Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

V

18 Mensagens

2680

11 de abril de 2019 16:00

Drive DVD não funcionando

Boa Noite,

Tenho um Inspiron 15R 5537 há 5 anos, com drive de CD/DVD HL-DT-ST DVD+-RW GU90N, (uso W10, 64bits) e o drive sempre funcionou sem problemas. Mas de um dia para o outro, parou de funcionar.

O notebook reconhece o drive, ele abre normalmente quando clico no botão, ele até chega a rodar CDs/DVDs que coloco, mas nada acontece ou então trava todo o notebook, tendo que reiniciar no botão power. Já testei com mais de um DVD, ja testei com DVD de arquivos, DVD de filme, sempre sem sucesso. Todos os DVDs foram testados em outro computador e funcionaram normalmente.

No Gerendiador de Dispositivos, tanto o driver do DVD quanto o driver Controlador de IDE ATA/ATAPI (Intel 8 Series Chipset Family SATA AHCI Controller) estão "normais" (sem erro), e atualizados.

Venho bscando soluções na internet há duas semanas, mas todas as soluções que achei e tentei não funcionaram para mim. Já tentei/fiz:

1) Rodei testes da DELL (inclusive o "Diagnostico" que o sistema fornece no boot/F12), que sempre dizem que não tem problemas;

2) Despluguei o drive do notebook e repluguei;

3) Desinstalei o driver no Gerenciador de Dispositivo e reiniciei o computador. Ele reaparece, mas o problema persiste;

4) Atualizei os drivers, usando o "detector" de drivers do site da DELL;

5) Usei o programa "DVD Repair", mas não resolveu;

6) Verifiquei, no regedit, a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}, à procura do filtros UpperFilters e LowerFilters, mas eles não existem na pasta;

7) Incluí, no regedit, uma nova chave "Controller0" e novo **bleep** DWORD "EnumDevice1" (digitando 1 na caixa dados de **bleep**) na pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\atapi\Controller0, mas não resolveu. Além dessa pasta (Controller0), tem mais uma dentro de atapi, que é a "StartOverride" (não fiz nada em relação a esta pasta);

8) Baixei o programa "Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid" (que me diz que está tudo bem, sem problemas no sistema), e configurei o Link Power Management para "desativado", também sem solução;

9) Formatei o computador, mas também não solucionou o problema.

Ou seja, todas as soluções possíveis que achei na internet já tentei, mas nenhuma funcionou para mim. Será que alguém poderia me ajudar??

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

12 de abril de 2019 06:00

Bom dia Vodrummond,

Recomendo que você tente atualizar o driver: https://dell.to/2Z7uDYg.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

12 de abril de 2019 08:00

Certo,

Mas esse driver que envie normalmente ele não atualiza sozinho, por isso recomendei a atualização.

18 Mensagens

12 de abril de 2019 08:00

Diego,

o driver já estava atualizado quando abri essa mensagem no fórum.

Já tinha entrado no site da DELL e rodado o programa que vê a necessidade de atualização de drivers e ele me dizia que estava tudo atualizado. Também cliquei em atualizar pelo Gerenciador de Dispositivo, que afirmou já estar atualizado.

O estranho é que "fisicamente" o drive está funcionando (abre a bandeja, pisca a luz, faz a rotação), mas quando insiro o DVD ou ele some o ícone do DVD (que reaparece quando retiro), ou trava o computador ou aparece a tela azul "da morte", com o erro "DRIVER IRQL NOT LESS OR EQUAL", com falha no "iaStorA.sys".

Talvez se não acontecesse nada com o drive, eu até "aceitaria" melhor e tentaria comprar um novo, mas tenho medo de comprar um novo e um belo dia, do nada, o meu voltar a funcionar.

Cheguei até a mudar a letra da unidade, conforme uma das várias orientações na tentativa de resolver o problema, mas nada tem funcionado. Nem sei mais o que tentar pra resolver meu problema.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

12 de abril de 2019 09:00

Tranquilo,

A comunidade está a disposição.

18 Mensagens

12 de abril de 2019 09:00

Ok, então atualizo quando chegar em casa e dou um retorno aqui no fórum.

Obrigado

18 Mensagens

12 de abril de 2019 13:00

Diego,

o link enviado contém 2 drivers. É para instalar os dois?

Fiz a instalação do primeiro (Chipset_Driver_KV645_WN_9.5.24.1790_A02.EXE), reiniciei o computador e testei o drive. Não adiantou nada. O computador travou.

Fiz então a instalação do segundo (Chipset_Driver_Intel_A01_W764W864W8164-SETUP_ZPE.exe) reiniciei o computador e testei o drive. Nenhuma solução. Para piorar, nas duas vezes que coloquei o DVD, apareceu a tela azul "da morte", com o erro "DRIVER IRQL NOT LESS OR EQUAL", com falha no "iaStorA.sys".

Tem alguma ordem para instalar os drivers? Devo instalar apenas um? Qual? Tenho que desinstalar algum driver antes de instalar esse(s)?

Alguma outra sugestão para resolver o problema?

18 Mensagens

12 de abril de 2019 14:00

Diego,

o link que você mandou contém 2 drivers. Eu devo instslar os dois? Tem alguma ordem? Devo desinstalar algo antes?

É porque eu instalei o primeiro (Chipset_Driver_KV645_WN_9.5.24.1790_A02.EXE), reiniciei o computador e tentei ver se ele lia o DVD. Mas não só não leu como travou o computador.

Daí, depois de reiniciar, eu instalei o segundo (Chipset_Driver_Intel_A01_W764W864W8164-SETUP_ZPE.exe), reiniciei o computador e tentei ver se ele lia o DVD. Dessa vez foi pior. Não só não leu como apareceu a tela azul "da morte", com o erro "DRIVER IRQL NOT LESS OR EQUAL", com falha no "iaStorA.sys" nas duas vezes que tentei.

Alguma outra sugestão?

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

15 de abril de 2019 06:00

Estava pesquisando sobre essa tela azul que você se refere.

Ela pode estar ligada ao IRST. Recomendo que você entre no gerenciador de dispositivos e procure se há uma opção de Controlador IDE ATA/ATAPI. Se houver, expanda a opção e delete os dispositivos juntamente com os drivers.

Depois de reiniciar instale o driver atualizado -> https://dell.to/2ZbX1Zc.

Depois disto, tente atualizar novamente o driver (Chipset_Driver_KV645_WN_9.5.24.1790_A02.EXE), conforme o link anterior que indiquei.

18 Mensagens

15 de abril de 2019 07:00

Diego,

sim, no Gerenciador de Dispositivos há o Controlador IDE ATA/ATAPI.

Entendi que o dispositivo eu deleto pelo próprio Gerenciador, mas o driver eu devo deletar pelo Painel de Controle (Desinstalar um programa)? Ele estará com esse nome "Controlador IDE ATA/ATAPI"?

Outra dúvida: das outras vezes que desinstalei dispositivos pelo Gerenciador, ao reiniciar o computador, o próprio sistema já reinstala o dispositivo. Isso alterará alguma coisa no procedimento? Ou devo fazer de alguma maneira diferente?

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

15 de abril de 2019 09:00

Normalmente quando você clica em Deletar sobre o dispositivo, ele mostra uma janela com uma opção para excluir o driver.

Se não mostrar a opção para excluir o driver, exclua só o dispositivo e ao reiniciar instale o driver que recomendei.

18 Mensagens

15 de abril de 2019 18:00

Diego, sei que não tem relação, mas depois de desinstalar o Controlador IDE ATA/ATAPI, meu computador apresentou um defeito que não permitiu mais entrar no windows. Tive que formatá-lo. Feito isso, resolvi testar o drive pra ver se a formatação solucionou o problema. Não solucionou. Refiz então o que você tinha dito: desinstalei o Controlador IDE ATA/ATAPI, reiniciei o computador (ele reinstalou o driver automaticamente, mas a versão básica). Instalei o driver atualizado, do link que você passou. Mais uma reinicialização. Instalei por fim o driver do Chipset que você tinha passado anteriormente e testei o DVD: nada mudou! Continuo sem ter acesso aos DVDs que insiro no drive. Testei tanto DVDs com arquivos (que abrem normalmente em outros computadores) quanto DVD de filmes. Pelo menos a tela azul não apareceu nas duas tentativas que fiz, mas uma delas travou o computador e precisei forçar reinicialização. O estranho é que algumas vezes olho no windows explorer e o drive está visível. Daí quando ponho o CD, o drive some. E às vezes volta a aparecer quando retiro-o. Os testes de diagnóstico dizem estar tudo ok com o drive, ele abre a bandeja, pisca a luz e roda. Mas não me apresenta o conteúdo. Se o problema estiver no "cabeçote" (nem sei se drives de DVD tem isso, como o vídeo-cassetes, rs), tem algum jeito de descobrir? Existe algum teste?

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

16 de abril de 2019 04:00

Bom,

Vou tentar procurar mais um pouco e ver se te ajudo, se eu encontrar algo a mais eu posto aqui.

Minha opinião técnica é que sim o drive é reconhecido porquê ele tem uma conexão compatível com o sistema, porém ele some ao tentar usar, pois você força o mesmo a utilizar dados e o firmware dele não aceita.

 

Verifiquei no site e realmente não há firmware de atualização para esse drive então acredito que essa seja a limitação.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

16 de abril de 2019 05:00

Nesta possibilidade só tirando o drive optico do teu equipamento e testando em um desktop.

A conexão do drive é sata então você poderia testar em qualquer desktop o drive.

18 Mensagens

16 de abril de 2019 05:00

Mas teria que ter um cabo para ligar no desktop, haja vista o drive ser "ligado" ao notebook internamente como um plugue. Quando encaixo-o no espaço dele, ele tem um encaixe na placa mãe.

Que cabo seria esse?

18 Mensagens

16 de abril de 2019 05:00

Ok, Diego, agradeço a atenção e fico no aguardo.

Será que não seria problema na lente do leitor? Teoricamente, se somente ela desse problema, o resto do drive continuaria "funcionando", não? Haveria como testar se a lente está funcionando?

Nenhum evento encontrado!

Top