1 Rookie
•
10 Mensagens
10
1301
Dell G15 - BIOS invisível após updates - Falha da tela
Tenho um problema que apareceu no meu Dell G15 5515 em que a tela permanece preta enquanto o notebook liga, porém o Windows inicia normalmente. Percebi esse bug após atualizar para a versão 1.18.0 da BIOS e notar a falta de uma tela de carregamento, de modo que não consigo acessar a BIOS nem o suporte ao apertar F2 ou F8, quando tento acessar esses recursos, o LED da bateria pisca ao indicar uma falha no display. Porém, caso eu espere, o Windows inicializa normalmente.
Tive o cuidado de limpar o CMOS da BIOS de acordo com o manual de serviços, assim como tentar realizar uma recuperação dela através do CTRL + ESC e USB também, porém o display não ligou em nenhuma dessas alternativas. Fiz o update da BIOS corretame pela segunda vez para ver se resolvia, sem sucesso. Verifiquei no site e com o SupportAssist e todos meus drivers estão atualizados, não sei mais o que fazer para resolver esse problema.
Espero que seja respondido com agilidade, já que, caso ocorra qualquer tipo de problema com o notebook e necessite de acesso a esses serviços ficarei impossibilitado de usá-lo. Agradeço desde já.
pedroarmc
1 Rookie
1 Rookie
•
10 Mensagens
1
14 de junho de 2024 15:03
Pessoal, a todos que colaboraram com a postagem e aos atendentes que auxiliaram a resolução do bug, muitíssimo obrigado. Hoje, por meio do "Obtenha ajuda agora" consegui resolver o bug com auxílio de Nicholas. Através do acesso remoto ele instalou uma versão de BIOS que não está listada nos sites da Dell, mas ao que me parece é uma versão modificada da 1.16, e tudo voltou a funcionar como antes: vi a logo da Dell na hora do boot , consegui acessar normalmente a BIOS e o LED da bateria não indica mais erro algum.
Aparenta que essa é uma solução temporária, visto que ainda não foi publicada no site oficial e, portanto, não pode ser publicada ainda. Mesmo assim, resolveu o bug em questão. Fico curioso quanto à próxima atualização, visto que essa versão modificada foi identificada como "98.16.0" e o software não permite atualizar para um número menor, de qualquer forma não me vejo atualizando essa BIOS tão cedo kkkkk. Agradeço sinceramente @DELL-Nat M por todo suporte oferecido.
Eduardo Neves
1 Rookie
1 Rookie
•
32 Mensagens
0
20 de junho de 2024 14:26
A todos que estão tendo problema com o DELL G15 5515 Ryzen Edition após a atualização da BIOS 1.16.0 para 1.18.0.
Quero dizer que a solução definitiva é:
Pedir para um técnico fazer o atendimento remoto, com isso ele vai instalar uma versão "alterada" da BIOS 1.16.0, pois o sistema da DELL não permite fazer downgrade de bios, portanto foi alterada a numeração da bios para 98.16.0, assim o sistema vai entender que é uma versão acima da 1.18.0.
Foi exatamente o procedimento que o técnico realizou no meu pc.
Assim que a atualização completou, a tela LCD no laptop voltou a funcionar.
Espero que essa informação ajude aos usuários e aos técnicos que estão seguindo o manual no usuário.
neste caso específico, não é necessário trocar a tela, muito menos comprar uma placa mãe nova, pois o problema é somente a versão da bios que foi liberada com BUGS.
espero ter ajudado!
DELL-Nat M
Community Manager
Community Manager
•
2.8K Mensagens
0
11 de junho de 2024 15:12
Olá todos,
O primeiro passo para resolver esse problema é tentar o workaround abaixo:
Caso o workaround acima não funcione, solicitamos que entrem em contato com o time de suporte para solicitar a versão bridge BIOS, que permitirá o downgrade para a versão 1.16.0. Esta é a solução atual até que uma nova BIOS seja lançada.
Você deve entrar em contato com o suporte diretamente pela Comunidade, clicando no ícone "Obtenha ajuda agora" no canto inferior direito da tela. Se encontrarem qualquer dificuldade para a abertura do caso, por favor, me avisem.
(Editado)
pedrohenriquevm
6 Professor
6 Professor
•
1.4K Mensagens
3
8 de maio de 2024 03:24
Parece ser um problema causado por esse BIOS específico.
Já vi outros relatos exatamente iguais.
Informe o suporte pois acredito que muitos devem estar passando por isso.
Quanto mais pessoas informarem o problema mais rápido o suporte vai entender o que ocorre.
@DELL-Nat M
(Editado)
pedroarmc
1 Rookie
1 Rookie
•
10 Mensagens
1
8 de maio de 2024 15:31
@pedrohenriquevm Obrigado! Como poderia ser feito esse contato com o suporte?
pedrohenriquevm
6 Professor
6 Professor
•
1.4K Mensagens
0
9 de maio de 2024 17:02
Pode, ao menos podia, ser feito por aqui mesmo.
Aparecia um ícone no canto inferior direito da tela para contatar o suporte.
Caso não apareça, você pode ir até a página de suporte do seu modelo e clicar no ícone no canto inferior direito.
Me parece que essa atualização de BIOS leva a esse problema crônico da tela em TODOS os G15 5515 e também nos Alienware m15 R5 que também usa Ryzen 5000.
Já vi alguns relatos...
https://www.dell.com/support/home/pt-br/product-support/product/g-series-15-5515-laptop/events
(Editado)
Supernetto
1 Rookie
1 Rookie
•
12 Mensagens
2
10 de maio de 2024 22:05
Estou passando por isso também.
Fiz a atualização hoje da Bios, e quando reiniciei já iniciou em tela preta, sem a logo da Dell direto para meu perfil de usuário. No meu notebook também fica a luz da bateria piscando, 2 vezes em laranja e 7 vezes em branco.
Vi em uns postes muito antigos que para resolver alguns usuários fizeram o downgrade da bios. Mas gostaria que o suporte desse alguma luz de como resolver.
pedroarmc
1 Rookie
1 Rookie
•
10 Mensagens
0
12 de maio de 2024 21:30
@Supernetto Muito frustrante. O pior é que o downgrade da bios nem é uma opção, pois o próprio software de instalação não o permite. Realmente, só uma solução dada pelo time de suporte.
pnogueira
1 Rookie
1 Rookie
•
5 Mensagens
4
14 de maio de 2024 17:00
Boa tarde, estou com o mesmo problema e acredito que a dell já esteja analisando pois a bios 1.18.0 foi removida do site do suporte.
(Editado)
dzolim
1 Rookie
1 Rookie
•
4 Mensagens
1
14 de maio de 2024 20:38
estou com o mesmo problema, após atualizar pra versão de Bios 1.18.0, o notebook não aparece o Post de bios na tela principal, somente na saída TipoC, e fica o tempo todo com o código de erro 2x ambar 7x branca (erro LCD Display) tentei fazer downgrade pra versão 1.16.0 de todas as formas disponíveis, sem sucesso, também reparei que excluiram a versão 1.18.0 do site de suporte.
pnogueira
1 Rookie
1 Rookie
•
5 Mensagens
1
14 de maio de 2024 20:56
@dzolim O seu a imagem da bios via cabo? Ou só a tela do Windows direto?
DELL-Nat M
Community Manager
Community Manager
•
2.8K Mensagens
0
15 de maio de 2024 17:04
Vocês podem tentar os passos abaixo como forma temporária de resolução:
(Editado)
Maykellindner
1 Rookie
1 Rookie
•
16 Mensagens
0
16 de maio de 2024 19:07
(Editado)
PlyciliaCruz
1 Rookie
1 Rookie
•
4 Mensagens
1
16 de maio de 2024 20:30
@PlyciliaCruz eu imagino quanto dinheiro a Dell não ganhou em cima de pessoas que tiveram esse problema e pagaram horrores em trocas de placa-mãe (o que deve resolver, já que a nova placa-mãe não foi atualizada para BIOS 1.18) porque precisam usar seu notebook sem depender de um monitor externo.
Espero que a suposta firmware bridge resolva o problema e que a 1.18 não tenha realmente brickado a GPU onboard definitivamente (pois se tiver, a troca vai ter que ser feita na base <violação removida>).
(Editado)
Vladcloud
1 Rookie
1 Rookie
•
96 Mensagens
0
16 de maio de 2024 20:57
O meu deu algo parecido porém ainda funciona, no meu caso notei que a cada x tempo minhas usbs "param" de funcionar do nada, já tentei em outro computador e segue normal, essa atualização 1.18 foi a pior coisa que já fiz.
(Editado)