Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

Fechado

AP

2 Mensagens

63096

29 de setembro de 2008 09:00

FAN dispara e micro GX280 nao liga, o que fazer???

Bom dia,
 
Tenho um optiplex gx280, o mesmo simplesmente nao liga e o FAN simplesmente parece que vai decolar como uma turbina de aviao e a máquina nao liga.
 
O que fazer??
Já achei por aí dizendo para resetar o FAN mas nao achei como fazer isso em local algum.
 
Fico no aguardo de comentarios.
 
Obrigado
 
Alessandro

1.3K Mensagens

29 de setembro de 2008 15:00

Resetar o FAN??? Isso não Existe. Seu computador acende os LED do gabinete e aciona o FAn, porem não aparece nada no monitor, correto??? Provavelmente seja apenas memória com mau-contato... Retire-as e limpe. Se tiver placa de vídeo, faço o mesmo.

49 Mensagens

2 de outubro de 2008 12:00

Se seu equipamento apresenta ao ligar o botão de power de cor laranja e fixo é sinal de que há um possivel problema com a placa-mãe ou com a fonte. Faça um reset em todos os cabos e verifique se o problema vai continuar.

21 Mensagens

4 de fevereiro de 2010 10:00

Bem.

 

Sou Gerente de TI de uma empresa e temos 698 micros da Dell na nossa empresa. Cerca de 10% dessas máquinas apresentaram o mesmo problema que você relatou. Depois de muitas ligações, 7 reuniões com a Dell e pesquisas da Equipe de Suporte da nossa Empresa, descobrimos que o suporte que mantem o cooler fixo ao processador  cede com o tempo. Fazendo pressão sobre o processador conseguimos fazer a máquina ligar novamente, porém não podemos ligar o computador e ficar segurando o cooler.

Portanto fizemos uma adaptações que resolveram nossos problemas.

Tenho um documento que mostra como fazer essa adaptação. Se quiser posso te mandar por e-mail.

Aguardo retorno.

1 Mensagem

27 de fevereiro de 2010 09:00

Bem.

 

Sou Gerente de TI de uma empresa e temos 698 micros da Dell na nossa empresa. Cerca de 10% dessas máquinas apresentaram o mesmo problema que você relatou. Depois de muitas ligações, 7 reuniões com a Dell e pesquisas da Equipe de Suporte da nossa Empresa, descobrimos que o suporte que mantem o cooler fixo ao processador  cede com o tempo. Fazendo pressão sobre o processador conseguimos fazer a máquina ligar novamente, porém não podemos ligar o computador e ficar segurando o cooler.

Portanto fizemos uma adaptações que resolveram nossos problemas.

Tenho um documento que mostra como fazer essa adaptação. Se quiser posso te mandar por e-mail.

Aguardo retorno.

 

Esmael, na empresa que trabalho temos o modelo GX 620, e o Fan não é fixo sobre o processador, esse Fan fica na vertical e direciona o ar passando por um dissipador. Ocorre que esse Fan está quase decolando de tão alta que está sua rotação. Isso acontece mesmo se o computador estiver desligado por muito tempo, ou seja frio. Sabe se pode ser o mesmo problema que os PCs de sua empresa? Por favor me envie esse documento explicando como fazer essa adaptação.

Desde já agradeço...

1 Mensagem

5 de março de 2010 08:00

Estou com o mesmo problema. Fiz pressão sobre o processador e realmente funcionou. Qual foi a solução que você teve para este problema?

Poderias me mandar no email? leandro.c@dudalina.com.br

Fico no aguardo.

1 Mensagem

9 de março de 2010 09:00

Boa tarde, estive o forum e por sinal com o mesmo problema com o GX280, se possível gostaria de saber como foi solucionado o seu problema.

Antecipadamente agradeço a atenção!

Satoshi.

2 Mensagens

18 de março de 2010 12:00

olá pessoal tudo bem?

 

seguinte estou com um pc dell com o mesmo defeito a fan parece que vai decolar e nada aparece no monitor, tenho um monitor samsung 550v(oque esta dando este problema) fui num amigo meu e levei somente o gabinete e ele tem um lg flatron t730sh na bancada dele de manutenção, quando ele colocou para funcionar por incrível que pareça funcionou perfeitamente.

é logico não estou sugerindo que troquem os monitores pra resolver o problema, só estou dizendo pela curiosidade.

 

abraços 

1 Mensagem

19 de março de 2010 15:00

boa tarde, alguem tem o esquema para adaptar o cooler do gx 280 quando pressiono liga

1 Mensagem

25 de março de 2010 09:00

Ola Esmael.

 

Na minha empresa também tem diversas dessas maquinas GX280 apresentando esse mesmo defeito.
se for possível você me enviar esse email mostrando a solução desse problema, ficarei muito grato...

se alguém tiver esse documento por favor mandem no meu email.

já sofro com esse problema mas de um ano....

email: ri.teles@hotmail.com

dês de já agradeço...

 

2 Mensagens

29 de março de 2010 13:00

Boa tarde Esmael,

Estou com o mesmo problema com 02 PC´s Dell GX-280. Por favor enviar esse documento no meu email.. ntsilva07@gmail.com

Obrigado,

Natanael

2 Mensagens

1 de abril de 2010 11:00

Eu fiz os testes que o Esmael passou no manual, eu tinha 02 PC´s que estavam com esse problema e resolveu...Obrigado

21 Mensagens

1 de abril de 2010 12:00

Achamos uma outra solução para os Dell GX 280. Quem sabe ela não serve também para os 620?

Pessoal.

Com relação aos Dell GX 280, fizemos mais uma adaptação. Seguinte: a medida que o tempo foi passando descobri que alguns computadores tiveram o mesmo sintoma (Fan Disparando até atingir sua rotação máxima) e mesmo usando a adptação com parafusos não resolveu. Através de medições com multímetro, entendi melhor como funciona o sistema de controle de temperatura desse modelo de computador. Portanto esse cooler (Ventilador + Dissipador) é composto de 4 fios. Fio Vermelho  5 volts, Fio Preto Neutro, Fio Branco Terra e Fio Azul 5 Volts adicionais. Quando a FAN está em baixa rotação um dispositivo corta a passagem de energia vinda do fio azul e repassa essa energia excedente para o fio Branco que envia a energia para o Terra. Quando o sensor de temperatura do processador detecta aquecimento ele vai liberando gradativamente energia extra pelo fio azul para a FAN fazendo com que ela gire mais rápido. Testamos durante 48 horas sem interrupções através de software de stress e benchmark o processador, fazendo com que ele aquecesse, porém a FAN girava cada vez mais rápido e processador praticamente não aquecia. Isso prova que o sensor de temperatura do processador deve ter sofrido algum impacto e está defeituoso. O Sensor perde o controle de temperatura e a FAN libera energia extra. Como o sensor é inacessível, fiz o seguinte: Fiz uma ponte elétrica entre o fio azul (5 volts adicionais) com o fio branco (terra), fazendo com que a energia excendente que faz a FAN girar mais rápido não chegue até a bobina que faz o motor da FAN girar. Sem essa energia a FAN não dispara.

Vale lembrar que um processador superaquecido fica mais lento e pode desligar sem aviso ou até queimar, portanto aconselho antes de mais nada que me enviem um e-mail solicitando um texto explicativo de como fazer essa ponte e mais umas dicas.

No caso dos 620 tens que medir a voltagem de cada fio da FAN e verificar suas voltagens. Se eu encontrar uma FAN de 620 na empresa eu testo e retorno.

Aguardo.

21 Mensagens

1 de abril de 2010 12:00

Não lembro se você já entrou em contato comigo sobre esse problema, mas tenho duas soluções. Segue abaixo a segunda soluções que pode ser isolada ou complementar a primeira.

Aguardo seu e-mail. Meu Endereço: esmaelimmich@yahoo.com.br

 

Pessoal.

Com relação aos Dell GX 280, fizemos mais uma adaptação. Seguinte: a medida que o tempo foi passando descobri que alguns computadores tiveram o mesmo sintoma (Fan Disparando até atingir sua rotação máxima) e mesmo usando a adptação com parafusos não resolveu. Através de medições com multímetro, entendi melhor como funciona o sistema de controle de temperatura desse modelo de computador. Portanto esse cooler (Ventilador + Dissipador) é composto de 4 fios. Fio Vermelho  5 volts, Fio Preto Neutro, Fio Branco Terra e Fio Azul 5 Volts adicionais. Quando a FAN está em baixa rotação um dispositivo corta a passagem de energia vinda do fio azul e repassa essa energia excedente para o fio Branco que envia a energia para o Terra. Quando o sensor de temperatura do processador detecta aquecimento ele vai liberando gradativamente energia extra pelo fio azul para a FAN fazendo com que ela gire mais rápido. Testamos durante 48 horas sem interrupções através de software de stress e benchmark o processador, fazendo com que ele aquecesse, porém a FAN girava cada vez mais rápido e processador praticamente não aquecia. Isso prova que o sensor de temperatura do processador deve ter sofrido algum impacto e está defeituoso. O Sensor perde o controle de temperatura e a FAN para a receber energia extra. Como o sensor é inacessível, fiz o seguinte: Fiz uma ponte elétrica entre o fio azul (5 volts adicionais) com o fio branco (terra), fazendo com que a energia excendente que faz a FAN girar mais rápido não chegue até a bobina que faz o motor da FAN girar. Sem essa energia a FAN não dispara.

Vale lembrar que um processador superaquecido fica mais lento e pode desligar sem aviso ou até queimar, portanto aconselho antes de mais nada que me enviem um e-mail solicitando um texto explicativo de como fazer essa ponte e mais umas dicas.

Aguardo.

2 Mensagens

17 de abril de 2010 15:00

 

Amigo dou suporte em agunhas empresas, orientei os clientes a comprar maquinas da dell e agora de uma hora para outra em 5 clientes diferentes as maquinas resolveram apresentar esse problema, você poderia mandar para mim esse esquema para que eu possa resolver esse problema.

 

desde ja te agradeço,

 

 

Jezer A. de Jesus

esse é o email para que você possa enviar o esquema.

jezer_master@hotmail.com

1 Mensagem

29 de junho de 2010 07:00

Bom dia ... eu envie um e-mail....p/ vc e gostaria q me madace como fazer esta adaptacao do cooler eu tenho gx 280 com este problema...

 

agradeco desde ja

 

Tony

tonylee_13@hotmail.com

Nenhum evento encontrado!

Top