart Storage/Start)

A tecnologia Intel Rapid Start e Intel Rapid Storage são as responsáveis pela aceleração no processo de inicialização do seu equipamento, assim como do retorno de hibernação/suspensão.

Para utilizar estas tecnologias de forma correta e obter um melhor desempenho, utilizaremos como exemplo uma configuração padrão com um HD mecânico de 750GB e um dispositivo mSata SSD de 32GB.

Primeiramente, vamos entender qual a função de cada uma das tecnologias:

• Intel Rapid Storage: Com uma partição de 18.6GB, cria um RAID 0 com seu HD mecânico, tornando o acesso aos arquivos mais utilizados mais rápido por estar armazenando as informações de acesso no HD mSata, que possui uma taxa de leitura e escrita superior.
  • Intel Rapid Start: Capacidade de iniciar seu equipamento muito mais rapidamente, assim como de retornar de suspensão e hibernação em um piscar de olhos. Em Ultrabooks e All-In-Ones, também fornece uma economia de energia superior.

Vamos aprender agora a ativar estas tecnologias em seu equipamento e vamos seguir os seguintes passos:
  1. Instalar e configurar a tecnologia Intel Rapid Storage
  2. Instalar e configurar a tecnologia Intel Rapid Start

I - Ativando a Aceleração via Intel Rapid Storage

O primeiro passo será instalar o aplicativo caso você não o possua. Ele pode ser baixado
aqui. 
Após instalado, reinicie o seu computador para aplicar as configurações. 
Quando retornar no sistema operacional, na área de trabalho, clique no ícone da "Tecnologia Intel Rapid" e depois em "Abrir Aplicativo". 

Na aba "Acelerar" clique em "Ativar Aceleração"

Na tela que abrir marque as opções como mostra a figura abaixo e clique em "Ok"
(Vale lembrar que se seu mSata não for de 32Gb, os números serão diferentes) 

Após isso, reinicie o equipamento e seu sistema estará acelerado!

II – Criando a partição de hibernação

Abra a prompt de comando como administrador.

• No Windows 8, utilize o comando "Tecla do Windows" + X e selecione “Prompt de comando (Admin)”. 
  • No Windows 7, clique no menu iniciar, digite CMD, e clique com o botão direito em cmd.exe, selecionando Executar como Administrador

Na prompt de comando, digite os seguintes comandos seguidos de enter:

• diskpart <ENTER>
  • list disk <ENTER>
  • select disk x <ENTER> – “X” sera o número do SSD, ou HD com menor tamanho
  • create partition primary size=8192 <ENTER>
  • set id=84 override <ENTER>
  • exit <ENTER>

Caso ao listar os discos a opção GPT esteja ativa conforme a imagem abaixo, o único comando que é necessário mudar é o set id.

No caso de GPT, os comandos ficarão como segue:

• diskpart <ENTER>
  • list disk <ENTER>
  • select disk x <ENTER> – “X” sera o número do SSD, ou HD com menor tamanho
  • create partition primary size=8192 <ENTER>
  • set id=D3BFE2DE-3DAF-11DF-BA40-E3A556D89593 <ENTER>
  • exit <ENTER>

Após criar a partição, reinicie o seu computador e efetue download e instalação do aplicativo Intel Rapid Start, disponível aqui.

Retornando no Windows, localize o aplicativo "Intel Rapid Start Tecnology Manager" pesquisando no "Iniciar".

Deixe as opções marcadas conforme a tela abaixo:

Pronto!! Agora seu dispositivo mSata está totalmente configurado e acelerando seu sistema!

Caso tenha qualquer dúvida, sinta-se à vontade em postar aqui que faremos o possível para lhe auxiliar :)

Até mais!

Angélica Luz
  Fórum Collaborator
  Client ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

Respostas (177)
Bronze

O problema ainda persiste. Na segunda etapa do processo ele não completa e mesmo tendo o Intel Rapid Technology instalado ele dá erro

segue as imagens.

Moderador
Moderador

CaioCosta, na imagem que você postou o equipamento está apresentando apenas 8GB livres para a partição do Intel Rapid Start.

Caso você tenha menos de 8GB de RAM, altere o número 8192 conforme abaixo:

• 4GB = 4096
  • 6GB = 6144
Este espaço não pode ser menor do que a quantidade que você possui de memória RAM.
Experimente alterar este valor.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Bronze

Fiz tudo corretamente como diz no tutorial e deu tudo certo, porem no ultimo passo, na hora de instalar o Intel Rapid Start Technology, diz que meu sistema não atende os requisitos mínimos para instalação do software.

Estou usando Windows 7 Ultimate 64bits

Meu computador é um Inspiron 15R SE

Resolver problema "o sistema nao atende aos requisitos minimos para a instalação do software" na instalação rapid start:

1. Use o driver do rapid storage do site da dell;
  2. Use o driver do rapid start desse tutorial;
  3. Antes de instalar o rapid start, mude o boot na bios para Legacy;
  4. Instale, reinicie e mude para UEFI novamente.

Funciona assim pra mim :)

o meu  ultrabook é um DELL VOSTRO 3360 com bios atualizada, ele no sata operation so aparece  AHCI ou ATA nao aparece intel smart response nao...  deixo ele no ahci,  formatei do zero fiz todos os procedimentos criei a partiçao de hibernaçao ele criou uma partiçao de 8 gb MSATA  porem ficou 21.86 gb nao alocados....posso usar esse espaço criando uma partiçao?  tipo acho que o meu poderia ficar mais rapido por ser um I5 com 4gb de ram e  ssd de 480 gb pro sistema e esse msata de 32 gb pra acelerador, atualizei o driver de video pra mais recente o chipset todos os drivers atualizados mas programas como o VIRTUAL DJ que nao **bleep** tanto esta dando excesso de uso de cpu e as vezes trava, queria saber como aumentar a quantidade de ram destinada ao video sera que se eu aumentar para 8 gb de ram vai melhorar? fiz todos os procedimentos como os tutoriais da dell ensinou... 

Moderador
Moderador

Ronans, procure verificar se a partição ficou marcada como uma partição de hibernação no gerenciador de discos do seu equipamento.

Também é necessário validar se na BIOS de sua máquina, na secção Advanced, a opção Intel Rapid Start está ativa.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Bronze

Olá.. fiz o primeiro passo conforme descrito no tutorial... porem ao reiniciar a maquina.. da a seguinte mensagem de erro..

Check de cable conection!

Insert de boot cd.... bla bla bla..

como resolvo?

Bronze

Boa tarde,

Estou com o mesmo problema do Ronans. Fiz todos os passos e deu tudo certo, exceto o último. Quando tento instalar o Intel Rapid Start ele dá a mensagem de erro "O sistema não atende aos requisitos mínimos para instalação do software.".

Na BIOS estou com a opção Intel Rapid Start ativa, a partição no gerenciamento de discos está marcada como sendo de hibernação e o serviço de armazenamento está ativo e funcionando corretamente.

O que pode ser ?

Moderador
Moderador

Miotter,

Neste caso, apenas entre na BIOS e altere a ordem de inicialização dos dispositivos UEFI. Provavelmente há algum dispositivo (como o drive de DVD) que está setado para iniciar antes do HD.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Contribuidor principal
Últimas soluções