Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

8951

29 de agosto de 2017 06:00

Inspiron 14R 5437 Desliga Sozinho...é super aquecimento?

Olá Pessoal, por favor, uma ajuda, meu notebook não é novo, de uns tempos pra cá eu comecei a usar o AutoCAD, um programa, imagino "pesado", acontece que do nada, a tela apaga e o computador desliga, consigo religar e voltar a usar normalmente, o que acontece? é super aquecimento? ah um detalhe, como uso sempre em casa, acostumei a tirar a bateria, para conservá-la, uso sempre conectado na rede elétrica. Obrigado pela ajuda d quem souber o que é isso e se tem jeito de resolver...valeu" :) 

1 de setembro de 2017 06:00

Valeu amigo(a), muito obrigado pela ajuda! Abraço forte.

53 Mensagens

31 de agosto de 2017 10:00

A causa mais provável é super-aquecimento.

Quando aumenta o processamento, a temperatura aumenta proporcionalmente e o sistema desliga automaticamente.

Como o seu computador já tem um tempo de uso, seria interessante limpar a ventoinha (e/ou lubrificá-la/trocá-la se for o caso) e ver se o problema se mantém. 

Use também uma base ventilada ou evite locais com tecido para difundir melhor o calor do notebook.

Um segundo passo seria remover os difusores de calor e trocar a pasta térmica dos componentes (mas coloque uma de qualidade!) e eventualmente os thermalpads (são umas "espuminhas térmicas").

No meu caso, só funciona sem a tampa de baixo do notebook... péssimo, mas parou de desligar.

Existem uns coolers externos de notebook que você acopla na saída de ar do notebook... pode ajudar também.

Espero ter ajudado.

1 de setembro de 2017 04:00

Olá amigo,

Sim, você ajudou muito, também considero super-aquecimento o mais provável, vou seguir suas orientações e ver o que acontece.

Outra coisa, como disse, trabalho em casa, costumo tirar a bateria para conservá-la, fico sempre conectado à rede elétrica, depois que o note começou a "apagar", experimentei re-colocar a bateria e ver o que acontecia, o problema do desligamento cessou curiosamente, comecei a ouvir o ruído da ventoinha, ou seja, quando está ligado na corrente elétrica a ventoinha não funciona, quando a bateria está conectada a ventoinha funciona, será que é isso mesmo

Abraço e agradeço pela ajuda e interesse em ajudar,

Ricardo

53 Mensagens

1 de setembro de 2017 06:00

A ventoinha funciona de acordo com os sensores de temperatura do processador. Uma coisa que pode estar acontecendo é que se esquema de energia (painel de controle-->opções de energia) possa estar no mode desempenho mínimo quando em corrente elétrica (aí limita a velocidade do processador e consequentemente a temperatura) enquanto que no modo bateria esteja desempenho máximo (o inverso, portanto).

Caso estejam iguais... creio que seja apenas, a princípio, impressão. às vezes a ventoinha funciona, mas em baixa rotação e não faz barulho.

2 Mensagens

4 de outubro de 2020 17:00

Ola pessoal, estou tendo o mesmo problema, porem estamos quasse no final de 2020.... tentei todas as formas que aparentemente solucionou o problema em 2017, quando este topico foi criado, mas nao consegui resolver, infelizmente.
Seja com Windows 10 ou Windows 7 e apenas navegando na internet o laptop continua se desligando!Troquei a pasta termica e abri a tampa de baixo mas tb nao resolveu.
Interessante eh que usando Ubuntu via pendrive, dai o laptop nao desliga, so assim consigo usar a internet!
Tambem acho que talvez possa superaquecimento, mas a ventoinha funciona e as configs das opcoes de energia foram mudadas como sugerido na solucao anterior!
Estou postando aqui no topico por nao saber mais o que fazer.

Quem puder dar um help fico muito agradecido.
Abraço a todos
Luiz

24 de março de 2021 17:00

Amigo estou com mesmo problema esquipamento está com 16 giga de Ram, um sdd, já usei vários softwares para forçar o aumento da velocidade do Cooler e nada, em muitos não reconhece o sensor da ventilador, mas no Dell diagnóstico da um RPM de 4200, não sei o que fazer. Trabalho no segmento de manutenção de computadores e infelizmente hoje os equipamentos da Dell não tem a mesma qualidade que antes. Tô com dois semi novos processador i5 que morreu placa mãe ! Não recomendo mais essa marca!

25 de março de 2021 06:00

IMG_20210325_094443.jpg

 

Nenhum evento encontrado!

Top