Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

1 Rookie

 • 

17 Mensagens

7721

7 de setembro de 2020 06:00

Bloqueio de possibilidade de undervolt com software Intel após atualização para BIOS 1.5.3, sem possibilidade de downgrade

Desde ontem 6/9/2020, após instalar por recomendação do próprio site da Dell a atualização de BIOS oriunda do executável " Inspiron_7472_7572_1.5.3.exe" afim de corrigir "falha de segurança" encontrada pela INTEL na linha de processadores CORE, não consigo mais realizar undervolt com o software da própria fabricante do processador core i7 8550u, sendo de vital importância para a performance térmica do meu sistema e contornar um problema crítico e sem solução por parte da Dell que é o thermal throttling ocasionado pela pobre solução térmica construída pela Dell.

Além disso não consigo por meios normais fazer o downgrade da bios para a versão 1.3.1, mesmo o sistema da Dell tendo a opção de downgrade ativada e em teoria funcional, que acaba me dando uma mensagem negativa e de bloqueio ao efetuar o downgrade, tirando minha opção de fazer o que bem intender com meu laptop que já está fora da garantia desde agosto de 2019.

Visto que segundo a própria Dell na explanação da vulnerabilidade, diz não ter nenhum caso relatado do mesmo até hoje, e não explica em detalhes o que a alteração do microcódigo fará no caso de update da BIOS. Como mostra o seguinte parágrafo.

"ID do CVE: CVE-2017-5715, CVE-2017-5753, CVE-2017-5754

A Dell está ciente das vulnerabilidades de análise de canais laterais, também conhecidas como Meltdown e Spectre, que afetam muitos dos modernos microprocessadores e que foram publicamente descritas por uma equipe de pesquisadores de segurança em 3 de janeiro de 2018. Nenhum caso "real” de exploração dessas vulnerabilidades foi relatado até hoje, embora os pesquisadores já tenham produzido provas de conceito."

Quero aqui deixar claro que exijo por parte da Dell, a possibilidade de Downgrade de bios utilizando a própria função incorporada na bios de vocês e devidamente ativada, sem bloqueios ou restrições.

Minha configuração:

Dell inspiron 7572

intel core i7 8550u

32gb de ram ddr4 2400

ssd 128GB LiteOn (Original Dell)

ssd 500GB Western Digital Blue

1 Rookie

 • 

17 Mensagens

16 de setembro de 2020 07:00

Acabei encontrando uma solução sozinho, apenas entrando na bios e restaurando as opções de fábrica da mesma (reset to factory settings), após isso o software que utilizo para undervolt do processador voltou a fazer a leitura e gravação dos dados de voltagem como deve ser.

Fica a dica para quem atualizou para a bios 1.5.3 e teve esse mesmo problema.

6 Mensagens

28 de setembro de 2020 16:00

Foi esse reset que você fez? Devo estar sem sorte, porque não funcionou aqui.

 

rO92607

1 Rookie

 • 

17 Mensagens

29 de setembro de 2020 05:00

Infelizmente a imagem não carrega nesse forum, não consigo ver, mas é na bios no botão restore settings e depois opção factory settings, no undervolt eu usei a ultima versão do throttlestop, não testei com o XTU.

1 de outubro de 2020 14:00

Fiz o mesmo e sem sucesso algum, mesmo utilizando a versão mais recente do throttlestop

6 Mensagens

1 de outubro de 2020 17:00

Eu achei uma solução para fazer o Downgrade, mas como inclui "criar" um novo arquivo de atualização da BIOS só faça se souber o que está fazendo, pois qualquer erro pode estragar o notebook de vez.

Basta procurar "I can Downgrade Dell BIOS to older version by making new Dell BIOS update file," by vqtrong" no Google que terá um tutorial com vídeo. 

Consegui fazer o donwgrade para a versão 1.3.1, resetar a BIOS para os padrões de fábrica e o Trouttlestop voltou a funcionar, e as temperaturas voltaram ao normal.

1 Rookie

 • 

2 Mensagens

3 de abril de 2021 04:00

amigo qual versao da bios vc utiliza? teria como me mandar uma copia? pois todas que tentei baixar do site da dell e mesmo restaurando as configuracoes de fabrica em nenhuma delas consegui fazer undervolt no meu g5 5590

1 Mensagem

31 de agosto de 2022 16:00

Boa noite, 

Funcionou comigo. Façam.

Infelizmente a imagem não carrega nesse forum, não consigo ver, mas é na bios no botão restore settings e depois opção factory settings, no undervolt eu usei a ultima versão do throttlestop, não testei com o XTU.

1 Rookie

 • 

26 Mensagens

3 de dezembro de 2023 00:24

Revivendo esse tópico só pra dizer que fiz o reset e também não resolveu. Atualmente na versao da Bios Versão/data do BIOS Dell Inc. 1.25.0, 03/07/2023

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

16 de setembro de 2024 11:24

Consegui realizar o undervolt no meu Dell 3500 com processador i7-10750H utilizando o tutorial abaixo. O procedimento de reset para as configurações de fábrica também não funcionou comigo.

https://brendangreenley.com/undervolting-2020-dell-laptops-like-the-vostro-7500-and-more-tips-to-improve-thermals-battery-life-and-speed/#cpu-undervolt



Nenhum evento encontrado!

Top