Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

3367

1 de abril de 2016 21:00

Dell Inpiron 14R desligando sozinho, provável superaquecimento

Após um episódio no qual eu registrei aqui do cooler do meu notebook desligar sozinho por algumas horas, não ligando mesmo depois de reiniciar o notebook, e voltar a funcionar do nada, estou novamente com problemas, provavelmente ligados ao cooler ou sistema de resfriamento.
Há cerca de uma semana estava jogando normalmente quando o notebook simplesmente desliga, noto que a temperatura dele estava bem elevada, isso se repetiu mais umas 4 vezes, sempre que tentava jogar por mais de 20 minutos. Eu estava desconfiando que talvez fosse o cooler novamente parando, por isso resolvi fazer um teste: desliguei o áudio, pois atrapalhava escutar o barulho do cooler, e deixei o jogo aberto. Para minha surpresa, depois de alguns minutos o notebook desliga, mas o cooler ainda estava ligado no exato momento em que o mesmo desligou, invalidando assim minha única hipótese. Momentos antes, verifiquei a temperatura do cpu por um programa de terceiros, e estava marcando aproximadamente 95 a 100 ºC, o que eu presumo que seja mais alta que o recomendado.
Já fiz todos os testes da dell, e deu tudo normal (até porque aparentemente não possui nenhum teste especifico pro cooler). Não instalei nenhum programa novo antes dos desligamentos começarem, e não vejo como isso poderia afetar o resfriamento do sistema.
No log de eventos do windows, durante o desligamento, aparece uma mensagem de erro, segue o print: http://prntscr.com/an2fjf


O que devo fazer? Mandá-lo logo para assitencia? Grato

4 Operator

 • 

2K Mensagens

2 de abril de 2016 16:00

Boa noite, Vinicius.

Realmente, se ele está mantendo a temperatura entre 90ºC ou mais, ele está com aquecimento.

O computador desliga por segurança quando atingi temperaturas entre 100ºC e 105ºC.

Pode me informar a etiqueta de serviço do seu notebook? Assim consigo verificar sua garantia e/ou solicitar uma cotação para o serviço de reparo.

Atenciosamente.

11 Mensagens

2 de abril de 2016 16:00

A etiqueta de serviço é [EDITADO]

11 Mensagens

5 de abril de 2016 18:00

O que faço à seguir? Como faço para enviar para garantia?

4 Operator

 • 

2K Mensagens

6 de abril de 2016 11:00

Boa tarde, Vinicius.

Execute o diagnóstico do vídeo abaixo, assim podemos verificar se existe algum outro problema no seu notebook.

Observe também a temperatura durante o teste para entendermos melhor o que está acontecendo com o seu notebook.

Atenciosamente.

11 Mensagens

8 de abril de 2016 00:00

Bom, já havia feito o teste antes de entrar no fórum, mas resolvi fazer de novo para documentar.
Durante o teste todos os setores passaram, o processador não atingiu uma temperatura tão elevada (não passou de 70 ºC), e o cooler não passou de 5700 rpm, segue a foto:

http://prntscr.com/ap4puq

Então resolvi fazer o teste e tirar print das temperaturas e dos processos, pelo gerenciador de arquivos. Segue a foto, apenas com um jogo e a Steam abertos (o jogo estava usando pouco desempenho do processador pois ficou em segundo plano quando o minimizei):

http://prntscr.com/ap4puq

Fiz mais uns testes agora:
Primeiro iniciei o jogo nos gráficos minimos e com a placa de video Intel HD Graphics, durante o tempo que joguei (cerca de 2h) a temperatura não passou de 65 ºC
Logo depois coloquei com a placa dedicada e iniciei o jogo com os gráficos no mínimo também, e o mesmo ficou em 90 ºC com apenas uns 20 minutos de jogo.
Não citei a temperatura da placa, pois não consegui ver a temperatura da intel, somente a da amd. Porém, durante o jogo com a intel, a temperatura da amd ficava em torno de 40 a 50 ºC, e durante o uso da amd, a mesma estava com a temperatura em 86 ºC, enquanto o processador estava em 90 ºC.

E, por último, baixei o driver mais atual (a antiga versão, que era beta, tava com alguns delays), e , novamente, alta temperatura, como pode ver no print a temperatura do processador chegou a 100ºC e a da placa de vídeo a 97ºC, então desliguei:

http://prntscr.com/apklnx

O que devo fazer agora? Com certeza não é problema de software, já que antes desse problema eu não instalei nem modifiquei nenhum programa, a única atualização do windows foi mais de 10 dias antes do erro, e eu jogo com frequência. Então única causa pode ser algum problema de hardware.

4 Operator

 • 

2K Mensagens

8 de abril de 2016 12:00

Certo, Vinicius.

Pode me encaminhar a nota fiscal do seu equipamento por mensagem privada?

Assim consigo confirmar a propriedade dele e realizar a transferência de propriedade.

Atenciosamente.

11 Mensagens

12 de abril de 2016 01:00

Já enviei, o que devo fazer agora?

1 Mensagem

24 de julho de 2017 07:00

Estou com o mesmo problema!, alguma solução?
Abraço.

1 Mensagem

13 de julho de 2018 12:00

Cara, eu tenho um Inspiron 14, comprei há uns 2 anos mais ou menos e apresenta o mesmo problema! Tentei pedir ajuda no suporte porém nada aconteceu. Creio que seja erro de projeto da arquitetura da carcaça, fazendo com que o ar não circule como deveria.

Eu resolvi o problema do meu comprando uma base para notebook com coolers embutidos, alimentada por USB. Assim consigo utilizar qualquer aplicação mais pesada ou algum jogo, utilizando ela.

Estou respondendo hoje este tópico pois tive que viajar e acabei esquecendo essa base em casa, agora que preciso utilizar para trabalhar não consigo e estava procurando se alguém achou alguma solução que seja não comprar uma base nova, como será o meu caso!

Boa sorte!

Nenhum evento encontrado!

Top