Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

V

18 Mensagens

2682

11 de abril de 2019 16:00

Drive DVD não funcionando

Boa Noite,

Tenho um Inspiron 15R 5537 há 5 anos, com drive de CD/DVD HL-DT-ST DVD+-RW GU90N, (uso W10, 64bits) e o drive sempre funcionou sem problemas. Mas de um dia para o outro, parou de funcionar.

O notebook reconhece o drive, ele abre normalmente quando clico no botão, ele até chega a rodar CDs/DVDs que coloco, mas nada acontece ou então trava todo o notebook, tendo que reiniciar no botão power. Já testei com mais de um DVD, ja testei com DVD de arquivos, DVD de filme, sempre sem sucesso. Todos os DVDs foram testados em outro computador e funcionaram normalmente.

No Gerendiador de Dispositivos, tanto o driver do DVD quanto o driver Controlador de IDE ATA/ATAPI (Intel 8 Series Chipset Family SATA AHCI Controller) estão "normais" (sem erro), e atualizados.

Venho bscando soluções na internet há duas semanas, mas todas as soluções que achei e tentei não funcionaram para mim. Já tentei/fiz:

1) Rodei testes da DELL (inclusive o "Diagnostico" que o sistema fornece no boot/F12), que sempre dizem que não tem problemas;

2) Despluguei o drive do notebook e repluguei;

3) Desinstalei o driver no Gerenciador de Dispositivo e reiniciei o computador. Ele reaparece, mas o problema persiste;

4) Atualizei os drivers, usando o "detector" de drivers do site da DELL;

5) Usei o programa "DVD Repair", mas não resolveu;

6) Verifiquei, no regedit, a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}, à procura do filtros UpperFilters e LowerFilters, mas eles não existem na pasta;

7) Incluí, no regedit, uma nova chave "Controller0" e novo **bleep** DWORD "EnumDevice1" (digitando 1 na caixa dados de **bleep**) na pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\atapi\Controller0, mas não resolveu. Além dessa pasta (Controller0), tem mais uma dentro de atapi, que é a "StartOverride" (não fiz nada em relação a esta pasta);

8) Baixei o programa "Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid" (que me diz que está tudo bem, sem problemas no sistema), e configurei o Link Power Management para "desativado", também sem solução;

9) Formatei o computador, mas também não solucionou o problema.

Ou seja, todas as soluções possíveis que achei na internet já tentei, mas nenhuma funcionou para mim. Será que alguém poderia me ajudar??

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

16 de abril de 2019 05:00

A conexão do driver em si é SATA padrão.

Dentro do notebook, há um cabo flat que é ligado na placa mãe, porém a ponta que liga no drive é SATA.

6 Professor

 • 

6.3K Mensagens

16 de abril de 2019 05:00

Ele tem o diodo que faz a leitura e esse mecanismo chama canhão optico. As vezes um fiapo ou grão de poeira pode ter grudado nele dificultando ou impedindo a leitura. Recomendo levar numa assistência para a limpeza. Em casa esse aparelho é delicado e tem a abertura difícil podendo quebrar 

18 Mensagens

16 de abril de 2019 07:00

Diego,

consegui outro notebook DELL (um Latitude 5420) e, apesar de o meu drive ser slim (e ficar "sobrando" no Latitude), consegui encaixar o meu no Latitude usando a conexão SATA.

Só não consegui fazer o teste contrário (testar o drive do Latitude no meu note), porque o do Latitude não é slim, então não entra no espaço do meu Inspiron.

O Latitude reconheceu o drive, mas quando coloquei um DVD, aconteceu exatamente a mesma coisa que no meu computador: ele abriu a bandeja, piscou a luz, rodou, mas não reconheceu nenhuma mídia. Ao colocar o DVD de filme, inclusive aconteceu de sumir o ícone do drive no explorer.

Será que isso seria conclusivo que o problema estaria no meu drive? Eu precisaria comprar ou outro drive original ou um drive externo?

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

16 de abril de 2019 09:00

Nesse Latitude tu chegaste a verificar se tem aqueles Lower Filters e Upper Filters?

Acredito que esse leitor realmente esteja com problemas ainda mais reforçado pelo teste que tu fizeste

18 Mensagens

16 de abril de 2019 09:00

Achei esses filtros mas não na pasta {4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}, e sim em outras pastas, como {4D36E967-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}, {4D36E96b-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}, etc.

Para a exclusão dos filtros, só na pasta "...965...", certo?

6 Professor

 • 

6.3K Mensagens

16 de abril de 2019 09:00

Tenta fazer o teste com um drive externo. Se funcionar pode ser algum problema na controladora. Gravar e reproduzir é a mesma coisa os dois funcionam bem

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

16 de abril de 2019 09:00

Os registros podem influenciar, mas só citei a critérios de teste mesmo.

Leitor externo é USB, se tuas USB's estiverem funcionais, vai funcionar normalmente, aliás essa seria a solução mais viável para ti.

Comprar um leitor externo USB para substituir o leitor com defeito.

18 Mensagens

16 de abril de 2019 09:00

Diego,

não, não procurei pelos filtros, mas acredito que não tenha, pois o drive dele está funcionando normalmente (e esses filtros são registros, não mudariam por causa de um hardware, não?).

Vou tentar ver se consigo um leitor de DVD externo, pra ver se o problema é "mais embaixo" (no meu note).

Porque não é possível. Testamos praticamente todas as soluções e nada resolveu...

18 Mensagens

16 de abril de 2019 09:00

Olhei aqui e ele realmente não tem esses filtros no registro.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

16 de abril de 2019 10:00

Tu podes tentar excluir das outras, mas até onde me recordo, não resolvi nenhuma falha excluindo os filtros em outras pastas além da citada 965.

18 Mensagens

17 de abril de 2019 18:00

Diego,

decidi excluir esses registros dos filtros (upper e lower) das outras pastas, mas, coincidência ou não, deu o mesmo problema de não inicializar o windows mais, me obrigando a formatar o computador mais uma vez.

Pra me deixar mais doido ainda, numa dessas trocentas tentativas de ver se ele lê o DVD, acredita que ele reconheceu o DVD, chegando a mostrar o conteúdo dele. Só que limitou-se apenas a isso. Não conseguia acessar o conteúdo do DVD (eram arquivos de vídeo), e depois que eu retirei o DVD do drive, o explorer continuou me mostrando o conteúdo (do DVD que já tinha tirado).

Ou seja, ele não está 100% danificado. Mas não consigo fazer com que ele novamente leia.

Não sei mais o que fazer. Já meio que tinha decidido comprar um leitor externo, mas esse "respiro" (ler uma vez) me fez pensar se realmente eu devo comprar. Afinal, vai que compro e ele volta a funcionar?

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

18 de abril de 2019 04:00

É, realmente há esse 'medo'.

Estava revisando a nossa conversa agora e me atentei em uma coisa. 

Você chegou a testar o aparelho com um linux? Ou talvez fora do sistema por exemplo da pra tentar bootar com uma um DVD do windows. Se ele não ler o disco fora do sistema é a prova que você precisa para saber que o leitor chegou no fim da vida útil de vez.

18 Mensagens

18 de abril de 2019 05:00

Não, não testei com Linux, mas usei o drive para tentar formatar o computador (nas vezes que citei anteriormente) com um dvd com a imagem do W10 que tenho, feito quando da migração do 8.1 para o 10.

Não sei se fiz alguma coisa errada, mas não deu certo. Tive que fazer a restauração direto do sistema do meu note.

Se não me engano, o drive aparece na BIOS quando entro nela...

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

18 de abril de 2019 05:00

Entendi,

Mas como disse, o driver ser reconhecido não quer dizer que esteja funcional.


Eu faria essa questão do Linux pra ver se no sistema ele lê algum disco com alguma música ou filme e também faria um DVD botável com a ferramenta da MS -> https://dell.to/2Uqm3jD.

Isso irá matar definitivamente as tuas dúvidas.

18 Mensagens

18 de abril de 2019 06:00

Coloco o DVD de boot e reinicio, mas ele não está lendo primeiramente o DVD.

Tentei fazer com que ele começasse buscando o DVD. Reniciei, cliquei em F12, e na tela da Bios, cliquei no drive, ele reiniciou, mas deu um aviso que não tinha nenhum drive de boot (o dvd estava no drive).

Estou fazendo alguma coisa errada? Como configurar para inicializar buscando o dvd, para que eu faça esse teste do boot?

Nenhum evento encontrado!

Top