Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

7098

21 de agosto de 2014 20:00

Brilho automático Inspiron 5447 e Windows 8.1

Olá,

Acabei de realizar a compra de um notebook Inspiron 5447 novo e estou passando MUITA raiva com o brilho adaptável.

Já olhei, li e reli todos os tópicos que encontrei na internet toda à respeito disso mas ainda não resolvi o problema. Já tentei inúmeras vezes os procedimentos descritos no tópico http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/36/t/30713.aspx e aparentemente, o meu painel de controle de gráficos é o único que não possui a opção para desabilitar a economia de energia. Além disto, não há nenhuma opção para desabilitar o DPST nas minhas configurações da bateria.

Eu preciso de ajuda, sinceramente não queria ter que passar pelo problema de devolver um laptop novo por causa de algo que deveria ser resolvido de uma maneira supostamente fácil.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

22 de agosto de 2014 07:00

Gbnoliveira,

Você desativou a opção de SECURE BOOT na BIOS do seu equipamento?

Também é interessante atualizar o seu driver de vídeo conforme a versão mais atual em nosso site de suporte: http://support.dell.com para verificar se alguma opção adicional é liberada.

Nas configurações avançadas de energia, existe o item de brilho automático?

10 Mensagens

22 de agosto de 2014 09:00

Gbnoliveira,

Você desativou a opção de SECURE BOOT na BIOS do seu equipamento?

Sim

Também é interessante atualizar o seu driver de vídeo conforme a versão mais atual em nosso site de suporte: http://support.dell.com para verificar se alguma opção adicional é liberada.

O driver está completamente atualizado. Na verdade, o driver no site da Dell está desatualizado e também não tinha nenhuma opção. Usando o Windows Update, consegui um driver mais atual, com mais opções, mas ainda sem a opção que preciso

Nas configurações avançadas de energia, existe o item de brilho automático?

Sim, existe a opção e a mesma está desabilitada
---
Segue screenshot do meu painel de controle de gráficos Intel, onde supostamente deveria estar a opção para desabilitar esse inconveniente
E abaixo um screenshot da página de informações

10 Mensagens

25 de agosto de 2014 15:00

Nada?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

26 de agosto de 2014 10:00

GBNOliveira,

Tente verificar o seguinte caminho:

Método1:

  • Pressione Windows + I  e vá em Alterar Configurações do PC
  • Na tela que abrir, vamos em Computador e Dispositivos
  • Aqui, vamos ter a opção abaixo:

Método2:

  • Pressione as teclas Windows + R
  • Digite services.msc e pressione ENTER
  • Localize o item "Sensor de serviço de monitoramento" ou algo parecido. A versão que utilizo é em inglês e está com o nome de "Sensor Monitoring Service".
  • Dê 2 clicks neste item e então pare-o, assim como alterando sua inicialização para DESATIVADA

Os outros métodos que conheço já foram utilizados, então me restam estes dois apenas :(

10 Mensagens

27 de agosto de 2014 08:00

GBNOliveira,

Tente verificar o seguinte caminho:

Método1:

  • Pressione Windows + I  e vá em Alterar Configurações do PC
  • Na tela que abrir, vamos em Computador e Dispositivos
  • Aqui, vamos ter a opção abaixo:

Método2:

  • Pressione as teclas Windows + R
  • Digite services.msc e pressione ENTER
  • Localize o item "Sensor de serviço de monitoramento" ou algo parecido. A versão que utilizo é em inglês e está com o nome de "Sensor Monitoring Service".
  • Dê 2 clicks neste item e então pare-o, assim como alterando sua inicialização para DESATIVADA

Os outros métodos que conheço já foram utilizados, então me restam estes dois apenas :(

Sem sucesso.

----

Caro, Marlon. Por favor, entenda que NÃO ME REFIRO À PROBLEMAS RELACIONADOS À ILUMINAÇÃO do ambiente. O meu problema é relacionado à imagem que está sendo exibida no monitor. Áreas claras ficam mais escuras para diminuir o contraste com o restante (quando áreas escuras são predominantes).

Ainda, preciso ressaltar que o "problema" só ocorre quando o computador não está conectado à energia e que isso NÃO É UM PROBLEMA DE SOFTWARE. Mesmo minha tela de boot e bios ficam escurecidas quando o computador não está conectado à tomada. 

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

27 de agosto de 2014 10:00

GBNOliveira,

Apenas para eu entender melhor então. O seu problema não é o do brilho adaptável, onde o brilho da tela do equipamento se ajusta automaticamente ao conteúdo sendo exibido? Se abrir uma imagem escura, o brilho diminui, e com imagem clara ele aumenta? Este comportamento é de software, e controlado em conjunto com a BIOS do seu equipamento.

Qual a versão da BIOS que está utilizando?

10 Mensagens

27 de agosto de 2014 11:00

Sim, é o mesmo comportamento.

Tivemos um comportamento semelhante na linha Vostro, que foi corrigido com a atualização da BIOS. Neste caso você já está com a última versão, porém podemos tentar instalar ela por cima novamente. Caso não funcione, não há mal algum.

Se houver algum dado na BIOS que ela não esteja conseguindo interpretar, poderemos resolver com este processo. Por favor, efetue o download e instale por cima a própria versão A04:http://www.dell.com/support/home/br/pt/brdhs1/product-support/product/inspiron-14-5447-laptop/drivers

No link há duas versões disponíveis. A que queremos é a 5447A04.exe

Acabei de instalar o BIOS novo e restaurar/realterar todas as configurações e o "problema" continua.

Uma coisa que acho importante comentar é que não consigo encontrar a opção para desabilitar o brilho adaptável em vários locais onde eu deveria encontrar. Por favor, veja os screenshots abaixo.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

27 de agosto de 2014 11:00

Sim, é o mesmo comportamento.

Tivemos um comportamento semelhante na linha Vostro, que foi corrigido com a atualização da BIOS. Neste caso você já está com a última versão, porém podemos tentar instalar ela por cima novamente. Caso não funcione, não há mal algum.

Se houver algum dado na BIOS que ela não esteja conseguindo interpretar, poderemos resolver com este processo. Por favor, efetue o download e instale por cima a própria versão A04:http://www.dell.com/support/home/br/pt/brdhs1/product-support/product/inspiron-14-5447-laptop/drivers

No link há duas versões disponíveis. A que queremos é a 5447A04.exe

10 Mensagens

27 de agosto de 2014 11:00

GBNOliveira,

Apenas para eu entender melhor então. O seu problema não é o do brilho adaptável, onde o brilho da tela do equipamento se ajusta automaticamente ao conteúdo sendo exibido? Se abrir uma imagem escura, o brilho diminui, e com imagem clara ele aumenta? Este comportamento é de software, e controlado em conjunto com a BIOS do seu equipamento.

Qual a versão da BIOS que está utilizando?

Caro, Marlon... Talvez eu consiga resumir meu problema de uma maneira mais clara, a seguir:

- Eu não sei se o problema a que me refiro é o tal "brilho adaptável"

- Quando a tela exibe uma imagem onde grande parte é escura, o brilho diminui

- Mesmo estando fora do Windows, ou seja, tanto no BIOS (tela azul da configuração) e na tela de inicialização (logo da dell ao ligar o computador) a tela sofre os mesmos efeitos

- A luz ambiente não influencia em nada, ou seja.. Se eu estiver sem luz ou com muita luz, a tela sofre o mesmo efeito

- A versão de todos os meus drivers são os mais atualizados

- Meu BIOS é a versão A04

- Se o computador estiver conectado à energia, a tela não altera o brilho

10 Mensagens

27 de agosto de 2014 12:00

Experimentar forçar o downgrade de versão de BIOS. Em alguns modelos ainda é possível efetuar este procedimento.

Efetue o download da versão A03: http://downloads.dell.com/FOLDER02152595M/1/5447A03.exe

Após, abra uma prompt de comando como Admin, e então navegue até a pasta onde está o executável e digite: 5447A03.exe /forceit

Caso não funcione, podemos tentar o comando 5443A03.exe /forcetype

BIOS (des)atualizado mas nenhuma correção ao problema :(

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

27 de agosto de 2014 12:00

Experimentar forçar o downgrade de versão de BIOS. Em alguns modelos ainda é possível efetuar este procedimento.

Efetue o download da versão A03: http://downloads.dell.com/FOLDER02152595M/1/5447A03.exe

Após, abra uma prompt de comando como Admin, e então navegue até a pasta onde está o executável e digite: 5447A03.exe /forceit

Caso não funcione, podemos tentar o comando 5443A03.exe /forcetype

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

28 de agosto de 2014 06:00

GBNOliveira,

Você pode me enviar a sua Service Tag por Mensagem Privada?

Vou verificar mais a fundo o problema aqui :)

6 Mensagens

28 de agosto de 2014 12:00

Desculpem a intromissão, mas gostaria de reportar que estou enfrentando os mesmos problemas que o GBNOliveira. Fiz todos os procedimentos e também continuo sem conseguir resolvê-los.

10 Mensagens

28 de agosto de 2014 16:00

Desculpem a intromissão, mas gostaria de reportar que estou enfrentando os mesmos problemas que o GBNOliveira. Fiz todos os procedimentos e também continuo sem conseguir resolvê-los.

Já enviei meu Service Tag por MP ao Marlon.

Com ele, é possível analisar o sistema configurado mais à fundo. Acredito que em breve teremos uma resposta mais animadora. =D

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

29 de agosto de 2014 04:00

Barbara.r,

Qual o modelo do seu equipamento e sistema operacional?

Nenhum evento encontrado!

Top