Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

10112

1 de setembro de 2016 15:00

Guia de Otimização em notebooks DELL 5537 e outros com GPU AMD - Maior desempenho geral e gráfico com a HD 8850M

Guia de Otimização DELL 5537

1. Compre um SSD Kingston UV400 de 120GB ou Samsung 750 EVO de 240GB

O HD samsung original além de ter um péssimo desempenho é muito pouco confiável, praticamente descartável. SSD além de mais confiável deixará seu computador infinitamente mais rápido e ágil.

2. Faça uma instalação limpa do Windows 8.1 64-bit Single language BR em GPT (Offline)

Uma instalação limpa é sempre útil para deixar seu computador zerado, livre de conflitos e ocupando espaço somente com as coisas que você realmente precisa.

2.1) Baixe o Media Creation Tool para Windows 8.1 diretamente na Microsoft e crie uma imagem limpa do 8.1 num pendrive de 8GB ou mais.

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows8

2.2) Desinstale todos os drivers intel e AMD do seu computador pelo adicionar/remover programas e depois com o DDU, reinicie e atualize a BIOS para a versão A08, caso nao consiga atualizar no windows crie um Pendrive bootável em MS ou Free-DOS adicione o executável e execute "5537A08.exe -forceit" sem as aspas.

http://downloads.dell.com/FOLDER02169988M/1/5537A08.exe

2.3) Após atualizar a bios entre nela apertando F2 ao iniciar o computador, na aba Boot desabilite Load Legacy ROM e selecione UEFI em Boot list, certifique-se que o SATA mode esteja em AHCI na aba Advance, aperte F10 salve e reinicie com o pendrive do Windows 8.1 (Single Language 64-bit BR) inserido.

2.4) Faça uma instalação limpa em GPT ao invés de MBR, o desempenho da inicialização e a compatibilidade geral aumentam consideravelmente por permitirem a desabilitação do suporte legacy e trabalhar 100% em modo UEFI, sistema de partição muito mais atual.

2.4.1) Aperte F12 durante a inicialização do computador, selecione o seu pendrive para iniciar a instalação limpa do Windows 8.1, desconecte qualquer cabo de rede do computador.

2.4.2) No começo da instalação, antes da parte onde escolhe o disco onde será realizada a instalação pressione Shift + F10 para abrir o prompt de comando e digite os seguintes comandos um a um:

diskpart
list disk
select disk
clean
convert gpt
exit

Siga com a instalação do Windows, selecione o disco (agora em formato GPT) e conclua o processo de instalação com o computador desconectado da internet, não é necessário inserir uma chave do windows, *** esta etapa, o windows reconhecerá seu computador e irá ativar automaticamente quando de conectar na internet, no final do processo todo.

2.4.3) Ao iniciar o Windows crie um novo ponto de restauração limpo.​



3. Faça a instalação dos drivers mais recentes conforme a ordem a seguir, esse passo é crucial, qualquer erro pode necessitar de uma nova instalação do windows ou uma restauração para o ponto limpo criado previamente.

3.1) Tenha previamente baixados os seguintes drivers, em um pendrive (pode jogar no do windows mesmo, da nada) Lembre-se, não conecte seu DELL na internet por enquanto.

1) Último Intel Chipset Utility INF, última versão diretamente do site da intel. (SetupChipset.exe)


2) Driver Intel IMEI customizado pela DELL.

Este item é importante para que a R9 265X / HD 8850 seja reconhecida corretamente. Depois de inúmeras tentativas em windows 10 e 8.1 essa foi a única combinação em que a placa dedicada não ficava travada em clocks 2D mesmo com 99% de ocupação.

Existe um driver IMEI muito mais recente, diretamente na intel, mas como não testei com ele em uma instalação limpa e exatamente nesta sequencia eu não posso garantir que funcione, caso tenha tempo e paciência disponível vale a pena a tentativa, qualquer coisa basta voltar para o passo 2.4 e tentar novamente com o driver da DELL

Driver IMEI DELL testado e funcional:
http://downloads.dell.com/FOLDER01968261M/4/Chipset_Driver_Intel_A01_W764W864W8164-SETUP_ZPE.exe

Driver IMEI Intell mais recente:
https://downloadcenter.intel.com/pt...ismo-de-gerenciamento-de-Intel-para-Intel-NUC

Se não fosse meu quarto dia formatando e tentando milhares de combinações eu tentaria mais uma vez nessa sequencia e com o driver IMEI da intel que é muito mais atual.​

3) Último driver gráfico para 4 geração Intel e Windows 8.1 64-bit.

Pode baixar a última versão diretamente na Intel, é balela que não funciona com drivers sem ser os da DELL, alias com os da DELL não funcionou nem mesmo com uma instalação limpa e seguindo a ordem por eles recomendada no fórum da DELL.

https://downloadcenter.intel.com/downloads/eula/25978/Intel-Graphics-Driver-for-Windows-7-8-1-15-36-?httpDown=https://downloadmirror.intel.com/25978/eng/win64_153631.4414.exe

4) Último driver AMD para série R9 M2--X / 8500M - 8900M, diretamente da AMD

Aqui desvendamos outro mito, com o Driver AMD fornecido pela DELL o clock 3D da 8850M simplesmente não ativava, além de ser um driver antigo.

Muitos ainda recomendam drivers modificados ou falam que as edições Crimson da AMD não funcionam, bom aqui funcionou perfeito e o resultado foi o BF2 rodando tudo em High com 2X de filtro em 1920x1080 usando o vídeo externo e em 80-99FPS, o desempenho triplicou em relação aos drivers DELL ou outras combinações que mantinham o clock da 8850M travado em 2D 400/300MHz mesmo com ela ativada e em carga de 99%.

Bom, aqui o Crimson funcionou de boa, algo me diz que o problema com Crimsom estava antes de introduzirem o Wattman em seus drivers, mas para quem quiser tentar outro excelente driver ainda com CCC e que funcionou perfeito aqui também temos o 15.11.1 Beta. Ambos funcionaram nesta combinação que estou fornecendo, simplesmente desinstalei o 15.1.1 pelo painel de controle (adicionar/remover programas) reiniciei e instalei o 16.8.3 que também funcionou perfeitamente e trouxe ainda uns 5% de ganho em performance no Unigine Valley. Nada de DDU e modo de segurança.

Último Crimsom (testado e aprovado)
http://support.amd.com/en-us/download/desktop?os=Windows+8.1+-+64


Último driver AMD com Catalyst Control Center (testado e aprovado)
http://www2.ati.com/drivers/beta/amd-catalyst-15.11.1beta-64bit-win10-win8.1-win7-nov14.exe

3.2 Instale cada um dos drivers abaixo nesta exata ordem e reinicie após a instalação de cada um deles.

1) Intel Chipset Utility (SetupChipset.exe)
2) Dell IMEI Driver (ou último Intel IMEI se quiser tentar algo que não foi testado ainda) descompacte e rode o setup dentro de MEI-Only instalador MSI
3) Último Intel Graphics Driver
4) Último AMD Crimson (Escolha personalizar e instale sem o Raptr / AMD Envolved e PlayTV a não ser que necessite destes itens para gravar vídeos jogando).​



4. Configurando o Windows, drivers e opções de energia

4.1 Configure o Windows para um bom desempenho​

1) Selecione o Disco C: no explorer e clique com o direito, escolha propriedades, desabilite a opção para permitir conteúdo indexado, aplique, ignore tudo e reinicie.
2) Habilite a gravação em cache no dispositivo e desabilite a liberação do buffer em cache.
3) Otimize seu SSD ou desfragmente seu HDD regularmente.
4.2 Configure seu driver gráfico Intel e AMD

4.2.1 Intel
1) Clique com o direito na área de trabalho e selecione propriedades gráficas (Intel), selecione tela, configuração de cores e coloque -5 em Brilho e 0.9 no Gama, aplique.
2) Volte e entre em Energia, selecione modo equilibrado, aplique.

4.2.2 AMD

1) Clique com o direito na área de trabalho e agora vá em Configurações do Radeon, em preferências desative a bandeja de sistema e anúncios em banner
2) Selecione configurações adicionais do Radeon, em PowerPlay selecione Maximizar o desempenho, tanto para bateria quanto para conectado.
3) Em configurações globais de gráficos alternáveis selecione otimizar desempenho para bateria e maximizar o desempenho para conectado. Desabilite "Permita uma economia adicional de energia"
4) Aplique e feche o Creison, ops Crimson.

4.3 Configurando as opções de energia

1) Clique com o direito no logo do Windows na barra de tarefas (Start), selecione "Opções de Energia".
2) Selecione Alto desempenho e alterar configurações do plano.
3) Coloque nunca para suspender atividade em ambas as opções e 5 min para desligar o vídeo na bateria e 10 quando conectado. Coloque o brilho em 50% para bateria e 80% quando conectado.
4) Selecione "Alterar configurações de energia avançadas", em disco rígido apague o campo onde existe o tempo para desligar o disco, alterando para nunca.
5) Em configurações de tela, desligue apresentação de slide quando na bateria
6) Em Adaptadores sem fio coloque Economia baixa para bateria e Desempenho máximo para tomada.
7) Em PCI express coloque economia moderada para bateria e Desligado para tomada.
8) Em configurações gráficas Intel > Power Plan, selecione balanced/equilibrado para bateria e tomada. A opção Desempenho/Performance não traz ganho nenhum em desempenho para a 8850M e ainda gera mais calor e consome mais, pois mantém a GPU intel em 1000Mhz sem a menor necessidade já que a carga gráfica vai para a 8850M.
9) Em Gerenciamento do processador coloque 5% de desempenho mínimo tanto para bateria quanto para tomada, a seguir, coloque no Estado de Desempenho máximo 70% para bateria e 100% para tomada.
10) Gráficos alternáveis deverá estar em Otimizar desempenho na bateria e Maximizar desempenho na tomada.
11) Em Bateria selecione Suspender para ação de bateria crítica na bateria e nada a fazer para tomada, altere o nível de bateria fraca para 10% e o nível de bateria crítico para 5%, desligue Ações e notificações para bateria fraca e coloque 0% em bateria reserva em ambos planos.
12) Por fim em Configurações ATi verifique se ambos planos estão como Maximizar desempenho.

Reinicie

4.4 Finalizando a Instalação do Windows e drivers necessários.

1) Abra o painel de controle > sistema > configurações avançadas de sistema > Hardware > Configurações de Instalação do dispositivo e selecione Não, deixe me escolher e Nunca instalar software do driver, Salvar.
2) Agora sim você já pode conectar o seu computador na Internet via cabo de rede. ( O wi-fi ainda não funciona)
3) Ative o Windows e baixe os seguintes drivers restantes e instale-os como bem quiser

4) Abra o Windows update e selecione em configurações "baixar atualizações mas escolher quando instalar" Verifique os updates e faça a atualização completa de seu Windows 8.1

5) Baixe e rode o Unigine Valley para verificar o desempenho gráfico de seu computador.


Conclusão


Você aproveita o Windows 8 que veio com seu notebook, mas consegue obter um desempenho muito melhor com drivers totalmente atualizados, melhor eficiência energética, livre de bugs ou conflitos e com desempenho 3D pleno que a 8850M oferece, em qualquer que seja o aplicativo. E de quebra ainda recebe suporte a Vulkan e OpenCL.

Lembrando que fiquei quase 4 dias só para fazer a placa de vídeo funcionar no clock correto de 625/1000Mhz em qualquer aplicação 3D e o desempenho com esse guia praticamente triplicou em relação a múltiplas combinações testadas que mantinham a frequência da GPU travada em 400/300Mhz mesmo com a placa ativada e com carga de 99%.

8 Mensagens

1 de setembro de 2016 15:00

http://i1149.photobucket.com/albums/o591/b4rr3l/Testes_zpsfoh2pknu.jpg~original

8 Mensagens

4 de setembro de 2016 11:00

Deviam colocar como fixo, só acho... Salvou minha pele.

9 Mensagens

5 de setembro de 2016 09:00

Muito bom o post. Parabéns.

Tenho um Inspiron 5547 com a placa de vídeo AMD Radeon R7 M265 e vinha brigando com a DELL pois no meu caso, diferentemente do relatado no post acima, os problemas eram com os aplicativos da ADOBE. Principalmente o Photoshop e o Lightroom, que não conseguiam fazer uso da placa dedicada.

Após meses sem conseguir que a DELL me fornecesse uma solução, desisti e desabilitei a placa dedicada trabalhando apenas com a placa da Intel muitíssimo mais lenta, mas pelo menos funcionava de forma precária.

Mês passado troquei o HD original de 1TB por um SSD Kingston UV400 de 240GB com uma instalação limpa do Windows 10. Instalei o driver mais novo da placa AMD baixado diretamente do site do fabricante e para minha surpresa tudo está funcionando perfeitamente. Vale dizer, que com a instalação original do windows pela DELL, nunca consegui fazer funcionar os drivers baixados pelo site da AMD. Sempre davam erro. E com os disponíveis pela DELL era impossível usá-los com os aplicativos da ADOBE.

Não sei dizer qual foi o responsável, se o upgrade para o SSD ou a instalação limpa do W10 sem todos os programas da DELL, mas está tudo OK.  :-) 

2 Mensagens

5 de setembro de 2016 15:00

B4RR3L, passe seu contato para jamelao86@gmail.com. Estou com o mesmo problema no meu 5547 e insatisfeito com a Dell.

Obrigado.

33 Mensagens

18 de novembro de 2016 11:00

Edit: Isso não mais surte efeito como nos drivers anteriores aos crinsom, assim como o op me avisou.

Gostaria de adicionar que, caso você jogue alguns jogos leves e/ou antigos, compensa baixar o AMD Enduro Fix For Directx 9 (forum.notebookreview.com/.../). Ele aumenta bastante no desempenho em notebooks com placa amd e processador intel para jogos que utilizam o directx9 (exemplo: Left4Dead 2, League Of Legends, Portal 2..). Aqui o jogo Left4Dead2 aumentou, em média, 15 fps. 

8 Mensagens

18 de novembro de 2016 12:00

resolução sistema, high e sem AA

8 Mensagens

18 de novembro de 2016 12:00

Enduro é somente para drivers anteriores ao crimson, essa solução não necessita do enduro para desempenho máximo e permite utilização dos drivers de vídeo mais atuais. O enduro inclusive não funciona em drivers mais novos com wattman e drivers com enduro não suportam vulkan e extensões mais novas OpenCL

8 Mensagens

18 de novembro de 2016 12:00

Enduro era somente para os drivers anteriores ao crimson, esta solução possibilita drivers mais atuais com desempenho máximo sem uso do enduro, que inclusive nao funciona em drivers atuais.

33 Mensagens

18 de novembro de 2016 12:00

Quais configurações você usou no Unigine Valley? Na foto mostra só algumas configurações (não da pra ver, por exemplo, se você selecionou anti alising nas opções). Por padrão o meu veio com anti alising no 2x, e meu desempenho saiu bem pior, mas quando eu tirei deu algo bem semelhante.

33 Mensagens

18 de novembro de 2016 14:00

Eu de fato estava usando o Enduro Fix com um driver crimsom e consegui utilizar o vulkan, porém o removi e percebi que ele não mais aumenta a performance em drivers recentes. Muito obrigado por me alertar.
E mais uma coisa, se não for incômodo: Como instalo o driver Intel IMEI? Quando eu baixo do site vem 3 pastas zipadas, 2 delas tem setup. Qual dos setups eu uso?

5 Mensagens

18 de maio de 2017 05:00

B4RR3L,

há cerca de um ano venho sofrendo com problemas de processamento e desempenho com meu notebook DELL INSPIRON 15R 5537, já realizei diversos procedimentos a fins de tentar voltar pelo menos ao que ele era quando comprei. A última das tentativas foi no Windows 10, a qual depois de uns dias o PC apresentou um péssimo desempenho (uma carroça mesmo), travando a todo instante, chegando a nem inicializar o Windows. Foi quando resolvi seguir os procedimentos listados nesse tópico, após a realização de todos eles, notei que meu notebook apresentou um ótimo desempenho comparado ao que venho sofrendo nesse tempo todo. Porém, ele voltou com um problema que já enfrentei nessa minha árdua experiência com INSPIRON 15R 5537, o problema de não voltar depois da hibernação e não conseguir desligar corretamente, a não ser que eu force o desligamento no botão de liga/desliga.

A pergunta é: tem alguma ideia de como resolver esse problema? Pesquisando nas outras vezes que tive, vi que se trata de um conflito do driver da placa de vídeo AMD com o driver de gerenciamento da Intel. Já tentou algum outro driver que não teve esse erro de compatibilidade?

Desde já grato.

No aguardo.

3 Mensagens

28 de maio de 2019 06:00

ao instalar o crimson, meu notebook trava e fica com tela preta testei todas as versões que listou aqui... será que minha placa e video foi pro saco? :(

Nenhum evento encontrado!

Top