Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

15811

4 de outubro de 2015 18:00

BSOD atikmpag.sys VIDEO_TDR_FAILURE em notebook 14R N4110

Há um tempo atras eu vinha enfrentando várias BSOD's, até que chegou em um ponto que não conseguia mais usar o notebook com a placa de vídeo. Eu já tentei de tudo para resolver o problema, desinstalei o driver e instalei novamente, tentei expandir o arquivo atikmpag.sy, miguei pro windows 10 mas nada resolveu. Quando tento atualizar o driver utilizando o auto-detect da DELL, depois de instalado, recebo a informação que o driver instalado não é compatível com minha máquina. Também já tentei especificar o driver manualmente, mas recebo a mesma mensagem.

Acredito que não seja problema de hardware, já que também uso Linux no mesmo notebook, e lá a placa funciona normalmente.

Preciso de uma resposta do suporte da DELL o quanto antes, já estou com mais de 4 meses com esse problema.

1 Mensagem

6 de novembro de 2015 03:00

Olá DIELFILHO!

Veja se o que eu fiz te ajuda (e te serve), pois é uma alternativa para quem quer o Windows 10 na placa de vídeo AMD Radean HD7400M (pelo menos no meu note funcionou):

Não estava conseguindo instalar o Windows 10 64 bits no Inspiron N5110, pois também dava o erro VIDEO_TDR_FAILURE (ATIKMPAG.SYS). (Essa máquina ainda não foi testada no win 10 pela DELL).

Também não dava para entrar em modo seguro para trocar o driver de vídeo pelo driver da DELL como sugerido pelo Matheus, porque o sistema dá o erro antes e não chega na área de trabalho.

Pelas dicas do Matheus da DELL, tive uma ideia que arrisquei e DEU CERTO!

Quando o PC reinicia várias vezes e não consegue carregar normalmente, vem a tela azul e dá duas opções, em que uma delas é para opções de restauração e a outra é para desligar.

Fui na opção de restauração e fui escolhendo as opções avançadas até chegar na tela que permite reiniciar de diversas formas. Escolhi a opção 6 (modo seguro com prompt).

Fiz o seguinte:

Na pasta C:\windows\system32\drivers

Renomeei ATIKMPAG.SYS para ATIKMPAG.SYS.OLD e também

ATIKMDAG.SYS para ATIKMDAG.SYS.OLD (como disse o Matheus da DELL).

Digitei EXIT para sair do DOS e desliguei o PC pelo botão segurando 10s.

O PC reiniciou pela primeira vez com Win 10 pedindo configurações de ambiente.

Após isso não tente instalar drivers de placa de vídeo, pois ainda não tem compatível (tentei da DELL, não funcionou. Tentei alguns do site da AMD, inclusive um beta para win10 que lançaram em 05/11/2015 e também não funcionou, se você tenta instalar no meio da instalação o erro volta e você tem que começar tudo de novo!).

Deixei fazer apenas atualizações normais do Win 10.

Fiquei com o PC com letras um pouco maiores do que de alta definição, porém já estou utilizando o Win 10 que deixou a máquina mais rápida!!!

Agora estou atento para ver se lançam o driver correto. Se lançarem ótimo, se não lançarem fico com o win 10 assim mesmo ou volto no win 7 original.

Atenção AMD: Por favor, lancem driver compatível o mais breve possível!!!!

Abraço a todos!

512 Mensagens

5 de outubro de 2015 12:00

E aí dielfilho,

Pesquisei sobre o erro da tela azul e pode tentar seguir este passo a passo: Aqui

Ainda podemos fazer este teste de hardware para vermos se temos alguma problema: Por favor ligue o computador e logo em seguida pressione repetidas vezes a tecla F12.Nas opções exibidas, escolha DIAGNOSTICS e pressione ENTER. Anote qualquer código ou mensagem que venha a ser apresentada.

Sobre o Sistema a sua máquina não foi testada pela Dell para Windows 10, temos drivers somente até o Windows 8.

Antes de instalar os drivers de vídeos na sua máquina poderia verificar a atualização de BIOS e chipsets, seguem os links:

BIOS: Aqui

Chipsets: Aqui

Após pode localizar pelo link de cima após selecionar o seu Sistema os drivers de vídeos corretos para instalação, lembrando antes de fazer a desinstalação dos anteriores totalmente e reiniciar a máquina.

Se tiver um driver de vídeo da Intel e outro ou da AMD ou Nvidia, tem que instalar o da Intel e reiniciar, após instalar o outro driver e reiniciar.

5 Mensagens

5 de outubro de 2015 13:00

Estou com outro problema em relação a atualização da BIOS, não consigo atualizá-la por conta que minha bateria está com problema, a mesma não carrega mais, logo o setup da BIOS só inicia se o notebook tiver 10% ou mais de bateria. Já tentei usar o /forceit e tentar instalar por uma imagem do DOS, mas sem resultados positivos. Existe alguma maneira de instalar o drive da BIOS com esse problema?

512 Mensagens

8 de outubro de 2015 13:00

Boa tarde!

Não temos outra forma de atualiza a BIOS.

Conseguiu seguir o passo a passo enviado?

Aguardo resposta aqui.

5 Mensagens

14 de outubro de 2015 13:00

Boa tarde!

Minha bateria ta viciada, não sai dos 0% fica inviável atualizar a BIOS, vou ter que comprar outra, quando a mesma chegar, eu mando o feedback. ^^

5 Mensagens

20 de outubro de 2015 07:00

Cristiano,

Executei o teste de hardware, tudo está normal. Eu uso Linux e lá a placa funciona normal, acho que se fosse erro de hardware lá também não funcionaria.

Enfim, consegui atualizar minha BIOS, atualizei também os chipsets, desinstalei tudo da AMD, mas não consegui instalar o driver da placa de video da Intel que a Dell recomenda pro meu notebook, recebo a seguinte mensagem parecida com: "O computador não atende os requisitos".

Tive que ir no site da intel e baixar de lá, deu certo, mas quando reiniciei e instalei o da AMD tive o mesmo erro atikmpag.sys.


2 Mensagens

29 de outubro de 2015 08:00

Também estou com o mesmo problema. estou com tudo atualizado, mas quando instalo os drivers da placa de vídeo amd 7730M ele nao liga. Da o erro atikmpag.sys. Já fiz o diagnotics e ela esta funcionando normalmente. Pode ser alguma ferramenta da intel hd graphics 4000 que tenha alguma aceleração do hardware ativada. Porfavor me ajuda.

128 Mensagens

29 de outubro de 2015 11:00

Olá Rodrigo,

Você já realizou todos os procedimentos citados acima?

Você já tentou reinstalar o Sistema Operacional?

Caso já tenha feito os dois, o ideal é contatar o suporte técnico para que possamos fazer uma analise mais aprofundada no caso.

2 Mensagens

29 de outubro de 2015 12:00

Sim, mas isso pode ser alguma falha no hardware? Na inicialização do notebook apertei f12 e fiz o diagnóstico completo e não acusou nada.

128 Mensagens

30 de outubro de 2015 04:00

Rodrigo,

não tenho como afirmar. 

Precisaríamos de uma interação com a maquina para tentar identificar o que está ocorrendo.

e esta interação não conseguimos ter aqui pelo fórum, somente direto com o suporte

5 Mensagens

6 de novembro de 2015 07:00

Obrigado EVALDORG pela resposta, já fiz esse procedimento, porém quero que a placa volte a funcionar, seja ela no win 7 ou 10 =/

Quando instalo o driver da placa de video da Intel 3000 o notebook funciona normal, mas quando instalo o da AMD, vem o mesmo erro e dá problema nas duas placas, fico impossibilitado de usar a placa da intel, tenho que desinstalar o driver da AMD e o da Intel e depois instalar só o da Intel, logo fico só com a placa da Intel funcionando.

Espero que a DELL procure corrigir logo esse problema pois existem muitas pessoas passando por isso e até agora não vi nenhuma solução. Fazem mais de 6 meses que estou com esse problema e nada de solução. Apenas o Linux funciona perfeitamente.

4 Mensagens

15 de novembro de 2015 04:00

Só para constar.

estou usando o driver da AMD 6630, e aparece no gerenciador de dispositivo 6000 series, porém não consigo ativar a placa integrada de forma alguma, estou usando a da Intel por enquanto.


Precisamos de uma solução para utilizar a placa integrada.

4 Mensagens

15 de novembro de 2015 04:00

Vi muitas pessoas com o mesmo problema, tenho um outro notebook da apple e nunca tive esse tipo de prejuízo, pelo visto se continuar assim sem uma assistência, jamais vou voltar a comprar esse tipo de equipamento, já penso em ajuizar ação de reparação, até porque é um notebook, é um bem durável, e esse tipo de suporte não deveria omitir-se diante de tantos clientes.

Eu estou usando a placa da intel sem a placa integrada da AMD que não funciona com nenhum driver, apenas trava na tela azul se eu instalar os drivers indicados no site da dell.

10 Mensagens

2 de novembro de 2016 17:00

Passo por situação parecida no Dell Vostro 3550. No meu caso resolveu fazendo troca do chipset de vídeo, mas depois de uns meses voltou o problema. Será que isso não faz parte de uma política de obsolescência programada da Dell afim de que venhamos comprar peças de reparo ou comprar novos produtos?

2 Mensagens

22 de janeiro de 2021 09:00

Vi muitos foruns com pessoas passando pelo mesmo problema que eu e como consegui resolver vou compartilhar com todos.
A AMD soltou uma versão nova para windows 10 e está disponível neste link
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-15-7-1
Espero que solucione o problema de vocês também.
Abraço

Nenhum evento encontrado!

Top