Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

J

1460

2 de outubro de 2015 18:00

Hardware bloqueia dual boot - Inspiron 14 3421-A10

      Recentemente ganhei um note inspiron 14 com windows 8.1. Como não sou usuário de windows eu pesquisei e verifiquei que o meu modelo (3421) é homologado para uso com o Ubuntu. Reduzi a partição destinada ao Windows e instalei o ubuntu. A instalação seguiu sem erros e ao reiniciar a máquina o sistema já fez o boot pelo GRUB. sem problemas, configurei o ubuntu e desliguei a máquina.

     Ao ligar novamente o note percebi que o note iniciou pelo gerenciador do windows 8.1. Fiz a atualização para o windows 10 e depois fui na BIOS para reverter a inicialização no windows 10. Essa foi uma missão impossível e, depois de umas 10 tentativas desisti e instalei o debian. A minha surpresa foi quando o sistema apresentou um erro de I/O ao tentar gravar o gerenciador de inicialização na partição de EFI.

   Reiniciei o note e executei uma instalação manual do GRUB. Instalou normalmente, e ao reiniciar o sistema acessou o grub e o debian. Ao desligar a máquina e ligar novamente o windows novamente reassumiu o boot.

   Sou analista de sistemas e uso o Linux para trabalhar. tenho outra máquina (desktop)  executando a mesma configuração (windows 10 e Debian) normalmente. Portanto o problema é no hardware da Dell.

    Gostaria de uma solução pois não quero perder a licença do Windows e preciso usar o Linux.

No aguardo,

Jonas

177 Mensagens

3 de outubro de 2015 04:00

Tudo bem 

Infelizmente este equipamento não é homologado para funcionar com nenhum sistema operacional da família Linux.

Pode confirmar isto no link http://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Drivers/SupportedOS/inspiron-14-3421

Apenas foi homologado, testado e possui drivers para família Windows conforme nosso setor de engenharia.

Qualquer dúvida é só chamar.

177 Mensagens

3 de outubro de 2015 04:00

Olá JHMONTOIA, 

Entendo sua situação, mas este equipamento não irá funcionar com Ubuntu pois ele foi projetado para funcionar com Windows somente.

Não há bloqueio no equipamento, apenas o hardware não foi projetado para funcionar em Linux :(

Atenciosamente.

2 Mensagens

3 de outubro de 2015 04:00

ok. Porém ao instalar o Linux todos os drivers para o hardware foi instalado corretamente. Não reclamei do funcionamento e sim do bloqueio.

  Preciso utilizar o Linux, mas o hardware está bloqueando para que a inicialização ocorra somente pelo windows. Não estou cometendo nenhum crime por utilizar um sistema gratuito e livre, inclusive mais estável e seguro que o windows. Inclusive tenho um PC que já tem essa mesma configuração.

    Não quero suporte ao Linux apenas uma versão de BIOS que não bloqueie a inicialização pelo Linux. Sou usuário Avançado no Linux e analista de Sistemas. Não preciso de suporte ao Linux.

   A BIOS inclusive está bloqueando a pasta onde está instalado o gerenciador de inicialização do EFI para leitura, como se fosse um vírus.

   Preciso de uma solução ou terei que desinstalar o windows e mandar para uma VM.

Estou com o note a mais de um mês e não posso utilizar porque preciso do Linux funcionando.

No aguardo.

Jonas

Nenhum evento encontrado!

Top