Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

R

7111

3 de agosto de 2018 07:00

Downgrade da BIOS sem video, bateria e OS? - Inspiron 5557

Boa tarde, pessoal

Tenho um Dell Inspiron 5557 e recentemente parei de receber sinal de vídeo durante o boot, tendo vídeo apenas após o carregamento do sistema operacional. Simultaneamente, minha bateria parou de ser reconhecida pelo computador (é o que informava o Windows) pois a led da bateria no indicador do notebook está laranja e começou a piscar.

Achei que este problema fosse devido a alguma atualização do Windows 10 e decidi restaurar o computador com as configurações de fábrica. Decidi então seguir os passos descritos nas instruções do pŕoprio site da Dell e a restauração do OS iniciou, mas entrou em loop após reiniciar. Quando o Windows começa a carregar (com o logo da Dell) aparece uma mensagem "Preparando..." e logo em seguida o computador reinicia e não sai desta parte.

Pesquisando nos fóruns, descobri que o problema tinha sido uma atualização da BIOS e a solução seria fazer um downgrade. Porém, não tenho mais acesso ao Windows para executar o .exe disponibilizado no site da Dell.

Vi uma solução em que renomeia-se o arquivo .exe para .rcv e faz uso de um pendrive, iniciando a tela de recuperação da BIOS com Ctrl+ESC. Há video nesta parte (????), porém não consigo avançar porque aparece uma mensagem de Power Status: Inadequate.

Resumo:

  • Estou sem vídeo na BIOS / boot
  • Estou sem reconhecer a bateria
    • Não consegui recuperar a BIOS pelo Ctrl+ESC
  • Estou sem sistema operacional
    • Não consegui recuperar a BIOS com o .exe

Não consegui dar boot no pendrive com a instalação do Windows. Na verdade, devido à falta de vídeo, eu não sei o que acontece.

 

Alguém por favor me ajuda. Não sei como proceder. Precisaria pelo menos recuperar o vídeo na BIOS/boot.

3 Mensagens

7 de agosto de 2018 17:00

Apesar de não ter recebido nenhuma ajuda, tanto da Dell quanto dos demais membros do fórum, estarei deixando aqui como resolvi o problema, caso algum outro azarado se encontre na mesma situação.

 

A solução foi baixar a versão mais antiga possível da BIOS para o Inspiron 5557 (no caso, a versão 1.0.4), diretamente do site da Dell. Após isso, fiz o procedimento que descrevi no tópico a respeito do rcv:

  1. Renomeie o arquivo .EXE para BIOS_IMG.rcv
  2. Copie o arquivo rcv em um pendrive
  3. Force o boot no arquivo rcv através do método de recuperação da BIOS:
    1. Desligue o notebook e desconecte o adaptador AC
    2. Com as teclas CTRL+ESC pressionadas, reconecte o adaptador AC. Nesse momento, a tecla CapsLock emitirá um flash e o processo de recuperação poderá ser iniciado, pois não há verificação do Power State.

Algumas observações importantes:

  • Assegure-se de baixar a versão mais antiga da BIOS. Se você estiver na mesma situação que eu estava (sem bateria), não conseguirá prosseguir na tela de recuperação.
  • Caso o procedimento não identifique o pendrive, tente inserir o arquivo em um pendrive bootável (FreeDOS do Rufus não funciona).
  • No meu caso, fiquei travado em 0% no Flash Progress na etapa de update do "Embbed Controller". Nesse momento, eu reiniciei o notebook, mesmo sem ter finalizado o processo, e funcionou. NÃO garanto que você terá a mesma sorte, embora eu tenha feito isso duas vezes.

Para completar, ainda estou sem bateria. Fui fazendo update gradativo (versão após versão) da BIOS e consegui vídeo normalmente até a versão 1.2.3. Da versão 1.2.4 em diante, até a 1.3.2, ocorre o problema da falta de vídeo. Corrigi o problema (novamente) com as etapas acima. Em momento algum minha bateria voltou a ser reconhecida, o que me leva a crer que ela deixou de funcionar e deve ser substituída.

 

Boa sorte a quem estiver passando por este problema.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

8 de agosto de 2018 08:00

Bom dia RicardoHB,

Agradecemos pelo compartilhamento desta solução com a nossa comunidade.

2 Mensagens

31 de agosto de 2018 11:00

Amigo, por favor,
 

Estou com o mesmo problema citado. O meu equipamento é um Inspiron 5558 A50 e após atualizar o BIOS através do arquivo disponibilizado no site da Dell:

Inspiron_5458_A15.exe 

a placa de vídeo NVIDIA sumiu, isso mesmo, desapareceu completamente.

Inclusive, internamente na BIOS desapareceu a opção de ativação e/ou desativação da placa para reconhecimento do SO.

Em qual endereço eu posso encontrar e baixar uma versão da BIOS mais antiga?

Agradeço pela possível ajuda!

Nenhum evento encontrado!

Top