Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

4754

14 de setembro de 2013 14:00

Desabilitar placa de vídeo dedicada AMD (ultrabook dell inspiron 14z)

Olá, 

comprei um ultrabook dell inspiron 14z (windows 8, i7, 8GB de RAM, placa de vídeo AMD dedicada com 1GB de RAM, ...) e gostaria de instalar alguma distribuição Linux (Ubuntu, Mint, OpenSuse).

Sempre que inicio o computador pelo CD/DVD para instalar o Linux, a inicialização trava, ficando uma tela preta. Acredito que isso é devido à placa de vídeo... a distribuição não contém o driver de vídeo correto, então a tela fica preta.

Existe alguma forma (seja configurando no SETUP/BIOS, ou qualquer outra) de forçar o computador a utilizar a placa de vídeo on-board da intel (já que ele também vem com ela) para que eu possa instalar o linux?

Obrigado!

4 Mensagens

14 de setembro de 2013 15:00

Olá, não sou representante da Dell, mas gostaria de fazer algumas perguntas para tentar te ajudar.


Primeiro, acredito que o problema seja a instalação pelo Pendrive/CD que você está usando, talvez esteja corrompido ou deu algum erro na gravação.
 Você já testou em alguma outra máquina?

Digo isso porque pelo que sei das distribuições linux, elas normalmente vem com drivers genéricos para que funcionem sem usar a placa de vídeo em primeiro momento (posso estar me confundindo, mas acredito que seja assim).


Se existe alguma forma de desabilitar pela bios eu não sei, mas sendo um i7, talvez você possa ativar alguma opção que utilize em vez da placa dedicada, a placa que vem junto com seu processador, que no caso seria alguma da série HD4xxx.

NOTA: Algumas informações podem estar incorretas, se for tentar algo baseado no que eu disse, procure no google antes hehe.

Nenhum evento encontrado!

Top