Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

L

1271

28 de junho de 2016 06:00

Driver AMD parou de responder e se recuperou - Inspiron 15R SE (7520)

Olá, ontem (27/06/2016) repentinamente minha placa de video começou a ficar maluca.

Meu notebook é um inspiron 15R SE 7520 com Windows 10 64 bits (build 10586.420) atualizado a dois ou tres dias atras.

Minha placa é uma AMD Radeon HD 7730M Series de 2GB com driver 16.6.1 (16.200.1025.0) baixado atualizado em maio segundo indicação do antigo software Catalyst da AMD que hoje se chama Crimson.

Acontece que a atualizaçao foi em maio segundo o registro de eventos do dispositivo e o problema começou a ocorrer alguns dias apos a atualização do windows. Eu ja tinha tido esse problema antes mas a atualizaçao de driver resolvia o assunto. 

No caso atual o ja tentei reinstalar o driver duas vezes e nada foi resolvido. Achei diversos metodos no youtube de pessoas falando que resolveram o problema adicionando arquivos no registro do windows. Nao quero fazer essas coisas para nao piorar a situação. Há alguma soluçao pratica pra isso ou foi a atualizaçao do windows 10 que acabou inutilizando minha placa? Nenhum jogo que exige da placa abre. Nenhum software de renderização 3D que uso que exige da placa abre.

Imagem do erro: http://prnt.sc/bm3nsj
Perdoe-me pelo link de imagem, creio ser mais pratico.
A imagem indica o jogo que estava sendo executado e o erro ocorrendo ocasionando o fechamento do mesmo.

Alguma solução pra isso?
Sem a placa dedicada meu notebook vira um peso de papel =/
Grato pela atenção

26 Mensagens

28 de junho de 2016 09:00

Desisti de tentar arrumar, o dispotivo tava funcionando corretamente segundo o gerenciador de dispositivos.

Vou formatar pra ver se resolve. Se nao resolver, talvez mude pra linux.

Se for problema fisico da placa, vou precisar abrir pra desconectar ela :(

629 Mensagens

28 de junho de 2016 11:00

Olá!

Procure acessar o painel de controle e, em programas e recursos, remover todos os softwares referentes à placa de vídeo AMD do seu Dell e logo após, vá em Gerenciador de Dispositivos e em adaptadores de vídeo, exclua o item sobre a AMD também. Desligue seu Dell, ligue-o e instale este Driver primeiramente: http://dell.to/1MDW7Mw e reinicie o equipamento.

Essa é a primeira versão para Windows 10 da sua placa de vídeo e deixe-a atualizando conforme necessário pela própria AMD. Acredito que dará certo.

Caso persistir, me avise ;)

26 Mensagens

28 de junho de 2016 16:00

Fiz o que voce me disse e reinstalei tudo referente a placa, mas o erro ainda persistiu.

Optei pela formataçao do notebook, pois ja fazia tempo que queria faze-la, afinal sao qse 5 anos sem mexer. 

O problema ficou resolvido até o momento que o widows update resolveu buscar driver da placa AMD. Ele instalou e apos instalar uma tela azul surgiu com a msg de erro: Thread Stuck In Device Driver.

Tenho certeza que o driver e o dispositivos do erro sao referentes a placa de video AMD (fonte: site da microsoft que diz que esse erro é muito comum em placas de video)

A situação atual é: um notebook recem formatado em looping de reinicialização e telas azuis com o mesmo erro (Thread Stuck In Device Driver). 

Meu inspiron 15R SE virou literalmente um peso de papel. Suspeito de duas coisas: Ou da atualização do windows que recebi (10586.420) e acabou por bugar de alguma forma o driver, apesar de que a versao que baixei do site da microsoft (10586.120) tambem apresentou o mesmo erro, ou ainda de super aquecimento reincidente. Durante jogos ou ediçoes em 3D softwares de monitoramento de temperaturas indicavam algo em torno de 90~93°C apos alguns minutos de uso. Engraçado que meu Inspiron com linux opera na casa dos 50 quando muito 60°C apesar de nao ter video dedicado e esse meu inspiron com a placa amd ja ligava com temperatura em torno de 70°C e operava normalmente em torno de 77°C em dias frios, agora imagina em dias quentes.

Alguma soluçao? Seria possivel trocar essa placa? Se sim onde encontro uma para comprar compativel com o meu modelo?

Grato pela atenção

629 Mensagens

1 de julho de 2016 08:00

Olá LucasFB

Poderia me informar, por favor, a TAG do seu Dell?

26 Mensagens

1 de julho de 2016 10:00

Claro,
A tag é: D8J11Y1

Nao sei se vai ajudar muito, acho que a placa de video chegou no fim da vida util. Nao cheguei a abrir as tampas do notebook para expor o chipset da placa, to supondo pelo historico de uso e aquecimento. Ela operava em torno de 90°C, o que eu acho exagero e o cooler nem sequer se mexia pra melhorar isso. A fabricante diz que suas placas podem operar em até 105°C. Pra um notebook isso é fora de cogitaçao ao meu ver.

Nenhum evento encontrado!

Top